Publicidade

Sermão: O que está em seu coração? Malaquias 2:17

  • Enfadais ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada, ou, onde está o Deus do juízo? Malaquias 2:17

Sermão: O que está em seu coração? Malaquias 2:17


Deus vê nossos corações. Quando adoramos a Deus, é o nosso coração que importa.

As vezes, outras coisas se tornam mais importantes do que adorar Jesus. Depois de um tempo, Jesus pode ser esquecido. Deus quer que nós adoremos de todo o coração. Jesus deve ter o
lugar mais importante em nossos corações; Ele deve ser o centro de nossa adoração.

Publicidade

1 - Se Jesus não tiver o lugar mais importante em seu coração, ele se torna frio

A adoração a Deus se tornou cada vez menos importante para eles. Ele tornaram-se frios em seu relacionamento com Deus. Deus os chamou para retornem a Ele com seus corações.

Se Deus não estiver em seu coração ele se tornará frio.  

Os judeus, tendo retornado do cativeiro na Babilônia, estiveram em sua terra por cerca de 100 anos, quando Malaquias entrou em cena. Sob a liderança de Esdra e Neemias, o povo adorava a Deus. O templo e a cidade em Jerusalém que antes estavam em ruínas foram reconstruídas.

Infelizmente, o avivamento não durou. Não demorou muito para que a nação de Judá começasse a se distanciar de Deus, seguindo seus próprios caminhos. Eles ainda se esforçavam para servi-Lo, mas seus corações não estavam nele. 

Eles ainda tinham religião, rituais externos e ações, mas seu relacionamento com Deus estava seriamente deficiente.

2. Jesus quer ter o lugar mais importante em em seu coração

Deus não se contenta em ter um relacionamento distante com os filhos. Então Ele enviou o profeta Malaquias - cujo nome significa mensageiro - para chamar o povo ao arrependimento e informá-los ainda havia um futuro para Seu povo escolhido.

Seus corações estavam longe de Deus. As pessoas estavam primeiro satisfazendo seus próprios desejos e dando a Deus o que sobrou. O que está em seu coração em primeiro lugar o amor ao Senhor?

A importância de colocar Jesus no centro de nossas vidas e permitir que Ele governe e guie todas as áreas do nosso ser. A Palavra de Deus nos oferece vários versículos que reforçam essa verdade:

    1. Mateus 22:37: "Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Jesus nos ensina que o primeiro e maior mandamento é amar a Deus de todo o nosso coração. Ele merece o lugar mais importante em nossa vida e devemos colocá-Lo acima de tudo.

    2. Provérbios 3:5-6: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Esses versículos nos orientam a confiar plenamente em Deus e a reconhecê-Lo em todas as áreas de nossa vida. Quando permitimos que Ele guie nossos passos, Ele endireita nosso caminho e nos conduz em direção à vontade d'Ele.

Portanto, é essencial que coloquemos Jesus no centro de nossos corações, entregando-Lhe o lugar mais importante em nossas vidas. Quando o fazemos, experimentamos a plenitude do Seu amor, sabedoria e direção em todas as áreas de nossa existência.

3. Um coração cheio de Deus produz o melhor.

Salmo 37:4: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração." Quando nos deleitamos no Senhor, colocando-O como nossa prioridade e buscando a Sua presença, nosso coração se alinha com a vontade d'Ele. Assim, os desejos do nosso coração se alinham com os planos de Deus, e Ele nos concede o melhor para a nossa vida.

Portanto, ter um coração cheio de Deus é fundamental para experimentar o melhor que Ele tem para nós. Quando permitimos que Ele ocupe o centro de nossas vidas, somos transformados por Sua graça e somos capacitados a viver de acordo com os propósitos e planos divinos.

É muito triste pensar que as pessoas podem "agir" como se estivessem servindo Deus quando eles estão realmente apenas servindo a si mesmos. 

Deixe-nos ser cuidadosos para não cair na mesma armadilha. Precisamos examinar nossos corações para ter certeza de que nosso relacionamento com Deus está vivo e crescendo. 

Se nosso amor por Deus esfriar, nós encontraremos por movimentos vazios, que nada significam para Deus. Deixe-nos adorar a Deus com corações verdadeiros. Vivendo como um cristão adorador.


Confira também :

Conclusão

Como está seu relacionamento com Deus? Que não possamos ser, como filhos de Israel, permita-nos ficar distantes de Deus e de nosso amor pode esfriar. 

O melhor lugar para se relacionar com Deus é tão perto quanto possível. Que sejamos aqueles que temem (respeitam profundamente) o Senhor. Possa nosso foco nEle ser evidente em nossa conversa!

Deus tem grandes coisas reservadas para aqueles que optam por temê-lo e andar em Seus caminhos. Vamos adorar a Deus com corações verdadeiros. No meio da igreja de Cristo.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)