Publicidade

Estudo sobre João Capítulo 7 Versículo 53: Vai e não Peques mais - Explicação

Estudo Bíblico sobre João Capítulo 7 versículo 53 e Capítulo 8:1-11 - Vai e não Peques mais

Não há como fazer um Estudo Bíblico sobre João Capítulo 7 versículo 53 sem abordar o assunto da originalidade do texto.

É importante que todo cristão tenha um conhecimento de crítica textual


João Capítulo 7 versículo 53 é original?


Alguns estudiosos que a versão King James do Novo Testamento (baseada no Textus Receptus) inclui esse texto como parte original do evangelho de João. No entanto, outras traduções mais modernas, como a NIV e a ESV, incluem a seção, mas a incluem como não original.

Os estudiosos da Bíblia se envolvem em algo chamado "crítica textual", que é uma ciência muito técnica na qual os pesquisadores reconstroem o texto original com a maior precisão possível.

Agora, este é um processo complicado e meticuloso que não seria possível explicar neste breve estudo bíblico, mas o que você precisa saber é que as evidências internas manuscritas para o texto bíblico são bastantes. Além disso quando falamos das evidências da Bíblia como um todos elas são muito maior do que qualquer outro documento antigo.

No final do livro de João ele afirma que: "...há muitas outras coisas que Jesus fez. Todos deveriam ser escritos.

Perceba que talvez o próprio mundo não possa conter os livros que seriam escritos.

A passagem de João 7: 53-8: 11, pode ter sido deixada de fora de alguns manuscritos. Deixe-me citar o Dr. HA Ironside, Litt. D. e sua pesquisa. Para este autor deveríamos reconhecer desde o início que, na mente de muitas pessoas, muitos críticos da Bíblia e Estudiosos cristãos, toda essa passagem é considerada questionável porque em alguns dos manuscritos você não encontrará esses onze versículos. Por outro lado, é bastante interessante o fato de que em vários manuscritos muito antigos, embora esses versículos sejam omitidos, há um espaço em branco deixado na página, mostrando evidentemente que o escriba pretendia indicar que em outras manuscritos que algo surgiu entre o versículo 52 do capítulo sete e o versículo 12 do capítulo oito. Em outros manuscritos, esta seção é completamente omitida. Outros novamente nos dão a passagem, mas eles colocaram no final do evangelho de João como uma espécie de pós-escrito.
Publicidade

Uma questão de evidências e fé


Existem tantos milagres que Jesus fez. Será que temos todos milagre que Jesus fez?

De fato, temos Jesus quando bebê, aos 12 anos de idade no templo, mas não ouvimos mais nada sobre Jesus até os 30 anos de idade. Há 17 ou 18 anos que nada sabemos sobre a vida dele. Então, quais são todas essas histórias que Ele fez? Como ele viveu? Sabemos que Seu primeiro milagre foi em Caná quando Ele transformou a água no vinho, mas onde estão todos os outros milagres que não foram colocados na Bíblia?

João nos diz que existem muitas outras coisas que Jesus fez. E, portanto, quando você olha para nossos primeiros e melhores manuscritos, essa história não pode não estar inclusa, Mas com o passar do tempo, essa história foi sendo contada e algumas pessoas escolheram colocá-lo em manuscritos mais recentes.


Uma conspiração do mal em João Capítulo 7 versículo 53

João 7:53 E cada um foi para a sua casa. 8:1 Jesus, no entanto, foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo se reuniu em volta dele; e Jesus, assentado, os ensinava. (NAA/SBB)

Observe em João Capítulo 7 versículo 53 que eles foram cada um para casa, mas Jesus foi ao Monte das Oliveiras. De manhã cedo, ele voltou novamente ao templo. Todo o povo veio a ele, e ele se sentou e os ensinou. ”(João 7: 53–8: 2).

Então, aqui está a cena. Jesus aparece de manhã cedo, no templo, e mais uma vez começa a ensinar e porque, como vimos no versículo 46 do capítulo 7, “ninguém nunca falou como este homem! (João 7:46), as pessoas no templo são atraídas por Jesus e ouvem Ele pregar e ensinar. Não temos idéia de quanto tempo Jesus estava ensinando uma enorme interrupção ocorre. Causando agitação e comoção.

Continua o texto: João 8:3 Então os escribas e fariseus trouxeram à presença dele uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar em pé no meio de todos, 4 disseram a Jesus: — Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5 Na Lei, Moisés nos ordenou que tais mulheres sejam apedrejadas. E o senhor, o que tem a dizer? (NAA/SBB)

Qual é o cenário desta passagem e quem são as pessoas nela?

