Publicidade

Estudo Bíblico sobre 2 Crônicas 7: A Glória de Deus

Estudo Bíblico sobre 2 Crônicas 7: A Glória de Deus

      1. ( 2 Crônicas 7:1-3 ) O templo é dedicado por Deus com fogo do céu.

      Quando Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu o templo. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR. Quando todos os filhos de Israel viram como o fogo desceu e a glória do Senhor sobre o templo, eles inclinaram seus rostos para o chão na calçada, e adoraram e louvaram o Senhor, dizendo: “Porque Ele é bom , porque Sua misericórdia dura para sempre.”

Publicidade
Existem 2 formas que a Bíblia diz sobre a Glória de Deus ... A Glória de Deus que traz temor e respeito por ele - por QUEM ELE É
  • Ele é um Fogo Consumidor - Dt 4:24, Dt 9: 3, Hb 12: 29
  • Ele é Deus zeloso - e quer um povo para si ( Êxodo 20: 5, Êxodo 34:14, Deuteronômio 4:24, Deuteronômio 6:15 ... )
  • Ele é um Deus Furioso (Naum 1: 2)
  • Ele é o único que julga com verdade - de acordo com a justiça ( Êxodo 12:12, Hb 10:30, Sl 35:24, Sl 62:12 )
  • Deus é Amor (Ágape ) - Amor Maduro / Perfeito que não é por emoção, mas por Sua VONTADE ( 1 Jo 4: 10,12,16 ... )
  • Ele é um Pai ( Mal 1: 6, Mal 2:10, Sal 68: 5, Rm 8:15, Gal 4: 6 ... )
  • Ele é misericordioso e perdoador ( Êxodo 34: 5-7, Dan 9: 9 )
O fogo desceu do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios : Este é um dos exemplos notáveis ​​no Antigo Testamento de Deus enviando fogo do céu para consumir um sacrifício. Foi uma prova dramática e visível da aprovação de Deus, e a glória do Senhor encheu o templo .

Depois que Salomão completou o templo, ele reuniu todo o Israel, junto com os sacerdotes, levitas e líderes, para trazer a arca da aliança a Casa do Senhor (1 Reis 8: 1-9). Naquele dia, Deus exibiu Sua glória entre Seus no meio das pessoas.

Imagine que você está de pé entre a assembléia testemunhando essa demonstração espetacular da glória de Deus?

           Os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor : Isso repete a primeira ocasião descrita em 2 Crônicas 5:14 .

           Eles inclinaram o rosto para o chão e adoraram e louvaram ao SENHOR : O povo respondeu com uma combinação de reverência e adoração. Seu louvor cheio de admiração glorificava a bondade e a misericórdia de Deus.

          Alguém pode pensar que consumir fogo do céu pode torná-los mais conscientes do poder e do julgamento de Deus. No entanto, toda a situação parece tê-los tornado mais conscientes da bondade e misericórdia de Deus.

           Pois Ele é bom, pois Sua misericórdia dura para sempre : Este refrão familiar está relacionado com os Salmos 136, 118 e com 2 Crônicas 5:13 . Vendo tudo o que podiam das grandes obras de Deus, eles não podiam deixar de ter essa forte ênfase na bondade e misericórdia de Deus.

É quando a presença de Deus está entre nós.

Ele apareceu no templo de Salomão. A presença manifesta de Deus estava lá. Ele manifestou sua presença como uma coluna de fogo à noite e uma nuvem de fumaça que protegeu os filhos de Israel no êxodo.

A Glória de Deus se manifesta de várias maneiras diferentes,


Você pode imaginar como os israelitas devem ter se sentido e as emoções que foram invocadas ao ver A glória de Deus enche o templo.

O mesmo deve acontecer com os cristãos de semana em semana também. Não importa o lugar, seja em oração no chão do quarto ou sentado no banco da igreja ouvindo um sermão, os cristãos devem esperar e antecipar a presença e glória de Deus para se manifestar em suas vidas.

Quais são algumas experiências do dia a dia em que você pode sentir a presença e a Glória de Deus no trabalho? Em suma, cada experiência - seja jantar com amigos - todas as atividades da vida para o cristão devem apontar para a glória de Deus.

Como você pode buscar a glória de Deus em todas essas coisas? As respostas variam.

Moisés queria ver a Glória de Deus ...(Em Êxodo 33: 12-19 e Êxodo 34: 5-7).

Disse ele: Rogo-te que mostres-me a tua glória .

Respondeu Deus: Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti ; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

      2. ( 2 Crônicas 7:4-5 ) O templo é dedicado pelo homem com uma multidão de sacrifícios.

