Publicidade

Viva uma Vida Digna - Efésios 4:1-6

Viva uma Vida Digna do seu Chamado - Efésios 4: 1-6


No versículo acima Paulo está ilustrando como é uma caminhada digna em sua própria situação. Naquela ocasião ele é um “prisioneiro do Senhor” (4: 1).

Embora você não possa ser enviado para a prisão por obedecer a Jesus, você, como um crente redimido é chamado à obediência e a viver de forma digna

Paulo não se considera um prisioneiro de Roma, mas sim de Cristo. Ele entregou sua vida ao senhorio de Cristo, e levou-o à prisão.

Portanto, a Vitória em Jesus é fruto de uma entrega plena ao senhorio de Cristo e a uma vida de forma digna.

Publicidade

1. Viva uma vida digna conforme o seu chamado


No versículo 1, o que Paulo pede aos leitores de Efésios que façam? Viva uma vida digna do chamado que recebeu.

Esse é o tema dos capítulos 4-6 - o estilo de vida da nova geração de crentes. Essa exortação é baseada no que Paulo escreveu nos capítulos 1-3. A palavra "digno" é axios no grego, que significa mesmo peso.

O chamado e a conduta devem estar em equilíbrio.

Como está a sua vida no Corpo de Cristo? A conduta de um cristão diz respeito tanto à sua vida pessoal e sua responsabilidade para com a obra de Cristo.

Tenha uma conexão com o Senhor Jesus.

Paulo também acrescenta motivação em um nível mais pessoal. Ele era um prisioneiro por causa de sua conexão com o Senhor Jesus e por nenhuma outra razão.

Este não é um pedido de simpatia da parte de Paulo, mas sua prisão é evidência de sua fidelidade a Cristo.

2. Modelo de uma vida digna de seu chamado” (Efésios 4: 1).

O apóstolo Paulo nos exorta em Efésios 4:1 a vivermos de acordo com o nosso chamado, buscando uma vida digna do propósito que Deus nos deu. Isso implica em viver de maneira que reflita os valores e princípios do Reino de Deus em todas as áreas de nossa vida. 

Uma vida digna de nosso chamado é caracterizada por uma conduta que honra a Deus e inspira os outros a seguirem a Cristo. 

É uma vida marcada pelo amor, pela verdade, pela humildade, pela integridade e pela busca constante da santidade. Quando vivemos dessa maneira, somos testemunhas eficazes do poder transformador do evangelho e cumprimos nosso chamado de fazer discípulos e levar a luz de Cristo ao mundo.

  • Humildade: São chamados a exibir a humildade de Cristo e que criarão unidade entre esses antigos inimigos.
  • Gentileza: A gentileza de Cristo inclui lutar contra a injustiça e o mal, mas também ser amoroso e generoso.
  • Paciência: A paciência de Cristo é o nosso exemplo. Podemos ser pacientes um com o outro e com as nossas circunstâncias, porque temos uma verdadeira esperança.

3. Uma vida digna do seu chamado requer Unidade 

Unidade – trabalho em equipe, capacidade de trabalhar ombro a ombro, todos contribuindo para alcançar um objetivo

O mundo pode discutir e lutar, mas os cristãos devem estar unidos

Deve haver um espírito de corpo que una todos em Cristo – “pela fé do evangelho” que foi “uma vez entregue aos santos” (Judas 3)

Ter uma “caminhada digna da sua vocação” inclui esforçar-se para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Efésios 4:1-3) – “perfeitamente unidos em uma só mente e espírito (1 Coríntios 1:10).

4. Uma vida digna do seu chamado requer Uma coragem fria e calma – Não devemos ficar “aterrorizados pelos adversários” (Filipenses 1:28)

Aterrorizado = assustado como um cavalo assustado ou esvoaçante como um pássaro surpreso

Alguns cristãos são como coelhos assustados, que saltam e correm quando o primeiro adversário diz: “Boo!”

O pânico é o pior tipo de derrota – Seja como cavalos de guerra que se mantêm firmes quando os canhões explodem e os projéteis caem a seus pés

A coragem destemida se torna um filho de Deus

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego recusaram-se a curvar-se diante da imagem do rei (Dan. 3:16-18)

Pedro e João recusaram ser abalados pelos judeus que lhes ordenaram que não pregassem em nome de Jesus (Atos 4:19-20)

Nossa recusa em ser dissuadidos é prova para os adversários de sua destruição eterna e de nossa salvação eterna.

A hostilidade dos ímpios é um sinal de que somos amigos de Deus

4. Uma vida digna do seu chamado requer A disposição de sofrer por Cristo torna-se um filho de Deus

Paulo considerava um privilégio sofrer por causa de Cristo.

“Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição (2 Timóteo 3:12)

Os santos em Jerusalém regozijaram-se “por terem sido considerados dignos de sofrer vergonha por Seu nome” (Atos 5:41)

Em vez de permitir que eles nos tornem amargos, deveríamos considerar uma honra sofrer por Cristo (cf. Isa. 8:12; 1 Pedro 3:13-16; 4:12-13).

Através do sofrimento temos comunhão com o sofrimento de Cristo

Paciência e fé eram “evidência manifesta de que Deus julgou os tessalonicenses “dignos do reino de Deus” (2 Tessalonicenses 1:5).

“Se crianças; herdeiros – herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, se sofrermos com Ele, para que juntos sejamos glorificados (Romanos 8:17)

Um ditado fiel – “se morremos com Ele, também viveremos com Ele.. Se perseverarmos, reinaremos com Ele. Se O negarmos, Ele também nos negará…” (2 Timóteo 2:12)

5. Uma vida digna e fiel pode custar caro, mas a Vitória vem da obediência ao Senhor

O "eu", no verso é claro, é Paulo.

Paulo nunca esqueceu que ele era o cativo do Senhor Jesus Cristo. O prisioneiro do Senhor: Ao mencionar novamente sua prisão (ver 3: 1), Paulo gentilmente lembrou aos crentes efésios que a caminhada cristã fiel pode custar caro e que ele pagou um preço pessoal considerável por causa de sua obediência ao Senhor.

Seus motivos eram de Cristo, seus padrões eram de Cristo, seus objetivos eram de Cristo, sua visão era de Cristo, toda a sua orientação era de Cristo.  

Conclusão


Estar vinculado a Cristo da mesma maneira caminhar e andar de maneira digna do chamado (Efésios 4: 1-3). Devemos ser prisioneiros presos à vontade do Senhor! Andar digno do Senhor não significa meramente andar de maneira santa diante do mundo, mas o ponto principal de Paulo é isto: aprenda a se relacionar com os outros da maneira que Cristo se relacionou com você.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)