Publicidade

Estudo Bíblico sobre a Salvação

 Estudo Bíblico sobre a Salvação



A NECESSIDADE DE SALVAÇÃO DO HOMEM Romanos 3: 9-18 e 23.

O apóstolo Paulo não mediu nenhuma palavra ao afirmar enfaticamente que todos os homens são pecadores. E embora sua carta aos cristãos em Roma tenha sido escrita há quase 2.000 anos. Esses
os versos parecem uma reportagem. Vejamos como Paulo soa como um século vinte e um
repórter.
(1) Ninguém está buscando a Deus (v.11).
(2) Suas línguas estão cheias de mentiras (v.13).
(3) Suas bocas estão cheias de maldição e amargura (v.14).
(4) Eles correm para cometer assassinato (v.15).
(5) Destruição e miséria sempre os seguem (v.16).
(6) Eles não sabem onde encontrar paz (v.17).
(7) Eles não temem a Deus de forma alguma (v.18).

O SIGNIFICADO DA PALAVRA "SALVAÇÃO "Tito 3: 3-7.

Esses versículos da carta de Paulo a um jovem ministro nos dão uma bela imagem do que
salvação significa. Basicamente, a salvação significa que o homem é resgatado de seus próprios pecados.

Jesus ensinou que aqueles que eram maus enfrentariam o castigo eterno, mas que aqueles
que eram “justos irão para a vida eterna (Estude Mateus 25: 31-46 e João 5: 24-29).
A salvação, então, se refere ao processo de ser salvo do castigo eterno, ou inferno e, em vez disso, ser levado à comunhão com Deus, por meio do qual alguém pode entrar Céu e viva eternamente com Deus.

O HOMEM PRECISA DE SALVAÇÃO?

1. A culpa do pecado.
Uma vez que "todos pecaram e carecem da glória de Deus", todos os homens são pecadores. E “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Esta morte pena não é a primeira morte. “Em Adão todos morrem”, tanto santos quanto pecadores (1 Coríntios 15:22). O salário do pecado é a segunda morte. Isto é o morte que é eterna, a pena que todos devemos procurar escapar. Deus tem recebeu a promessa: “Deixe o ímpio abandonar o seu caminho e o injusto homem seus pensamentos: e que ele volte para o Senhor, e Ele terá misericórdia para com ele; e ao nosso Deus, porque abundantemente perdoará ” (Isaías 55: 7).

Não praticar o pecado: “Afasta-te de mim, tu que praticas a iniquidade.” (Mt7: 23) “Ninguém
nascido de Deus pratica o pecado. ” (1Jo 3: 9) Ele não pode pecar a ponto de denominá-lo um
pecador em oposição a um santo. 12 “Todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado” (Jo 8: 34) e não pode ser "servo de Cristo" (1 Co 7: 22), pois "ninguém pode servir a dois senhores". (Mt 6:24)

O QUE É O PECADO?

A resposta a esta pergunta é encontrada nas palavras de João: 1 João 3: 4 - “Todo aquele que comete pecado transgride também o lei."
Esta é a definição de pecado mais abrangente nas Escrituras. Deus tem uma lei fundamental, imutável e eterna (Salmo 111: 7-8), e a violação dessa lei é pecado. O Deus imutável nunca vai deixar de lado
essa lei sagrada em qualquer plano para salvar o homem. Isso destruiria o próprio fundamento de Seu governo. E, lembre-se, a lei fundamental de Deus são os Dez Mandamentos.

A presença do pecado.
Romanos 16: 20 - “O Deus de paz esmagará Satanás sob a sua pés em breve. ”
Este teste significa que o pecado e seu originador, Satanás, serão sacrificados para sempre. E a morte será “destruída” (1 Coríntios 15:26). Lá não haverá mais pecado ou sofrimento. Deus nos salva da presença do pecado e cria um novo mundo de justiça para nós (2 Pedro 3:13) . Isto é Ato final de salvação de Deus.