      Então o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios perante o Senhor. O rei Salomão ofereceu um sacrifício de vinte e dois mil touros e cento e vinte mil ovelhas. Então o rei e todo o povo consagraram a casa de Deus.

          a. O rei e todo o povo ofereceram sacrifícios perante o SENHOR : Por mais maravilhosos que fossem o programa e o louvor, eles não podiam substituir os sacrifícios . Deus ainda tinha que ser honrado por meio do sacrifício de sangue, tanto para expiação quanto para demonstração de comunhão com Deus.

          b. O rei Salomão ofereceu um sacrifício de vinte e dois mil touros e cento e vinte mil ovelhas : Esta é uma quantidade impressionante - quase grotesca - de sacrifício. Cada animal era sacrificado ritualmente e uma porção era dedicada ao SENHOR, e uma porção dada aos sacerdotes e ao povo. Foi o suficiente para alimentar uma grande multidão por duas semanas.

      3. ( 2 Crônicas 7:6-10 ) Os dias de louvor e festa pela dedicação do templo.

      E os sacerdotes atenderam aos seus serviços; os levitas também com instrumentos da música do SENHOR, que o rei Davi havia feito para louvar ao SENHOR, dizendo: “Porque a sua benignidade dura para sempre”, sempre que Davi oferecia louvor por seu ministério. Os sacerdotes tocavam as trombetas diante deles, enquanto todo o Israel permanecia em pé. Além disso, Salomão consagrou o meio do pátio que eradiante da casa do SENHOR, porque ali ofereceu holocaustos e a gordura dos sacrifícios pacíficos, porque o altar de bronze que Salomão fizera não podia receber os holocaustos, as ofertas de cereais e a gordura. Naquele tempo Salomão celebrou a festa por sete dias, e todo o Israel com ele, uma mui grande assembléia desde a entrada de Hamate até o ribeiro do Egito. E no oitavo dia eles realizaram uma assembléia sagrada, pois observaram a dedicação do altar por sete dias e a festa por sete dias. No vigésimo terceiro dia do sétimo mês, ele despediu o povo para as suas tendas, alegre e alegre de coração pelo bem que o Senhor tinha feito a Davi, a Salomão e ao seu povo Israel.

          a. Os sacerdotes assistiam aos seus serviços; os levitas também com instrumentos da música do SENHOR : Em uma ocasião tão importante, todos devem estar trabalhando. Os sacerdotes tinham tantos sacrifícios para administrar que consagraram especialmente a área em frente ao templo para receber os sacrifícios, porque o altar de bronze que Salomão havia feito não era capaz de receber os holocaustos .

          b. Naquela época, Salomão celebrou a festa por sete dias, e todo o Israel com ele : A partir da época do ano e da duração desta festa , entendemos que esta era a Festa dos Tabernáculos, estendida além de seus sete dias normais nesta ocasião especial.

          c. Pelo bem que o Senhor fez a Davi, a Salomão e a seu povo Israel : Este relato da dedicação do templo termina onde a história do templo começou - com Davi, não com Salomão. O escritor lembra que foi o coração e a visão de Davi que iniciaram a obra do templo.

      4. ( 2 Crônicas 7:11 ) Conclusão: o trabalho foi realizado com sucesso.

      Assim Salomão acabou a casa do Senhor e a casa do rei; e Salomão realizou com êxito tudo o que lhe veio ao coração para fazer na casa do Senhor e em sua própria casa.

          a. Assim Salomão terminou a casa do SENHOR e a casa do rei : 1 Reis 7 entra em mais detalhes sobre o palácio de Salomão. Parece que seu palácio era ainda mais espetacular do que o templo, com base no número de anos que levou para construí-lo.

          b. Salomão realizou com sucesso tudo o que veio ao seu coração : foi o fim de um trabalho bem feito, um trabalho que começou com o pai de Salomão, Davi.

      Deus aparece a Salomão novamente.

      1. ( 2 Crônicas 7:12-16 ) A garantia de oração respondida do templo.

      Então o Senhor apareceu a Salomão de noite e lhe disse: “E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.”

          a. O SENHOR apareceu a Salomão à noite : Esta foi realmente a segunda grande aparição de Deus a Salomão ( 1 Reis 9:1-2 ). A primeira é descrita em 1 Reis 3:5-9 . Foi bom que Deus aparecesse a Salomão pela primeira vez; foi ainda melhor da parte de Deus conceder uma aparição única a Salomão pela segunda vez.

         Depois que Salomão construiu o templo e seu palácio, ele chegou ao período mais perigoso de sua vida – uma época após grandes bênçãos e realizações. Deus graciosamente deu a Salomão uma nova revelação de si mesmo antes desse período perigoso.

          b. Eu ouvi sua oração : A grande oração de Salomão em 1 Reis 8 não significava nada a menos que Deus ouvisse a oração. A verdadeira medida de nossa oração é se Deus no céu responde à oração.

