Como a Bíblia nos orienta sobre o controle da raiva?
Por Andréia Barros - Coluna Adole Ser CristãoNa bíblia, a raiva é mais conhecida pelo termo ira. O livro de Efésios 4:26 diz “Irais-vos, mas não pequeis”.
A ira é permitida?
Você pode ter raiva, mas não pode passar do limite entre ser inundado por esse sentimento e errar. Fica claro que a raiva ou a ira o afasta de Deus. O pecado faz separação entre o homem e Deus.
Frequentemente, o homem tem perdido o controle de suas emoções e cometido atrocidades por raiva. Há exemplos de ira em manifestações populares, casos de feminicídio, brigas de torcidas, brigas de trânsito, brigas de festas, discussões em redes sociais, casos de injúrias raciais, etc. A lista é enorme!
Qualquer pessoa está suscetível a sentir raiva. Faz parte da natureza humana.
O homem cria relações afetivas em várias áreas da vida, e assim, espera algo. Essa expectativa, muitas das vezes não é alcançada.
Adolescente que se preze não gosta de ser contrariado. Então, manifesta-se a raiva. Isto é verdade?
Portanto, a raiva surge repetidas vezes, mas deve ser controlada!
O sentimento deve ser canalizado para promover boas mudanças. Quando a raiva surge em excesso, pode gerar consequências negativas como rancor, mágoa, depressão, angústia, estresse, ansiedade.
Veja o que a Bíblia diz sobre quem tem raiva:
- “A ira do louco se conhece de imediato, mas o prudente encobre a afronta”. (Provérbios 12:16)
Neste caso, a ira pertence ao louco, quem não tem controle do raciocínio. É regido pelo ímpeto, porém o prudente pensa e não devolve a ofensa. Então, o adolescente prudente evita o conflito.
- Não te apresses no teu espírito a irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos. (Provérbios 7:9)
Agora, a ira pertence aos tolos, ou seja, àquele que não tem inteligência. Portanto, controlar a ira é um ato de inteligência. É ter sabedoria.
O adolescente cristão deve ser prudente e buscar a sabedoria que vem de Deus.
Como a Bíblia nos orienta a respeito da ira ou raiva?
- Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera [...]. (Colossenses 3:8)
Você está de posse da raiva, mas deve deixá-la ir, se livrar dela. E dessa forma, não vai cometer o mal. Como diz o salmista no verso seguinte:
- Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (Salmos 37:8)
Quando você é acometido pela raiva, consegue controlá-la através da sabedoria que é dada por Deus. Logo, passa, e não ocorrem transgressões. A falta de sabedoria pode resultar em uma atitude descontrolada com consequências irreparáveis.
“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.” (Tiago 1:19)
Conclusão
A ira deve ser vencida por meio da sabedoria que vem do alto.Tal sabedoria só é possível quando você está orando e lendo a palavra de Deus.
Portanto, “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. (Romanos 12:21). A raiva deve ser vencida com o bem que resulta em glória.
O adolescente cristão vence o mal através da prudência! “A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” (Provérbios 19:11)
Aperfeiçoe seu Ministério e abençoe pessoas. Cursos Sugeridos:
Confira:
- +100 Temas para Culto de Jovens
- +100 Esboços de Sermões
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Pregação
Destaques
- Perguntas para Gincanas e Jogos
- Dicas para o Circulo de Oração ser uma Benção
- Temas de Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
- Temas para culto de evangelismo



Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!
Publicidade
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Anúncios, Postagens Relacionadas e Recomendadas para você:
0 comentários:
Postar um comentário