“Tudo o que não provém da fé é pecado” (Romanos 14:23). Se um homem violar sua consciência, para ele é pecado. Para ter certeza, sua consciência deve estar aberta para iluminação e educação, mas ele deve guardá-la sagradamente. Se ele não o fizer, ficará tostado (1 Timóteo 4: 2). "Para aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado ” (Tiago4:17).

O único homem que não será responsabilizado por seus erros é o homem que não sabe que está pecando (Romanos 2:12) . Disse Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas agora dizeis: Vemos;
portanto o vosso pecado permanece ” (João 9:41).
Se fecharmos nossos olhos para não vermos, nossos ouvidos para não ouvirmos, então seremos responsáveis ​​pelo que conhecemos (Mateus 13:15). 
“Toda injustiça é pecado.” É assim que John resume tudo. A linha de demarcação entre o pecado e a justiça deve ser bem definida desenhado em nossas mentes.
Existe uma pergunta mais importante que o homem pode fazer do que o que devo fazer para
ser salvo do pecado? Um estudante de matemática cético encontrou uma nota sobre sua mesa, lendo: "De que aproveita ao homem ganhar a totalidade mundo, e perder sua própria alma? " Ele não conseguiu descobrir nenhum lucro, então ele entregou seu coração a Deus. Depois que um homem descobre o que fazer para ser salvo, então ele deve agir com base nesta informação vital e buscar a salvação para ele mesmo e seus entes queridos.

 O poder do pecado.

Romanos 8: 7 - “O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois é não sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode ser. ” Se Deus perdoou um homem pelos pecados do passado e não o salvou do poder do pecado, e então permitiu que o homem vivesse para sempre, Ele teria um pecador eterno, não é? Isso é apenas o que Deus não vai permitir. O homem pecador foi expulso da árvore da vida para que não
coma e viva para sempre (Gênesis 3: 22-23) . Não é suficiente apenas ter um barco para não afundar. Devemos ter força para remar contra a corrente para que não nos deixemos levar até que mergulhemos sobre o grande Niágara do pecado para a destruição eterna ção Toda a corrente do nosso pensamento e o fluxo rápido de nossas almas inquietas precisam ser transformadas para fluir em direção a Deus. Você não, mesmo agora, sente uma grande necessidade de mais poder em sua vida? Deus vai suprir
fornecer-lhe este poder tão necessário.

O Plano de Deus é a nossa Salvação

Deus, que de fato está intercedendo por nós?

Quem nos separará do amor de Cristo? 

Deve Tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 

Como isso está escrito: 'Por sua causa, estamos sendo mortos o dia todo; somos considerados ovelhas para ser abatidos. ' Não, em todas essas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou." (Rom 8: 31-37) Aqui encontramos tres perguntas. Elas representam quatro grandes ameaças à garantia, e um caso pode ser feito ... que Paulo responde a cada pergunta com outro de sua autoria, da forma como um pai pode instruir um filho, respondendo ao seu pergunta com outra que iluminaria a resposta.

