5 Lições que aprendemos com Sofrimento na Bíblia
Introdução:A palavra "aflições", em geral, se refere a todo e qualquer tipo de sofrimento, dor e angústia.
Perseguição, pestes, epidemias, doença, dificuldades financeiras, trauma emocional: tudo isso e muito mais são aflições em potencial que enfrentamos.
1. Lição: O Sofrimento como fonte de motivação
Devemos lembrar que vivemos em um mundo caído.Sofrimento aqui não é a exceção; é a norma. Além disso, Jesus prometeu Seus seguidores sofreriam: “No mundo você terá aflições” (Jo16:33).
Publicidade
No entanto, há algo que preciso lhe dizer o sofrimento não é o fim. Não pare agora. É hora de começar ou recomeçar.
A Bíblia nos ensina em 2 Samuel 12:18-24 que Davi depois de pecar e ser repreendido viu o seu filho morrer, mesmo depois de chorar, orar e jejuar pela vida da criança. Grande dor e sofrimento sentiu.
Os servos de Davi pensaram: Como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Davi esperava que Deus tivesse compaixão.
Contudo ao saber da morte Davi levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou e consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher.
Não tem como eliminar a dor sofrida, mas é preciso continuar. Transformar a dor em motivação e consolar os que choram.
Deus te convida a se levantar e seguir adiante.
2. Lição: Os Sofrimentos são testes para você avaliar a sua vida
O sofrimento pode testar a sua força e estrutura (Mt 7: 24-27). Ele pode testar a genuinidade da sua fé (1 Pedro 1: 6-7). Ele pode testar sua motivação e nosso trabalho (1 Cor. 3: 12-15). Ele podem testar seus relacionamentos (Prov. 17:17), mas acima de tudo ele ele pode produzir caráter cristão em nós (Rom. 5: 3-5).Paulo e Silas tomaram muitos açoites e foram lançados na prisão, no cárcere interior o carcereiro prendeu os seus pés no tronco.Atos 16:23-25
Grande sofrimento sofreram esses homens naquele momento.
Porém como eles terminaram o dia?
A Bíblia diz que perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Isso mesmo o sofrimento produz um caráter cristão, pois acima de tudo, você ainda pode ser um instrumento para ajudar a outras pessoas a conhecerem Deus e se transformarem.
Depois de um grande acontecimento naquele lugar o carcereiro perguntou: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? Atos 16:30. Ele e sua família foram alcançadas e o mesmo homem anunciou a Paulo e Silas, posteriormente: Os magistrados mandaram que vos soltasse agora, pois, saí e ide em paz. Atos 16:36
Estás sofrendo? Ore e cante hinos a Deus.
3. Lição: Cristo levou sobre si os nossos sofrimentos (Romanos 8:17; Fil.3:10; 1:24).
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre... Isaías 53:4O próprio Cristo nos alerta em João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Não deixe as dores e sofrimentos paralisarem você. Tenha bom ânimo. Levante-se e caminhe em frente.
4. Lição: Nossos sofrimentos podem destruir o orgulho e produzir paciência e humildade (Dt. 8: 1-5; II
Cor. 12: 7-10;Humildade e paciência nos colocam em posição de poder ministrar a outros na
da mesma maneira que Jesus fez. II Coríntios 12: 7-10
José depois de ser vendido por seus irmão e de ficar preso injustamente superou to o sofrimento e se tornou um homem vencedor.
Depois de todo o calvário pelo qual foi submetido, agora forte e poderoso o que ele disse a seus irmãos?
Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Gênesis 45:4,5
José entendeu que para conservação da vida ele passou por todo aquele sofrimento. Não havia espaço para orgulho, vingança ou tristeza, mas era hora de celebrar a vida.
Confira ainda:
5. Lição: Você não está sozinho
Por serem fiés a Deus Sadraque, Mesaque e Abednego foram lançados em uma Fornalha pelo rei Nabucodonosor.
No entanto o Rei se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros:
Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados?
Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
O Rei disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Daniel 3:24,25
Seja qual for a fornalha que representa o seu sofrimento o Filho de Deus está junto de ti. Ele quer entrar em seu coração.
Conclusão
Hoje estamos vivendo em mundo assolado por uma peste.Uma Pandemia que assola a humanidade.
Isso significa devemos estar preparados para uma guerra espiritual. Nosso inimigo é implacável e impiedoso, por isso, devemos ser sóbrios e vigilantes em todos as circunstância da vida.
Aprendemos que Deus permite frequentemente "crescimento e mudança". Nós e toda essa sociedade precisa aprender que o foco das nossas vidas deve ser buscar a Deus. As aflições deste mundo não podem nos tirar a vida eterna, a salvação e a Terra Prometida. É hora da igreja mostrar que estamos olhando para Cristo.
Todo louvor ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
É momento de compartilhar o conforto de Deus. II Coríntios 1: 3-7
Amém!
Aperfeiçoe seu Ministério e abençoe pessoas. Cursos Sugeridos:
Confira:
- +100 Temas para Culto de Jovens
- +100 Esboços de Sermões
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Pregação
Destaques
- Perguntas para Gincanas e Jogos
- Dicas para o Circulo de Oração ser uma Benção
- Temas de Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
- Temas para culto de evangelismo



Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!
Publicidade
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Anúncios, Postagens Relacionadas e Recomendadas para você:
0 comentários:
Postar um comentário