          Essa resposta parece ter surgido muitos anos depois da dedicação real do templo. No entanto, Deus também deu a Salomão uma resposta imediata de aprovação no momento da dedicação, quando os sacrifícios eram consumidos com fogo do céu ( 2 Crônicas 7:1-7 ).

          c. Escolhi este lugar para mim como uma casa de sacrifício : a construção foi obra de Salomão, feita pelo poder e inspiração do Senhor. A consagração do edifício foi obra de Deus. Salomão poderia construir um edifício, mas somente Deus poderia santificá-lo com Sua presença.

          d. Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, orar e buscar a minha face : esta promessa maravilhosa está no contexto da promessa de Deus de responder à oração do templo que ele escolheu santificar com sua presença. Deus prometeu algo especial a Israel quando eles se humilharam , oraram e buscaram a face de Deus .

          d.1. Há algo naturalmente humilde na verdadeira oração porque reconhece que as respostas não estão em si mesmas e sim em Deus. Deus promete algo especial para pessoas humildes e que oram.
         d.2. A frase Meu povo, que se chama pelo Meu nome, teve sua primeira aplicação ao povo de Israel enquanto eles viviam na terra que Deus lhes prometeu. No entanto, o mesmo Deus que fez essa promessa a Israel ainda reina nos céus e ainda responderá ao Seu humilde povo de oração hoje.

          e. E se afastem de seus maus caminhos : Esta grande promessa de oração respondida em 2 Crônicas 7:14 também inclui a condição de arrependimento. À medida que o povo de Deus se humilha , ora e busca a face de Deus, eles também devem se converter de seus maus caminhos . Não bastava simplesmente voltar o coração para Deus; eles também devem voltar sua vida para Deus.

          f. Então ouvirei do céu, perdoarei seus pecados e curarei sua terra : Deus simplesmente promete ouvir a oração de seu povo humilde, piedoso, buscador e arrependido. Ele trará perdão ao Seu povo e cura à sua terra.

              · Podemos ver o que significa humilhar - se olhando para Roboão ( 2 Crônicas 12:6-7 e 2 Crônicas 12:12 ), Ezequias ( 2 Crônicas 30:11 e 2 Crônicas 32:26 ) e Manassés ( 2 Crônicas 33:12 ; 2 Crônicas 33:19 e 2 Crônicas 33:23 ).

              · Podemos ver o que significa orar olhando para Ezequias ( 2 Crônicas 30:18 e 2 Crônicas 32:20 ) e Manassés ( 2 Crônicas 33:13 ).

              · Podemos ver o que significa buscar olhando para o retorno dos sacerdotes ( 2 Crônicas 11:16 ) e Jeosafá ( 2 Crônicas 20:3-4 ).

              · Podemos ver o que significa virar olhando para Ezequias ( 2 Crônicas 30:6 ; 2 Crônicas 30:9 )

          g. Agora meus olhos estarão abertos e meus ouvidos atentos à oração feita neste lugar : Deus prometeu uma atenção especial às orações feitas no templo que Salomão, filho de Davi construiu. Podemos ter muito mais confiança em Sua atenção às nossas orações quando as oferecemos em nome de Jesus, o Filho de Davi. Ele é melhor acesso a Deus do que o templo era.

      2. ( 2 Crônicas 7:17-22 ) Advertência de Deus a Salomão.

      “E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel. Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos. E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o Senhor assim com esta terra e com esta casa? E dirão: Porque deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal.'”

          a. Se você andar diante de mim como seu pai Davi andou. . . então estabelecerei o trono do teu reino : a resposta de Deus à oração anterior de Salomão tinha uma grande condição . Se Salomão andasse diante de Deus em obediência e fidelidade, ele poderia esperar bênçãos em seu reinado e no reinado de seus descendentes, e a dinastia de Davi duraria para sempre.

          Deus não exigiu obediência perfeita de Salomão. Davi certamente não andou perfeitamente diante do Senhor, e Deus disse a Salomão para andar diante de mim como seu pai Davi andou . Isso não estava fora do alcance de Salomão.

          b. Mas se você se desviar e abandonar os meus estatutos e os meus mandamentos. . . então vou erradicá-los : A promessa positiva é seguida por uma promessa negativa. Se Salomão ou seus descendentes se afastarem e abandonarem a Deus e Sua palavra, então Deus prometeu corrigir um Israel desobediente.

          c. E esta casa que santifiquei para o meu nome lançarei fora da minha presença : Deus respondeu à oração de Salomão não foi uma promessa irrestrita de abençoar o templo em qualquer circunstância. Deus abençoou o templo e o encheu com a glória de Sua presença, mas o expulsaria de Sua presença se os reis de Israel abandonassem o Senhor.


          Com um templo tão glorioso, Israel seria tentado a abandonar o Deus do templo e fazer do templo de Deus um ídolo. Aqui o SENHOR os fez saber que Ele nunca poderia abençoar esse erro.

          d. Fará disso um provérbio e um motejo entre todos os povos. . . todo aquele que passar por ela ficará surpreso : Sob a Antiga Aliança, Deus prometeu usar Israel para exaltar a Si mesmo entre as nações de uma forma ou de outra. Se Israel obedecesse, Ele os abençoaria tanto que outros reconheceriam a mão de Deus sobre Israel. Se Israel desobedecesse, Ele os castigaria tão severamente que as nações ficariam surpresas com a dura obra de Deus entre Seu povo desobediente, e saberiam que o Senhor trouxe toda essa calamidade sobre eles .

Ref.:
https://cryofaneagle.co.za/wp-content/uploads/2020/06/Gods-Glory.ppt
 https://www.ccbiblestudy.org




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)