• Separação final: Pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? Haverá tribulação,
ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito, 'Para
por amor de vocês, estamos sendo mortos o dia todo; somos considerados como ovelhas
abatidos. '” (vs35-36) Resposta: “ Não, em todas estas coisas somos mais do que vencedores
por aquele que nos amou. ” (vs37) Como? Por causa de nossa determinação? Não. “Eu posso fazer todas as coisas por aquele que me fortalece. ” (Fil 4:13)
• Condenação: Pergunta: “Quem deve condenar?” (34a) Resposta: “Cristo Jesus é aquele que
morreu - mais do que isso, quem foi ressuscitado - quem está à destra de Deus, quem de fato está
intercedendo por nós. ” (34b) Por que isso nos dá garantia? “O Pai não julga ninguém, mas
deu todo o julgamento ao Filho ” (Jo 5:23) e como Ele morreu em nosso lugar, “ há portanto
agora nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. ” (Rom8: 1)
• Acusação: Pergunta: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” (vs33a) Resposta: “É
é Deus quem justifica. ” (vs 33b) “Há um que te acusa: Moisés, a quem colocaste
sua esperança. ” (Jo 5: 45) Mas inclina-se, temos certeza, pois “por ele todo aquele que crê é libertado
de tudo de que você não poderia ser libertado pela lei de Moisés. ” (Atos 13: 39)
• Oposição: Pergunta: “Quem pode ser contra nós?” (vs31) Resposta: "Aquele que não poupou seu
próprio Filho, mas o abandonou por todos nós, como ele não nos dará também com ele graciosamente todos as coisas?" (vs33) Como isso traz segurança? Isso me mostra a prova da graça de Deus, nisso,
Como Abraão, ele não poupou seu próprio Filho. Indica a certeza da culpa perdoada.
Cristo foi 'entregue', não apenas pelas mãos de Judas, ou dos principais sacerdotes e governantes, ou
por Pôncio Pilatos ... [mas] pela mão de seu próprio pai. 

 O MÉTODO DE SALVAÇÃO 

Cristo morreu para salvar aqueles a quem Seu Pai Lhe deu

Mas como eles são trazidos para o verdadeiro gozo / experiência / posse da salvação?
As Escrituras ensinam que Deus trabalha em suas vidas, fazendo certas coisas em uma determinada ordem.

A chamada externa para salvação (Romanos 8: 28-30)
• Deus se dirige a todos os homens no que chamamos de 'revelação natural' - Salmo 19: 1-3, Romanos 1: 18-23, 32, 2: 14-15, 10-18. Mas Ele escolheu salvar Seu povo por meio da pregação do Evangelho. 1
Coríntios 1:21, Romanos 1:16, 10:17e nem todo mundo que ouve o Evangelho o aceita.

Por que alguns aceitam o Evangelho quando o ouvem, e outros não 

A razão não está no próprio Evangelho a mesma mensagem é pregada a todos Romanos 10:13 não há nada na mensagem em si que impeça um homem de aceitá-la
O motivo não está na natureza dos ouvintes: -

  1. •todos eles estão igualmente mortos, espiritualmente Efésios 2: 1
  2. •todos eles são naturalmente contra-Deus Romanos 8: 7-8
  3. •todos eles, abandonados a si mesmos, certamente nunca aceitariam o Evangelho salvador, mas iriam perecer em seus pecados 1 Coríntios 2:14.


A razão é que alguns são efetivamente chamados, e alguns não são Mateus 22:14

  1. •todos são chamados pela mesma mensagem, mas nem todos são 'chamados' por ela
  2. •apenas alguns recebem o chamado que realmente os uniu a Cristo Colossenses 1: 9
  3. •é um milagre - como Lázaro, eles ouvem a convocação divina e são realmente levados para Cristo por isso (DEUS chama!)
  • •outra ilustração e exemplo desta chamada é Zaqueu
  • •ser chamado é ser cristão Romanos 1: 6-7, Efésios 4: 1

A chamada eficaz para salvação
  1. •esta chamada especial e interna é mencionada em Romanos 8:30, 1 Coríntios 1: 9, 2
  2. Tessalonicenses 2: 13-14, 2 Pedro 1:10,
  3. •é um ato de Deus, e somente de Deus 1 Coríntios 1: 9, 2 Timóteo 1: 8-9
  4. •é especificamente atribuído a Deus o Pai - Romanos 8:30, 1 Coríntios 1: 9, Gálatas
  5. 1:15, Efésios 1: 17-18, 1 João 3: 1
  6. •é dado no tempo porque foi planejado na eternidade Romanos 8: 28-30, 2 Timóteo 1: 9,
  7. Efésios 1: 4, tudo faz parte do propósito de Deus em Cristo.
  8. •uma vez que é dado, nunca é retirado Romanos 11:29
  9. •é alto, santo e celestial - Filipenses 3:14, 2 Timóteo 1: 9, Hebreus 3: 1


Ninguém está perdido ou salvo contra sua vontade. O homem natural não quer o Evangelho!  vocação efetiva não é um ato de forçar, mas um ato de criação. Uma nova natureza e um novo serão dados A pessoa chamada QUER fazer o que não queria fazer antes.

