E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26
Um Coração Renovado Ezequiel 36: 26,27
A Bíblia diz que há pessoas com um coração de pedra - endurecido como pedra para a compreensão da verdade e do amor de Deus. Mas aqueles que abraçar Jesus como Salvador e Senhor receberá uma nova marca no coração - alguém atendeu a Ele e desejou obedecer!1. Deus É Quem Inicia a Transformação Interior
A promessa começa com uma ação divina: “E dar-vos-ei um coração novo...”. A renovação do coração não é resultado do nosso esforço humano, de uma resolução de ano novo ou de uma tentativa de sermos pessoas melhores. Ela é um ato de graça soberana de Deus.
Um coração renovado produz uma nova vida
Deus diz: ...dar-vos-ei um coração novo...
Guarde o seu coração (Pv 4:23). As vidas são amplamente afetadas pelo que sai do coração (Lc 6:45).
As bênçãos não são para aqueles que endurecem o coração ( Hb 3:7-11, 12, 15-19 ).
Arrependimento de todo o coração é o que Deus deseja (Jeremias Jeremias 3:10; 1 Tim. 1: 5; Heb. 10:22). O Senhor olha para o coração, não para as mãos (Jeremias 16:12; Marcos 7:21)
2. O Novo Coração É Acompanhado de um Novo Espírito
Deus não apenas troca o nosso coração, mas também nos capacita com uma nova disposição: “...e porei dentro de vós um espírito novo...”. Isso nos mostra que a obra de Deus é completa.
Ele não apenas transforma nossos sentimentos, mas também a nossa disposição interior. Um "espírito novo" representa uma mudança em nossa vontade, em nossa motivação e em nossa forma de pensar. Deus renova nossa essência para que possamos viver de forma alinhada com Ele.
Essa é a imagem de um coração de carne versus um coração de pedra.
Carne é vivo; pedra está morta. Quando andamos em comunhão com Jesus, permitindo que Seu Espírito controle, nossos corações se tornam vivos para as coisas de Deus. Deus nos dará um novo coração!
O Coração de carne:
Amor: Ame-O com todo o nosso coração, alma e mente. Mat. 2:37. Com um coração puro ( 1 Pedro 2:22 )
Deus é glorificado em nossas vidas como o mundo pode ver, não o que somos capazes de fazer, mas o que Deus, por Sua Espírito e graça nos permitirão fazer. Deus nos dará uma marca novo coração !
Deus é glorificado em nossas vidas como o mundo pode ver, não o que somos capazes de fazer, mas o que Deus, por Sua Espírito e graça nos permitirão fazer. Deus nos dará uma marca novo coração !
3. O Coração de Pedra Representa Insensibilidade e Rebeldia
Para nos dar um coração de carne, Deus precisa primeiro remover o que nos impede de ouvi-Lo: “...e tirarei o coração de pedra da vossa carne...”.
Um coração de pedra é um coração que se endureceu pelo pecado e pela rebeldia. Ele é insensível à voz de Deus, indiferente ao sofrimento do próximo e incapaz de se arrepender genuinamente. Este coração resiste à vontade de Deus e se torna uma barreira para a comunhão. A promessa de Deus é que Ele remove essa dureza, abrindo o caminho para uma nova vida.
4. O Coração de Carne É Sensível à Voz de Deus
O clímax da promessa é a entrega de um novo coração: “...e vos darei um coração de carne.”.
Um coração de carne é um coração vivo, macio, sensível e responsivo. É um coração que sente, que se compadece e, o mais importante, que ouve e responde ao Espírito Santo com obediência. Um coração de carne anseia por Deus, chora por seus pecados e se alegra com a Sua presença. É a manifestação de uma vida transformada.
5. O Novo Coração nos Capacita a Andar nos Caminhos do Senhor
O propósito da renovação do coração é a obediência. Deus promete: “E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos...” (v. 27).
A transformação interior nos capacita a viver uma vida que agrada a Deus. O Espírito Santo, que habita em nosso novo coração, nos guia à obediência e nos dá o desejo e o prazer de seguir a Sua vontade. A obediência deixa de ser um fardo e se torna uma resposta de amor ao Deus que nos salvou.
