Pregação sobre Nicodemos: A Busca de uma Direção Espiritual João 3:1-21
Jesus fala com Nicodemos (Augustus Nicodemus), um membro religioso e social (João 3: 1-21). Jesus começou sua conversa com Nicodemos entendendo quem ele era e onde estava.
Nicodemos era um fariseu. Amava a lei de Deus, obediência e piedade. Ele também fazia parte do Sinédrio. Homens ricos, educados e proeminentes. Ele era um professor de Israel - Amava a palavra de Deus e as pessoas.
Este homem não parece se opor a Jesus. Ele veio à noite e sozinho ... Provavelmente buscando uma verdadeira direção espiritual.
1. Nicodemos em busca da orientação espiritual
Jesus estava disponível e acessível a ele (v. 1-2). Ele veio a Jesus em um momento inconveniente - João enfatiza que era à noite (7:50; 19:39) ... Devia ser muito tarde!
Jesus não parece irritado ou incomodado, mas acolhedor ... Ele não deu uma resposta curta e enlatada ... cedeu um tempo valioso.
Nicodemos tinha que ter grande confiança em Jesus ... Ele certamente baseou isso em ver a resposta convidativa de Jesus aos outros.
Jesus falou com ele com uma linguagem interna, desafiando seu pensamento e fazendo com que ele olhasse mais profundamente (vs. 3-9). Nicodemos estava pronto para um ensino mais robusto.
Ele tinha muito conhecimento espiritualmente, então Jesus vai direto ao ponto em sua vida espiritual.
2. Nicodemos precisava do novo nascimento
Enquanto Jesus fala, sua mente está presa no físico. Como um homem adulto pode nascer novamente? Parecia impossível.
A mensagem é que o reino é um tipo diferente de reino que requer um tipo diferente de entrada. Não foi baseado em linha de sangue ou educação, mas em um coração transformado.
O renascimento pela água era familiar para ele por causa da história de Israel ... Noé, Israel no Mar Vermelho, Israel no Jordão
Jesus falou de forma mais clara e direta (v. 10-12). Jesus o considera responsável devido à sua posição
Jesus foi direto sobre seu problema: Você não entende ... você não vai aceitar ... você não acredita
Não um problema intelectual, mas um problema de escolha ... Ele poderia não ver porque ele não queria ver, ainda tinha um bloqueio na mente.
Ele precisava ouvir a verdade de uma forma inconfundível. Doeu, mas a franca honestidade de Jesus foi realmente cheia de graça! Ele está dando a ele a chance de entender, aceitar e acreditar!
Jesus conduziu a conversa por uma ponte de terreno comum para mostrar a ele o plano de salvação de Deus e a resposta das pessoas a ele (v. 13-21)
Uma ótima oportunidade! Nicodemos tem uma longa discussão sobre a obra redentora de Jesus e recebe pessoalmente o que consideramos ser o maior versículo de toda a Bíblia!
3. Nicodemos poderia receber a vida espiritual e eterna em vez da morte colocando sua fé em Jesus Cristo para “novo nascimento”.
A razão pela qual Nicodemos precisava de nascimento espiritual era porque ele não sabia como alcançar Deus, embora fosse um líder judeu que podia ver o poder de Jesus (1-2).
Como um importante líder judeu, Nicodemos deveria saber como chegar a Deus (1).
Nicodemos admitiu que Cristo era de Deus devido aos Seus poderes milagrosos (2).
Jesus insistiu que a maneira como Nicodemos poderia receber a vida espiritual e eterna era por meio de um nascimento espiritual (3-8). Jesus desviou a atenção dos milagres para a necessidade real de Nicodemos o novo nascimento (3).
Nicodemos questionou como isso poderia ser físico (4). Jesus explicou é espiritual e não físico (5-8).
- 1.As pessoas entram no céu somente após o nascimento físico e espiritual (5).
- 2.Somente o Espírito pode produzir novos corações (6).
- 3. O conceito não é difícil de entender quando se vê o vento soprando sem que alguém o dirija (7-8).
Jesus ficou surpreso que Nicodemos não entendia o nascimento espiritual [uma vez que foi ensinado em Ezequiel 36] (9-10).
- A fonte deste ensinamento era o céu (11-13).
- A maneira do novo nascimento era pela fé em Jesus Cristo (14-15).
- A recompensa da vida eterna por aceitar a Cristo contrasta com a pena de morte eterna por rejeitar o novo nascimento (16-21).
4. O que o novo nascimento representa?
- O novo nascimento é uma nova criatura (2 Coríntios 5:17).
- O novo nascimento é uma ressurreição espiritual (Ef 2: 1-9).
- O novo nascimento é regeneração (Tito 3: 5).
- O novo nascimento é participar da natureza divina de Deus (2 Pedro 1: 4).
- O novo nascimento é receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor, pela fé (João 1:12)
- O novo nascimento está sendo feito “justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).
- O novo nascimento é obrigatório se você deseja se tornar um filho de Deus: “Você deve nascer novamente".
Quem é como Nicodemos hoje?
Talvez haja algo errado em sua teologia, talvez seja na prática prática de sua fé.
Ele conhece bem a Bíblia. Sabe o que é a graça de Deus e a salvação do homem!
Jesus usou este evento para mostrar a ele algo maior ... Deus usando Sua morte na cruz para trazer salvação a todos os homens.
Provavelmente estamos muito intimidados para falar com essa pessoa ... E se ela fizer uma pergunta para a qual não sabemos a resposta? E se nossa falta de respostas os desestimular? E se esquecermos?
Converse com Jesus!
Compartilhe nas Redes Sociais!