  1. •ele vê o Evangelho como verdadeiro, como um cego vê o sol 2 Tessalonicenses 2: 13-14
  2. •ele vê sua indignidade e culpa diante de Deus. Atos 2:37
  3. •ele é atraído pelo Salvador. João 6:44.
  4. •ele se volta de seu pecado para este Salvador. Ezequiel 11:19, 36: 26-27. Atos 26:18.
Dois perigos a evitar
A chamada eficaz pode ser repentina ou gradual, pode ser acompanhada por fortes sentimentos, ou não. Não presuma que, porque você teve experiências religiosas repentinas acompanhadas por profundos sentimentos, de que você foi efetivamente chamado.
Onde está sua fé agora?
  1. •essa é a questão de decidir se você foi chamado ou não,
  2. •porque a VERDADEIRA chamada sempre leva a CONTINUAÇÃO DA FÉ. 2 Pedro 1:10
Se você não é convertido, não fique sentado esperando por alguma experiência mística.
  1. •você é COMANDADO pela Palavra de Deus a se arrepender e crer no Evangelho.
  2. •se você não fizer isso, você vai morrer
  3. •se você fizer isso, você será salvo
  4. •isso, por sua vez, vai provar que você foi efetivamente chamado você não pode ter essa garantia até que tenha acreditado.
estudo bíblico sobre a salvação


Cristo morreu para salvar aqueles a quem Seu Pai Lhe havia dado.
Por uma série de atos. Deus traz essas pessoas para realmente possuírem esta salvação
  1. •o primeiro ato é chamar, Deus chama, Seu povo vem
  2. •mas como podem os homens mortos ouvir o chamado, obedecê-lo e vir?
  3. •isso nunca aconteceria - se não fosse pela regeneração.


Paulo aponta em Efésios 2: 4-10. é que Deus é rico em misericórdia porque Ele tem um grande amor por nós. Em outras palavras, é Deus quem inicia o processo de salvação.

Ele não suporta ver o homem perdido em seus pecados. Assim, é por causa da graça - Deus não merecido favor em nosso nome - que Ele nos perdoa de nossos pecados. Graça é o amor de Deus em ação.
Observe que Paulo desconsidera a possibilidade de alguém ser salvo por boas obras. Alguns
as pessoas acham que, se forem boas o suficiente, irão para o céu. Mas já vimos
que ninguém pode se gabar de ser bom o suficiente. O pecado é um fator na vida de todos. Não
alguém sempre fará boas obras para salvar a si mesmo.
A terceira coisa que precisamos observar nesta passagem é que devemos crer (ter fé).
Embora Jesus tenha morrido pelos pecados da humanidade na Cruz, a salvação não é automática. Cada
a pessoa deve exercer sua própria fé para se apropriar da salvação.

Em Gálatas 2: 15-16. que ou em quem se deve ter fé para receber a salvação? Alguns esperam salvação aderindo a uma religião ou credo, e outros acreditam que vem por meio da igreja Filiação. Outros, ainda, compararam a salvação com o batismo cristão.

Salvação por meio de uma pessoa Mas a salvação não está envolvida em uma crença ou em uma igreja ou em uma ação. Em vez disso, é para ser encontrado na pessoa de Jesus, pois a Bíblia nos diz que a salvação é recebida apenas através da fé em Jesus Cristo. Paulo escreve em Romanos 6:23, “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor. ”
Então, quando Paulo e outros escritores do Novo Testamento dizem que uma pessoa é salva "pela fé", eles não significam fé em tudo o que uma pessoa deseja acreditar. Em vez disso, significam fé em
Jesus, fé que Ele morreu por nós e que Ele é Aquele que Deus enviou para ser nosso Salvador.

