Raabe
Josué 2, 6: 22-25
Raabe era uma cananéia, uma mulher e uma prostituta que morava na cidade de Jericó na época de Josué. Os cananeus sabiam que Josué estava vindo, e que Deus havia prometido Jericó ao Israelitas. Embora Raabe não fosse judia, quando ouviu a história, ela passou a acreditar em Deus como o único Deus verdadeiro, e por isso ela protegeu os espiões de Josué do Rei de Jericó quando ele veio explorar a cidade, arriscando sua vida. Ao longo de sua história, Raabe nos mostra sua fé em Deus por meio de palavras - “o Senhor, o teu Deus, é Deus em cima nos céus e em baixo na terra” (Josué2:11) - e ações (ela esconde os homens de Josué, e pendura uma bandeira vermelha em sua janela como um sinal de sua fé). Quando Josué conquista Jericó, a vida de Raabe e de sua família é poupada.
Um leitor astuto pode se perguntar se, dado que o avanço do exército de Josué era bem conhecido por todo o povo cananeu, e o fato de Raabe não ter muito capital social a perder, talvez Raabe estivesse disposta a professar qualquer fé necessária na tentativa de salvar sua vida e avidas de seus familiares. Talvez. Só Deus conhece seu coração. Mas Raabe passou a se juntar ao Família israelita, casando-se com a tribo real de Judá. Seu filho era Boaz, e os dois tornaram-se ancestrais de Cristo, nomeados na genealogia de Mateus. É difícil dizer onde está o coração de Raabe começou nesta jornada de fé, mas a inspiração do Espírito Santo registra nas Escrituras que Raabe era uma mulher de fé.
Talvez haja algo no ditado social "Finja até conseguir". Nossos atos podem guiar corações mais relutantes: a felicidade gera felicidade, e atos de fé, fé.
Confira:
- +100 Temas para Culto de Jovens
- +100 Esboços de Sermões
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Pregação
- Perguntas para Gincanas e Jogos
- Dicas para o Circulo de Oração ser uma Benção
- Temas de Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
- Temas para culto de evangelismo



Publicidade
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

0 comentários:
Postar um comentário