- De manhã cedo / de madrugada.
- Ensinar no templo.
- Jesus.
- As pessoas.
- Os escribas e os fariseus.


Como essas pessoas interagem entre si?

Jesus estava ensinando as multidões reunidas ao seu redor.
- Os escribas e fariseus trouxeram a mulher e o testaram.
- Jesus responde com "se algum de vocês está sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra nela"
- O povo vai embora e Jesus diz à mulher que ele não a condena e que ela deve deixá-la
vida de pecado


Como foi a conspiração dos escribas e fariseus?

- Se Jesus tivesse concordado em apedrejar a mulher, ele violaria a lei romana, que não exige
a pena de morte por esse crime. No entanto, se ele tivesse recusado o apedrejamento, teria sido
violar a lei judaica que exige a pena de morte.
- Ele poderia ter sido acusado de ser um herege por concordar em violar a lei.
- Isso seria explicado mais detalhadamente na pergunta 5 abaixo.
- A mulher era claramente culpada por ter cometido adultério com um homem e foi vista na presença de testemunhas oculares. Ela havia rompido a própria aliança ou a aliança de outra pessoa. Ela era culpada de pecado.
- Na lei do Antigo Testamento, um indivíduo não pode ser condenado por adultério. Ambas as partes devem ser sentenciadas juntos (Levítico 20:10, Deuteronômio 22: 22-24). Aqui, a contraparte masculina está claramente ausente.
- Os fariseus também eram culpados por terem violado a lei por não trazerem o homem nem a mulher
na pressa de prender Jesus. Eles não podiam deixar passar a oportunidade.
- Os fariseus também expuseram a mulher à humilhação pública, fazendo-a “ficar de pé diante do
grupo". Eles estavam manipulando uma pessoa feita à imagem de Deus em benefício de seus próprios egos.


Eles queriam prender Jesus.
Eles queriam desacreditá-lo.
Eles queriam colocá-lo no dilema - e foi um dilema.

Os fariseus trouxeram uma mulher adúltera a Jesus para reter seu poder fazendo com que Jesus se condenasse (7:53–8:6a).
1. Como vimos em João 7, as coisas estão realmente esquentando com Jesus neste ponto.
2. Assim, os fariseus imaginam que a única maneira de manter seu poder é desacreditar Jesus.

Eles elaboram um plano que é infalível - colocar Jesus em uma situação onde, não importa o que ele faça, ele perde.

A Lei de Moisés é um assunto tão delicado que eles elaboram um plano para encurralar Jesus em relação a um dos Dez Mandamentos. O adultério é o mais pessoal de todos, então eles esperam prender Jesus em uma situação sem saída.

Se ele diz para não apedrejá-la–– que as pessoas realmente não precisam respeitar Moisés e obedecer à Lei, ele perde por não cumprir a Lei e, assim, se aliena dos judeus comuns que reverenciavam a Lei.

No entanto, se ele disser para apedrejá-la - então sua compaixão pelas pessoas será questionada e ele terá problemas com os governantes romanos, já que os judeus não podiam exercer a pena capital.
Um plano perfeito! De qualquer maneira, os fariseus vencem e Jesus perde — assim pensavam eles. Êxodo. 20

Ora, como eles poderiam realmente pegar uma mulher cometendo adultério?
a) O momento tinha que ser perfeito - para jogá-la no chão bem quando Jesus estava ensinando.
b) Onde estava o culpado? Alguns acham que ele escapou, mas acho que os fariseus eram espertos demais para que isso acontecesse. Acho mais provável que ele tenha sido cúmplice de uma armadilha premeditada.

Mas Jesus mostrou o pecado do fariseu ao seguir a verdadeira compaixão da Lei para condenar os pecadores e redimir os arrependidos (8:6b-11).
Os fariseus mostram aqui que não se importam com as pessoas.

Jesus, por outro lado, demonstra cuidado genuíno.
a) Ele não tenta desviar a culpa para o parceiro porque sabe que ela é realmente culpada.
b) Mas ao invés de focar apenas em sua culpa e assim recompensar a farisaísmo de seus acusadores, pede que o inocente atire a primeira pedra. Na verdade, ele fez o que a Lei mandava ao autorizar o apedrejamento.
c) No entanto, Jesus mostra verdadeiro cuidado - não apenas pela mulher - mas também por seus acusadores. Qualquer um deles poderia ter vindo diante dele e confessado sua conspiração, seu pecado, seu orgulho - mas nenhum o fez.

Pense nas opções que estão abertas para Jesus aqui.O que Ele deveria fazer? Por um lado, ele poderia incentivar o perdão. Isso seria consistente com Sua mensagem de graça, mas ignoraria os requisitos obrigatórios da Lei.