A santidade do evangelho: Há uma luz espiritual e salvadora nesta santidade do evangelho, como a fonte e princípio disso, capacitando a mente e o entendimento para conhecer a Deus em Cristo e discernir coisas espirituais. 3 “Deus ... é aquele que brilhou em nossos corações para nos dar a luz do glorioso conhecimento de Deus na face de Cristo. ” (2Cor4: 6 NET ) Paulo chama seu pré-Cristo de “ zelo ... [e] justiça ” (Fil 3: 6) “ a aparência de sabedoria com [sua] adoração auto-imposta e falsa
humildade." (Colossenses 2:23) A carne às vezes pode concordar com a lei de que algo é bom. Mas
aprová-lo porque acontece de ser do interesse próprio, e não porque a lei de Deus
exige, não é o que consiste a fé salvadora ... Não é acompanhada de um amor pelas coisas
eles mesmos que são bons, como eles são bons, e um ódio de coisas contrárias. 3 Evangelho
santidade diz: “Eu me deleito na lei de Deus, em meu ser interior” (Rm 7.22) porque “a água
Eu lhe dou que se tornará nele uma fonte de água que salta para a vida eterna ” (Jo 4, 14), q

A regeneração SEMPRE traz uma pessoa a Cristo.
•todos os que são regenerados recebem a fé salvadora João 1: 12-13, Efésios 2: 1-10, 2
Tessalonicenses 2:13, 1 João 5: 1, 4.
•todos os que são regenerados são mudados internamente e diferentes externamente (Isso ocorre porque
regeneração é a implantação da nova natureza, que inevitavelmente se afirma cada vez mais na santificação). Ezequiel 36: 25-26, 2 Coríntios 4: 6, 5:17, 1 João 2:29, 3: 9, 4: 7, 5:18
É modelado na ressurreição de Cristo
•isso é ensinado em 1 Pedro 1: 3.
•o poder que operou Nele é o mesmo poder que opera em cada crente Efésios 1: 19-20.
• todos por quem Ele morreu certamente experimentarão este milagre divino de regeneração.
Efésios 2: 5, Tito 3: 5-6.
* A salvação é, portanto, considerada inteiramente pela graça de Deus. *
* E muito da 'pregação do Evangelho' moderna é vista como errada


Referências: 

www.HeavenPreparation.org
https://irp-cdn.multiscreensite.com/78bb8ef4/files/uploaded/NELTHAuVSZ6Ru8mnutet_Day%204%20-%20The%20Plan%20of%20Salvation.pdf
https://www.knowyourbiblerecordings.org/notes/N-TOPTOS.pdf

Paul Washer;  Charles Spurgeon;  John Owen;  A.W. Cor de rosa; Horatius Bonar;
 Martinho Lutero;  Sinclair Ferguson; Confissão de fé de Westminster;  Matthew Poole; John
https://www.clarkroadchapel.nz/wp-content/uploads/2019/10/The-Gospel-Study-What-is-Salvation-Section-5-Necessities-Evidences-and- Assurances-of-Salvation.pdf .




Confira:
Destaques
Compartilhe nas Redes Sociais!
Compartilhe Compartilhe Compartilhe

Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!


Versões Bíblicas consultadas ou citadas:
Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Autor Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Boas Novas - FATEP.

Relacionadas
Publicidade
0 comentários:
 

Pesquisar
Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Compartilhamos Nossa Missão de Visão missionária de temas da Bíblia Sagrada como cristianismo, teologia e histórias bíblicas e da igreja cristã, Escola Bíblica Dominical, conteúdo para colégio cristão.

1 e 2 Reis 1 e 2 Crônicas 1 e 2 Pedro 1 e 2 Samuel 2 Timóteo Atos Daniel Eclesiastes Efésios Esdras Êxodo Filipenses Gênesis Hebreus Isaías Jeremias Jó João Jonas Josué Lucas Malaquias Mateus Números Provérbios Salmos Sofonias Zacarias

voltar