6. O Coração Renovado Produz Mudança
A renovação interior resulta em uma nova identidade e relacionamento com Deus: “...e sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” (v. 28).
A base da bênção de Deus não é a determinação e boas intenções do povo, mas porque Deus desejou abençoá-los, apesar de seus fracassos e pecado.
Deus abençoe-os por causa de Seu nome (36:22, 32). E quando Deus diz: "Eu tenho vontade ”, podemos acreditar nisso. Deus sempre cumpre Suas promessas!
A base da bênção de Deus em sua vida é sempre a Sua graça. Apesar de suas fraquezas, fracasso e desobediência, Deus é fiel a nós, e Seu caráter e amor por nós permanecemos consistentes.
A base da bênção de Deus em sua vida é sempre a Sua graça. Apesar de suas fraquezas, fracasso e desobediência, Deus é fiel a nós, e Seu caráter e amor por nós permanecemos consistentes.
Ele quer fazer um trabalho incrível na vida daqueles que O amam por causa do Seu nome - para que Ele possa receber glória pelo trabalho que ele fez. Deus nos dará uma marca novo coração !
7. Um Coração Novo Glorifica o Nome do Senhor
A razão final para essa grande obra é a glória de Deus: “E eu santificarei o meu grande nome...” (v. 23).
A mudança que Deus realiza em nós não é apenas para o nosso próprio bem, mas para a exaltação do Seu nome. Quando um coração de pedra é transformado em um coração de carne, e uma vida de rebeldia é transformada em uma vida de obediência, isso glorifica a Deus. Essa transformação é um poderoso testemunho da Sua fidelidade e poder entre as nações.
8. Deus quer te dar um novo coração não enganoso.
Não se deixe enganar pelo seu coração (Jr 17: 9; Ef 4:22)
Nós pensamos que aquelas as coisas não são um grande problema, porque todo mundo está fazendo isso. Mas quando nos tornamos cristãos, um novo coração - um coração mais suave - é a primeira coisa que Deus nos dá. Nossos corações estão dispostos a não apenas ouvir Palavra de Deus, mas obedecê-la. Queremos ser gentis com aqueles que nos rodeiam; nós temos que agradar a Deus porque o amamos e somos gratos a ele.
Na parábola do semeador Mateus 13:3-23; Marcos 4:1-20; Lucas 8:5-15. A Semente cai no Solo da Estrada. São Ouvintes que não recebem a Palavra. Satanás e seus agentes podem arrebatar as sementes (2 Coríntios 4:3-4)
Corações endurecidos: Quando outros rejeitam o evangelho, não é falha de nossa parte.
Não devemos desanimar, mas continuar a plantar a semente -1Co 3: 6, 7
Muitos não acreditam (Lc. 8:11, 12). “Mas sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele é…” (Hb 11:6)
Corações endurecidos. Muitos não o buscam diligentemente
- Eles não se esforçam para entrar (Lc 13:24)
- Eles não o buscam de todo o coração (Jr 29:13)
- Eles não provam os espíritos (1 João 4:1)
- Muitos não permanecem fiéis (Ap 2:10)
- Não suportará tentação ou provação (Lc. 8:13; Mc. 4:16, 17; Sl. 106:12-14)
- Apaixonado por cuidados/prazeres mundanos (Lc 8:14)
- Crescer em oposição à verdade (Gal. 4:15, 16; 2 Tim. 4:3, 4)
- Muitos não lhe obedecem (Mt 7:21)
Veja também:
>> Aprendendo com Neemias a Construir Fortalezas (Neemias 1: 2–4, 2: 1–20, 5: 1–13)
>> Rompendo os Obstáculos para obter a Vitória | 2 Reis 5:10-14
>> Sabe porque você não Cresce Espiritualmente? 2 Pedro 3:18
Conclusão
A promessa de um coração renovado por Deus é o alicerce de nossa esperança. Que possamos entregar a Ele nossos corações de pedra, confiando que Ele, pela Sua graça, nos dará um coração de carne, capaz de amá-Lo, obedecê-Lo e glorificá-Lo.
O que você tem feito com seu coração? Você o tem entregado a Deus para que Ele faça a obra que somente Ele pode fazer?
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.