Estudo Bíblico sobre o Salmo 40: Esperando, esperei pacientemente!

Salmo 40: Esperei com Paciência no Senhor


Introdução: O Salmo 40 ocorre durante um período muito turbulento na vida e no reinado de Davi. David está escrevendo sobre uma experiência muito pessoal e horrível que ele compara ao " poço da destruição ", entrincheirado. Esta é a maneira de David expressa sua situação com pouco ou nenhuma esperança humana de recuperação ou resgate. 

Qual seria essa situação?

1. Muitos sugerem que isso foi quando Davi estava fugindo de seu filho Absalão. Alguns estudiosos acreditam que uma parte do salmo foi escrita durante a luta de Davi com seu filho Absalão devido à fraca liderança do pai em sua própria família (2 Samuel 15)

2. Há quem afirme que Ele está  enfrentando as conseqüências de seu pecado de adultério com Bate-Seba. Em 2 Samuel 12:10 Natã, o profeta, advertiu-o de que a espada nunca se afastaria de sua casa. Não demorou muito para que ele começasse a sofrer o coração partido pelo fratricídio,traição, rebelião, apreensão das concubinas e guerra civil.

Este é definitivamente o ponto mais baixo na vida de Davi. É nesse período que Davi com toda a probabilidade canta esse salmo. Enquanto cercado por inimigos que estão tentando matá-lo, David clama e pede ao Senhor para libertá-lo como ele havia feito no passado.




Publicidade

Esperando, esperei pacientemente!


Segundo o Dr. Mike Bagwell O verbo de abertura "esperei pacientemente" é interessante. É uma expressão hebraica"qavah". Na frase hebraica, encontramos "qavah qavah!" É dobrado! Literalmente seria renderizado: eu esperando, esperei pacientemente!

Ao Músico Chefe”, destinado a ser cantado na congregação. "Um Salmo de Davi", revela a autoria humana do Salmo. Seu tópico e assunto, a fé perseverante na provação (Cfr. Jó 5: 7) e seu tom é messiânico, cf. 40: 6-8; Hebreus 10: 5-10. Um exemplo de oração magnifica a Deus por toda parte, enfatizando a confiança e submissão à vontade divina.

O Salmo 40 é um culto verdadeiro que só pode ser oferecido por alguém que sabe o que é ter genuinamente esperado por Deus. Aquele que espera é quem ora; que passa o tempo esperando orando a Deus para cumprir Sua cumpra Suas promessas e energize Seus meios com Seu Espírito.


Estrutura do Salmo 40

Os pólos de ação de graças e lamento são tão distintos neste salmo que alguns o dividem em dois salmos separados. 

O dia de ação de graças é oferecido (em versículos 1-8). O salmista expressa tão plenamente seu compromisso com o Senhor que as palavras se tornam profético do mesmo compromisso do Messias (Hb 10: 5-10). Este compromisso privado do salmista também foi revelado publicamente (versículos 9-10). 

Essa idéia de inocência leva naturalmente a seção de lamentação e petição do salmo (versículos 11-17). Sua petição é um pedido de libertação de seus inimigos, mas é mais amplo que isso. Ele está preocupado com o triunfo de todos os justos (versículo 16)

Para  George Horne nos Salmos 40: 6-8 deste, comparado com Hebreus 10: 5, que o profeta fala na pessoa de Cristo. Em Salmos 40: 1-5, celebra a libertação realizada por seu corpo espiritual, a igreja, por sua ressurreição da sepultura, efetuando a de seus membros da culpa e domínio do pecado; pela abolição da qual ele declara. Salmos 40: 6-8, a ineficácia dos sacrifícios legais, e menciona sua própria inclinação para fazer a vontade de seu Pai, e Salmos 40: 9-10 , para pregar a justiça ao mundo. Já em Salmos 40: 11-13. Ele se representa orando, enquanto sofrendo, por sua própria salvação e por seu povo; ele prediz em Salmos 40: 14-15 , a confusão e desolação de seus inimigos, e, Salmos 40:16, a alegria e gratidão de seus discípulos e servos; cuja rápida realização, Salmos 40:17, ele profere um petição.
Estudo Bíblico sobre Salmo 40

Salmo 40: 6-8. Davi respondeu ao gracioso ato de libertação de Deus dedicando-se ao Senhor.Ele lembrou que Deus preferia sua obediência a seus sacrifícios. David respondeu a essa verdade no versículo 6, rendendo sua vida para fazer a vontade de Deus. Ele se apresentou de bom grado ao Senhor e expressou seu desejo de fazer a vontade de Deus. Esses versículos apresentam uma maravilhoso exemplo do que está envolvido em dedicar-se à vontade de Deus de acordo com Sua Palavra. 

O tom do salmo muda dramaticamente em Salmo 40: 11-17 para uma oração urgente. Davi começa sua oração pedindo ao Senhor que continue sua misericórdia, amor e fidelidade firmes por causa dos muitos problemas e pecados que o cercam. Os problemas que ele experimenta foram as consequências de seus muitos pecados (cf. Salmo 25: 17-18; 38: 2-14).

Publicidade Sua oração se tornou mais específica nos versículos 13-16, quando ele pediu uma libertação rápida de seus problemas. Ele acreditava que o Senhor, ao resgatá-lo, deveria envergonhar a todos aqueles que procuraram tirar sua vida e trazê-lo à ruína. Ao fazer isso, os justos seriam encorajados a se alegrar e louvar ao Senhor. Estes seriam os efeitos da resposta de Deusa sua oração. 

Para Dr. George O. Wood há no versículo 16 uma advertência geral a todo mundo para exaltar o Senhor. “Que todos os que o buscam se alegrem e se alegrem em você. Que aqueles que ame a sua salvação sempre diga: 'O SENHOR seja exaltado'. ”O louvor deve ser um tema contínuo de nossa vida. Então David volta e fecha com um ditado muito pessoal, enquanto espera sua ajuda. Não se esqueça de mim, senhor. Eu ainda preciso de ajuda. Venha em meu auxílio.

Referências
James Moriello, Igreja Cristã da Fundação Firme, Woonsocket, RI
 Walk with the Word .
Dr. George O. Wood
Dr. Mike Bagwell 


Leia também...

Tópicos
Destaques
Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilheCompartilhe

Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!


Versões Bíblicas consultadas ou citadas:
Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Autor Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Boas Novas - FATEP, Professor e Pós-graduado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Ex-Professor de Seminários Teológicos. Nascido e criado no evangelho minha Missão é compartilhar a Palavra de Deus.

Anúncios, Postagens Relacionadas e Recomendadas para você:
0 comentários:
Postar um comentário

 
Política de Cookies | Política de Privacidade

Missão: Visão missionária (marca da historia da igreja cristã) visa abordar temas como salvação, cristianismo, teologia e histórias bíblicas de uma forma geral, através da internet e redes sociais.

voltar