Publicidade

Pregação sobre Galardão: Promessa de Deus para nós Gênesis 15 -16

  • Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Gênesis 15:1

Pregação sobre Galardão: Promessa de Deus para nós Gênesis 15 -16

Recebendo o Galardão: O Cuidado de Deus com o Nosso Serviço
Amados irmãos e irmãs em Cristo, que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus estejam com vocês!

A jornada da fé, muitas vezes, é marcada por sacrifícios, serviço e perseverança. E a Bíblia nos assegura que nada disso é em vão. Hoje, vamos meditar sobre a promessa do "galardão", uma recompensa divina que Deus reserva para aqueles que O servem com fidelidade.

Vamos explorar seis verdades sobre como receber o galardão, lembrando que a nossa confiança em Deus, a nossa fé e a nossa obediência são a base de toda a recompensa.


Publicidade

1. Deus É Galardoador dos Que O Buscam

A base de toda a recompensa divina está na nossa fé. O autor de Hebreus nos diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 1 Coríntios 3:14

Como Abraão Deus tem uma promessa. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Colossenses 3:24

Foi essa confiança em Deus, no rosto de um futuro que parecia sem esperança, que fez com que Abrão fosse lembrado como o herói da fé para sempre. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Hebreus 10:35

A fé não é apenas uma crença; ela é a certeza de que Deus existe e de que Ele cuida ativamente daqueles que O buscam. A promessa do galardão é o combustível que nos impulsiona a continuar buscando a Deus, sabendo que Ele é um Deus justo que recompensa a fidelidade.

2. Trabalhar com os Olhos no Galardão

Em 1 Coríntios 3:14, Paulo nos ensina que: “Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.”

Abrão acreditava em Deus e, literalmente, ele construiu sua fé em Deus.

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

Por causa do ato de fé de Abrão, Deus o declarou justo é viver em um relacionamento correto com Deus.

Esta declaração de justiça que Deus deu a Abrão foi porque Abraão acreditou e confiou em Deus. Não foi baseado em nada de bom que Abrão tinha feito. Abrão entrou em comunhão com Deus pela fé, e Deus entrou em comunhão com Abrão pela graça.

Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança. Provérbios 24:14

O galardão é dado àqueles cujo trabalho para Deus é feito com sinceridade, amor e a base do evangelho, resistindo à prova do “fogo”. Nossas obras podem ser “madeira, feno ou palha” que se consomem, ou “ouro, prata e pedras preciosas” que resistem. Trabalhar com os olhos no galardão nos leva a construir com o que é eterno.

3. Sofrer por Cristo Traz Galardão

Jesus nos dá uma perspectiva surpreendente sobre o sofrimento: “Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:12).

A perseguição e o sofrimento por causa de Cristo não são perdas, mas um investimento para um grande galardão nos céus. O nosso sofrimento aqui é breve, mas a recompensa que Deus reserva para os que permanecem fiéis é eterna e incomparável.

4. A Perseverança é Essencial para não Perder o Galardão

A Bíblia nos adverte que é possível perder a recompensa se não perseverarmos. A segunda carta de João nos exorta: “Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.” (2 João 1:8).

A perseverança na verdade e na fé é o que garante que receberemos o inteiro galardão. Não podemos desistir no meio do caminho. A vigilância e a firmeza na fé são necessárias para que o nosso trabalho e esforço não sejam em vão.

5. O Galardão do Servo Fiel

A promessa do retorno de Jesus vem acompanhada da promessa do galardão. Em Apocalipse, Ele nos diz: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” (Apocalipse 22:12).

Nós, também, somos salvos pela fé e confiança em Jesus Cristo, não fazendo boas coisas.

Mais uma vez, Abrão não olhou para a impossibilidade natural do situação; ele confiou na promessa de Deus.

Colocamos a confiança em nossas circunstâncias, ou estamos confiando em nosso Deus e Sua Palavra?

Aqui vemos Deus lembrando a Abrão da aliança que fez com ele. Deus repetiu para ele que ele deveria herdar o terra, e Abrão pediu-Lhe um sinal.

Novamente, o pedido de Abrão por um sinal para confirmar a Palavra de Deus para ele não era incredulidade.

Deus responde ao nosso desejo honesto de conhecer e confirmar a Sua Palavra e vontade para o nosso vidas.

6. O Galardão É Melhor e Eterno

Por fim, a Bíblia nos lembra de que a recompensa de Deus é incomparável. Hebreus 10:35 nos encoraja: “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.”

O galardão prometido por Deus é incomparavelmente maior e mais valioso que qualquer recompensa terrena. A nossa confiança Nele não deve ser rejeitada, pois a recompensa da fidelidade é eterna.

O galardão é a promessa de Deus para o nosso serviço, nossa fé e nossa perseverança. Que possamos, com o coração cheio de esperança, servir a Deus com os olhos fixos na recompensa celestial, sabendo que Ele é fiel e justo para nos galardoar.

Você tem trabalhado para Deus com os olhos fixos no galardão celestial ou em recompensas terrenas?



Pregação sobre Galardão:
Veja também

Conclusão

Abraão foi um poderoso homem de fé. Ele era amigo de Deus. Ele tinha uma fé tremenda; e junto com essa fé, ele tinha fraquezas tremendas.

O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. Rute 2:12

Às vezes, ele falhou, mas devemos sempre lembrar-se de que embora possamos ser infiéis e falhar, Deus será sempre fiel, e cumpre Seu plano através de nós por sua maravilhosa graça. Abraão nos mostra que Deus deseja que confiemos nele.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)