O fraco feito forte - Juízes 6: 11-24
O personagem principal é Gideão
Juízes 6:12-13a Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? ...
Em resposta ao chamado, Gideão revela muito sobre si mesmo e suas falhas.
- Não se considerava exatamente o exemplo nobre.
- Expressou desapontamento com Deus no tratamento atual da nação.
- Estava relutante em aceitar a escolha.
- Precisava de um sinal de que o chamado era realmente de Deus.
- Mostrava sua incapacidade de aceitar a palavra
Talvez você esteja como Gideão estava naquele momento. Gideão olhava para si como um ninguém. Queria ver um sinal. Lutava contra Deus.
A Visão que Deus tem de você é sempre melhor do que a forma como você se vê.
Em Juízes 6 observamos um homem que duvida das promessas do Senhor e questiona Sua obra.
Você Pode dizer que Gideão é muito parecido com você e eu.
De fato,é um dos indivíduos mais temerosos e duvidosos de toda a Bíblia.
1. Gideão Estava com Medo
- ¹¹ Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Juízes 6:11
Gideão estava debulhando em pequenas quantidades em um lugar discreto, esperando terminar rapidamente e evitar a detecção por bandos de saqueadores. A prática habitual para a debulha era em um local aberto e elevado (onde ele seria facilmente avistado por homens em camelos!), para que o vento soprasse a palha para longe.
A localização de Gideão indicava não apenas a gravidade da ameaça midianita, mas também a pequenez da produção e a pouca coragem de Gideão. Normalmente, o gado pisaria os grãos em uma eira.
Você consegue ver a frustração deste homem? Por que ele não vai para o topo do monte? Bem, ele tem medo dos midianitas. Ele não quer que eles vejam que ele está debulhando trigo. E você pode imaginar sua frustração.
2. Não tenha medo o Senhor é contigo
- ¹² Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12
Você se vê como um fraco, mas o Senhor te vê como Valente
O Anjo do Senhor aparece para Gideão quando ele joga grãos em um lagar, escondendo dos midianitas.
O Senhor está com Gideão, chamando ele um "homem valente". As promessas:
- O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12
- e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; Juízes 6:14
- porventura não te enviei eu? Juízes 6:14
- hei de ser contigo, Juízes 6:16
- tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. Juízes 6:16
- Paz seja contigo; Juízes 6:23
- não temas; Juízes 6:23
- não morrerás. Juízes 6:23
- Vai nesta tua força, Juízes 6:14
3. O senhor te vê como Guerreiro
- ¹² ... O Senhor é contigo, homem valoroso. Juízes 6:12
Ó valente guerreiro ( gibbor ) - Isso nos faz rir, porque aqui está Gideão deitado em um lagar para evitar ser descoberto. No entanto, o SENHOR onisciente viu Gideão como ele se tornaria, não como ele era no momento.
Guerreiro (poderoso) ( gibbor ) verbo relacionado cp gabar = ser forte, realizar, sobressair, prevalecer) vem de uma raiz comumente associada à guerra e tem a ver com a força e a vitalidade do guerreiro bem-sucedido. E, portanto, este adjetivo significa poderoso, forte, bravo, poderoso. Guerreiro. Herói. Homem poderoso (cp "poderosos [gibbor] homens de Davi" - 2Sm 23:8 ).
Em suma, Deus reconhece em Gideão algo que o próprio Gideão não vê. Deus vê o nosso potencial. Deus nos vê pelo que podemos nos tornar, à medida que Ele opera em nossas vidas.
Agora vejo essas palavras como proféticas. O anjo falou com Gideão, não como ele era no momento, mas de acordo com o que seria no futuro.
Ainda hoje, o Senhor se dirige a nós como vencedores, embora muitas vezes sejamos temerosos e sem fé. Ele confia em nós porque já foi implantado dentro de nós a vitória. Agora é apenas uma questão de se apropriar de quem somos em Cristo.
O senhor quer que acredite no que diz sobre você.
4. Deus te envia porque confia em ti
- ¹⁴ Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? Juízes 6:14
Deus está chamando Gideão para seguir adiante com base na força fornecida que sempre acompanha Sua comissão (cp. 2 Co 3:5-6 ) .
Gideão só pôde admitir que a dependência de sua própria força trouxe derrota e desânimo. Se olharmos para a nossa força, sempre acabaremos em derrota, ou talvez pior, em arrogância auto-ilusória. Mas a resposta de Deus ao desânimo nunca é o pensamento positivo, mas sim a promessa de Sua presença, Sua provisão e Seu poder.
No entanto, em um ponto específico na vida de Gideão, que se torna o homem que Deus quer que ele seja. Portanto, Deus quer que sejamos crentes cheios de fé que superam nossas dúvidas e obedientemente confie nEle. Esta história demonstra que fará o que puder para nos levar ao lugar de obediência.
No entanto, em um ponto específico na vida de Gideão, que se torna o homem que Deus quer que ele seja. Portanto, Deus quer que sejamos crentes cheios de fé que superam nossas dúvidas e obedientemente confie nEle. Esta história demonstra que fará o que puder para nos levar ao lugar de obediência.
O Senhor diz a Gideão que é ele quem será o instrumento para libertar Israel.
- ¹⁶ E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. Juízes 6:16
5.A Presença de Deus nos leva a Sua Adoração
- ²³ Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. ²⁴ Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e chamou-lhe: o Senhor é paz; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. Juízes 6:23-24
E o Senhor lhe disse: "Paz seja contigo; não temas; não morrerás." Deus teve que dar a Gideão uma mensagem de paz para prepará-lo para a guerra. A menos que estejamos em paz com Deus, não podemos enfrentar o inimigo com confiança e lutar as batalhas do Senhor.
Por onde Abraão viajava, ele construía um altar ( Gn 12:7 , 8 ; Gn 13:4 , 18 ; Gn 22:9 ); e Josué deixou muitos monumentos da marcha de conquista de Israel pela terra. Era costume dos judeus identificar eventos e lugares especiais erguendo monumentos, então Gideão construiu um altar e o chamou de "O Senhor é paz".
Sempre que Deus nos chama para uma tarefa que achamos que está além de nós, devemos ter o cuidado de olhar para o nosso Deus ONIPOTENTE (devemos conhecer os Seus atributos para experimentá-los em nossas vidas Dn 11:32 , 2Pe 1:2+ ) e não para nós mesmos.
“Há alguma coisa difícil demais para o Senhor?” Deus perguntou a Abraão ( Gn 18:14 ); e a resposta vem: “Porque para Deus nada é impossível” ( Lc 1:37ASV ). Jó descobriu que Deus podia fazer tudo ( Jó 42:2 ), e Jeremias admitiu que não havia nada difícil demais para Deus ( Jr 32:17 ). Jesus disse aos Seus discípulos: “Para Deus todas as coisas são possíveis” ( Mt 19:26 ); e Paulo testificou: “Tudo posso naquele que me fortalece” ( Fp 4: 13+ ).
Veja também
Conclusão
Deus muitas vezes escolhe os fracos deste mundo para mostrar a magnificência de Seus poder poderoso, porque o queres ver e experimentar mais do que qualquer outra coisa é ele e sua graça.
Ele quer criar em nós um coração que acredita nele verdadeira e confiavelmente quando diz: “ Minha graça é suficiente para você e o poder é aperfeiçoado na fraqueza. (2Cor 12: 9-10).
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.