João 8: 1-20 É uma armadilha particularmente sutil na qual os escribas e fariseus pensam em derrubar o Senhor Jesus. Por meio dele veio graça e verdade juntos (capítulo 1:17). Agora, se ele condena a mulher culpada, onde está a graça que todos conhecem (Lucas 4:22)? E se Ele poupa, não é em detrimento da verdade, contrária à lei? Na sua infalível sabedoria, Jesus mostra a eles que essa lei afeta todos eles em vez de confessar seus pecados, os acusadores retiram um depois do outro,

Esta mulher era culpada e ela merecia a condenação. Se Ele fizesse isso, Seu ministério e credibilidade teria sido completamente comprometido. Ele poderia ter sido justamente acusado de ser um falso profeta. Ele não pode simplesmente afastar o pecado dela.

Por outro lado, Jesus poderia tomar uma posição pedindo sua condenação. Mas como Ele pode fazer isso como o Cordeiro de Deus,quem veio para tirar os pecados do mundo? Ele estaria contra Sua afirmação missão de buscar e salvar pecadores. Se Ele simplesmente fizesse isso, a que pecador algum dia chegaria Jesus, quebrado, tristeza pelo pecado, vencido pela tentação, desesperadamente necessitado de perdão e arrependimento de coração? Que pobre coitado jamais viria a Jesus por graça?

O que Ele escreveu na terra?


Jesus se inclinou e escreveu como dedo no chão. (João 8: 6b,)
Agora, aqui está uma coisa.
O que todo mundo quer saber?
A resposta, honestamente, é que simplesmente não sabemos.Tem havido muita especulação.


  • Alguns dizem que Jesus estava escrevendo os 10 mandamentos e isso seria bem legal.
  • Alguns dizem que ele eralistando os nomes e pecados dos escribas e fariseus.
  • Alguns pensam que Jesus estava escrevendo as leis que condenam falsas testemunhas e ainda
  • outras pensam que Ele estava escrevendo as palavras de Jeremias 17:13:


Nós simplesmente não sabemos

Para Steve Ratliff O ponto principal é que não sabemos o que Jesus escreveu no terreno porque não são revelados. E porque não nos dizem, podemos concluir com segurança que o que Jesus escreveu não é essencial para entender esta passagem. O significado provavelmente é simplesmente o de que Jesus escreveu no chão. Em vez de responder à pergunta feita pelos escribas e Fariseus, Jesus levou o seu tempo (e o deles) ignorando a pergunta. Em vez disso, ele inclinou-se e escreveu no chão com o dedo. Eles estavam claramente irritados; observe como eles continuaram pedindo a Ele um veredicto enquanto Ele estava escrevendo no chão.
Estudo Bíblico sobre João Capítulo 7 versículo 53: Vai e não Peques mais


Veja também:

Graça e Misericórdia

NT Wright chama essa passagem de "a mulher apanhada em adultério ... os homens apanhados em hipocrisia".Ele destaca que isso inicia uma sequência de eventos que começa com essa multidão pegando pedras para apedreje esta mulher e terminará com o povo pegando pedras para matar Jesus em João 8:59

Há um contraste maciço com a maneira como os escribas e fariseus viam essa mulher e o jeito que Jesus a vê. Eles a viam como algo a ser usado para cumprir sua agenda pecaminosa, algo a ser sacrificado em seu objetivo de prender Jesus. Jesus a vê como uma alma que precisa ser salva.

Com os acusadores desaparecidos e a multidão dispersa, “ Jesus levantou-se e disse-lhe:“ Mulher, onde estão eles? Ninguém condenou você? ”Ela disse:“ Ninguém, Senhor. ”E Jesus disse:“ Nem eu também te condeno; vá, e a partir de agora não peques mais. ” ” (João 8: 10–11).

Jesus primeiro disse: “Eu também não te condeno.” que Jesus era "indiferente ao pecado". O próprio Jesus seria julgado, condenado e crucificado por seu pecado. Jesus levaria sua condenação sobre si mesmo ema Cruz. "Não te condeno" era uma expressão de Sua compaixão, misericórdia e graça. Jesus não veio para condenar o mundo; Ele veio para trazer vida eterna

Referências

Ironside, HA (1942). Endereços sobre o Evangelho de João. Litt. D. Loizeaux Brothers, Inc.Netuno, Nova Jersey, páginas 337-338

http://www.wsbaptist.org/hp_wordpress/wp-content/uploads/2017/07/20170716-John-–That-You-May-Believe-Justice-Meets-Mercy.pdf

https://www.lifecharlotte.com/wp-content/uploads/2017/01/THE-FREEDOM-OF-FORFGIVENESS.pdf





👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)