Publicidade

4 Princípios para vencer na Fé.

 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:5,6

4 princípios para vencer na fé

1. Confie no Senhor de todo o seu coração (Provérbios 3:5a) .

Vamos pensar na história de Números 13. Por que a geração não pôde entrar na terra prometida? O que deu errado?  Uma das razões pelas quais a geração anterior de israelitas não teve permissão para entrar na terra prometida foi porque eles pensaram que deveriam confiar em suas próprias habilidades e forças para convencer o povo na terra de Canaã. 

Por que eu digo uma coisa dessas? Por causa do relatório que dez dos espias cederam (Números 13:31-33). Somente Josué e Calebe tiveram fé para dizer: “Subamos imediatamente e tomemos posse dela, pois podemos superá-la”. (Números 13:30)

O que estava errado era que as pessoas realmente não tinham fé no Senhor. (Eles olhavam apenas para suas próprias habilidades e viam suas deficiências e fraquezas.)

Por causa disso, Deus proibiu o povo de entrar na Terra Prometida e, em vez disso, eles se viram vagando no deserto como nômades sem país por quarenta anos! Tudo isso foi devido à falta de confiança no Senhor.

            Devemos usar nossa fé em um sentido prático. Como sabemos que realmente temos fé? A fé vem por ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17).  

Publicidade

Uma das declarações interessantes feitas sobre os israelitas, quando eles finalmente começaram sua jornada para a terra prometida, é encontrada em Josué. 3:14-17

O Senhor foi obviamente o responsável por fazer com que as águas do Jordão se abrissem… Mas a única coisa que quero que percebamos é quando essas águas se separaram:

                    i. Observe que eles não passaram e então os sacerdotes começaram a atravessar…
                    ii. Os sacerdotes tiveram que dar o primeiro passo na água e então só então as águas se partiram!

 O ponto é este: se esperamos que Deus aja de acordo com nossa fé, a primeira coisa que precisamos fazer é provar nossa fé a Ele e “Passar na Fé”!

Se você confia no Senhor, Ele parece estar me dizendo: “Prove”. Em outras palavras, confie no Senhor de TODO o seu coração!

2. Não se estribe em seu próprio entendimento (Pv 3:5b).

A fé em Deus é uma certeza. A fé no homem é sempre uma má ideia (mesmo que seja em nós mesmos... você entendeu? .

Os israelitas não confiaram em Deus na primeira vez porque se apoiaram em seu próprio entendimento. Eles viram os homens poderosos lá. Eles disseram: "Lá vimos os gigantes (os descendentes de Anak vieram dos gigantes); e éramos como gafanhotos aos nossos próprios olhos, e assim éramos aos olhos deles". (Números 13:33 )

                    i. Talvez seja verdade, mas o que eles eram à vista de Deus?
                    ii. Isso é aprender a ver as coisas da perspectiva do Senhor, em vez de depender da sua própria.

Precisamos levar a sério a advertência do homem sábio - não se estribe em seu próprio entendimento!

3. Em todos os seus caminhos, reconheça o Senhor (Pv 3:6a).

Mais uma vez, poderíamos apontar como os israelitas não tiveram sucesso em entrar na terra prometida até que aprendessem a necessidade de reconhecer o Senhor. 

Por um lado, eles se viam como o povo escolhido de Deus, guiado por Deus… Por outro lado, eles pensaram que só seriam salvos na batalha se fossem capazes de se libertar.

Acho que, se formos honestos conosco mesmos, muitas pessoas veem uma linha divisória entre suas vidas cristãs e o que consideram suas vidas não cristãs. Algum tipo de divisão entre sua vida religiosa e sua vida secular.

As pessoas que pensam nesses termos vivem sob a suposição de que Deus existe e se preocupa com o que faço no domingo de manhã, mas não com o que faço em casa ou com o que faço na segunda-feira de manhã no trabalho. Talvez façamos a distinção de que Deus se importa com qual igreja eu associo, mas não com a casa em que moro, as roupas que visto ou as decisões financeiras que tomo.

Talvez pensemos que Deus se importa com a minha leitura da Bíblia, mas não com os programas de televisão que assisto. Podemos ser culpados de fazer suposições como essa o tempo todo em nossas vidas.

No entanto, se entendermos o que esse versículo significa, Deus quer ser a força orientadora em nossas vidas o tempo todo, onde quer que formos! “Em todos os seus caminhos”, Ele diz, “reconhece-me”.

Sobre quais coisas você ora? Você ora a Deus sobre o trabalho? Sobre sua casa? Seus filhos? Seus pecados? Seu cônjuge? Seus pais? Seus vizinhos? Os clubes dos quais você é membro? O filme que você está pensando em assistir? A revista ou livro que você vai ler? A maneira como você lida com os outros?
                a. Talvez eu devesse perguntar desta forma... Sobre o que você não consulta a Deus?
                b. Se você pode pensar em algo que é um "oops", você precisa consertar.

Lembre-se de reconhecer Deus em todos os seus caminhos!

4. Confie que o Senhor dirigirá seus caminhos (Pv 3:6b).

Como já dissemos, os israelitas conseguiram entrar na terra prometida na segunda vez. Uma coisa foi diferente desta vez (Josué 3:3-6). Este é o ponto: Israel permitiu que o Senhor mostrasse o caminho.

Como costuma acontecer, o que é mais necessário em nossas vidas é que saiamos do caminho e deixemos que o Senhor assuma a liderança. Se estivermos dispostos a fazer isso, dizem-nos que ele dirigirá nossos caminhos.

Essa afirmação me lembra que, em nosso caminho de vida, às vezes o caminho que eu escolheria por conta própria e o caminho que Deus escolherá nem sempre é o mesmo (Mateus 7:13-14) .

A própria razão pela qual somos advertidos a seguir o caminho mais difícil é porque esse não é o caminho que a maioria das pessoas escolherá para si mesmas.

A porta estreita é a mais difícil de passar. Não é o meu caminho de escolha, é o caminho de Deus.

No entanto, se meu pensamento estiver correto, não serei como Israel. Não vou questionar aonde o Senhor está me levando. Simplesmente deixarei que o Senhor dirija meus caminhos por meio de Sua palavra (Sl 119:105) .
4 Princípios para vencer na fé”
Veja também

  1. Pregação sobre Preocupação: Confie ou Preocupe-se Mateus 6:25-34
  2. A Mulher do Fluxo de Sangue e de Fé. Luc 8:43-48
  3. Pregação sobre Fé e Confiança.

Conclusão:

 Confie no Senhor de todo o coração : em outras palavras, entre no carrinho de mão! Não se apoie em seu próprio entendimento : em outras palavras, não saia e tente se forçar. Em todas as suas maneiras, reconheça-o : em outras palavras, certifique-se de que você está totalmente dentro e não prestes a cair. Ele endireitará seus caminhos : em outras palavras, esteja preparado para ir aonde Deus quiser levá-lo. E confie nele para abrir o caminho.

Talvez você não seja um cristão e esteja disposto a “sair em um ato de fé”. Ter fé significa que você agirá de acordo com o que Deus nos disse para fazer por meio de Sua palavra escrita.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)