Publicidade

Sermão sobre Esperança: Real e Verdadeira para o Cristão. Romanos 8:24

Sermão sobre Esperança: Real e Verdadeira para o Cristão. Romanos 8:24

Às vezes, a esperança é realizada com grande confiança e expectativa de que será realizada. Em outras ocasiões, nós usamos a linguagem da esperança contra a nossa própria esperança , significando que mantemos a esperança onde não há motivos razoáveis ​​para o fazer.

Se a esperança parece tão desesperadoramente vazia, por que nós continuamos a ter esperança? Porque ainda há Esperança Real para o Cristão

Não perca a esperança. Ainda há Esperança Real para o Cristão que é a esperança bíblica inseparável da fé. 

O que é a esperança para o Cristão?


1. Ainda há Esperança Real para o Cristão que Confia no Senhor

A esperança bíblica não depende da visão física. “Pois na esperança fomos salvos, mas se esperamos o que é visto não é esperança; (Rom. 8:24). A esperança bíblica resulta em verdadeira alegria. “Regozijando-se em esperança ”(Rom. 12:12).  A esperança bíblica persevera. “... firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo ”(I Tess. 1: 3).

A esperança aumenta à medida que os crentes refletem e meditam nas Escrituras. “... através da perseverança e o incentivo das Escrituras, podemos ter esperança ”(Rom. 15: 4).

  • Ainda há esperança estabelecida pela palavra
  • Ainda há esperançam mantida e fortalecida pela palavra
  • Ainda há esperança para quem anda pela fé (2 Coríntios 5:17)
  • Ainda há esperança na Oração (Tia. 5:15)

2.  Ainda há Esperança para o crente suportar provações e sofrimentos

Pedro nos ensina em sua passagem em 1 Pedro 1:13.13  que devemos estar sempre com as mentes alertas e totalmente sóbrias, e a esperança na graça que será trazida a nós quando Jesus Cristo for revelado em nossa vinda.

Já em Romanos 5: 1-5. aprendemos que uma vez que fomos justificados quando cremos, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem nós obtivemos acesso pela fé a esta graça. E nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 

Por um lado, a esperança que temos em Jesus Cristo nos sustenta nas provações, o sofrimento, a dificuldade, a dor que entra em nossa vida. E você estará preparado e fortalecido para por muito tempo antes de enfrentar algumas provações, dores, sofrimento e dificuldades. 

Alguns de nós estão em situação boa hoje. Mesmo assim, vivemos o suficiente para saber que as provações estão chegando.

Sofrimento está vindo?  As dificuldades estão chegando?

Então, Deus, através de Jesus, pelo poder do Santo que vive em nós nos dá esperança em meio a essas provações para suportá-las. Para regozijar-se com eles. Para vê-los como algo bom, embora, talvez, o inimigo queira usá-los para nos destruir. 


3. Ainda há Esperança Real para o crente que confia em Deus

Os verdadeiros crentes colocam sua esperança somente em Deus. "Mas isso eu admito ... eu sirvo ao Deus de nossos pais ... tendo esperança em Deus ”(Atos 24: 14-15; I Pedro 1:21).

A esperança vem de colocar a nossa confiança em Deus por causa da confiabilidade de Seu caráter e promessas, e podemos ter esperança pelas promessas que Ele nos fez.

A Esperança nos dá garantia “Pois eu sei os planos que tenho para você,” declara o SENHOR, “planos para prosperar e não para prejudicá-lo. Ele planeja dar a você esperança e um futuro. Jeremias 29:11.

A Esperança nos dá confiança, a fé é a confiança no que nós esperamos  e segurança sobre o que nós não podemos ver(Hebreus 11).  

A Esperança nos dá encorajamento, não desilude, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo [que] foi dado a nós. (Romanos 5: 5).

4. Ainda há Esperança Real em Jesus Cristo

Jesus Cristo, " a luz do mundo " (João 8:20), é a nossa esperança porque Ele é a verdade suprema e eterna (cf. João 14: 6), Aquele que é o mesmo ontem e hoje e para sempre (Hebreus 13: 8), e Sua palavra é a verdade (cf. João17:17; 1 Timóteo 2:15).

Jesus Cristo, o vencedor sobre o pecado, a morte e o inferno, é a nossa esperança porque Ele é nossa Paz , Aquele que reconciliou o homem com Deus (Efésios 2:14), por meio dele, todos obtêm acesso ao Pai (Efésios 2:18). 

Jesus Cristo, nosso Misericordioso Benfeitor, é nossa Esperança porque Ele assumiu mesmo o ser humano, o purificou, santificou e o ressuscitou na glória, na intimidade do amor eterno.

 Cristo nosso Senhor é o Porta que conduz ao interior da vida divina e da comunhão, a Porta através da qual quem entrar será salvo (cf. João 10: 9). Portanto, pode-se sentir em relação íntima entre esperança e salvação afirmada repetidamente no Novo Testamento: “nesta esperança fomos salvos” (Romanos 8:24), porque “todos os quetem esta esperança nele, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro ” (1 João 3: 3)


5.Ainda há Esperança Real para Cristão no Amor

O amor que aumenta a esperança.

Romanos 5: 5 nos ensina que a esperança não envergonha; porque o amor de Deus é derramado no exterior em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. 

Nossa esperança não será inútil - não teremos vergonha de esperar por algo e não recebê-lo - porque o amor de Deus, o próprio Deus está em nós.

Se amarmos e agirmos com amor, Deus está conosco, e com Deus nossas esperanças serão sobrecarregadas. 

Nossas esperanças serão reais para nós, não vagas em algum lugar no futuro. Ele nos dará maiores esperanças e nos permitirá alcançá-las também. (Romanos 15:13)

Já em Gálatas 5: 6 aprendemos que em Jesus Cristo nem a circuncisão vale coisa alguma, nem incircuncisão; mas a fé que opera por amor.

A fé bíblica que moverá montanhas (Mateus 21:21), opera por amor. Será fortalecida por vivermos no amor, por vivermos em Deus. 

Ele fortalecerá e nos capacitará a alcançar todas as esperanças que Ele nos dará.

Homem de braços abertos

👉  10 Esboços de Sermões Recentes. Confira! >>

Jesus nos oferece uma esperança que não decepciona. 

Quando colocamos nossa esperança nas coisas mundanas ou ídolos, eles falharão e nos decepcionarão. 

Deus é fiel às suas promessas e, para ver isso plenamente, devemos entender o que Deus nos prometeu. Vamos desvendar as promessas de Deus e oferecer maneiras práticas para confiar plenamente na fidelidade de Deus - o que significa realmente ter esperança viva.

Nossa vida de oração é a base de nosso relacionamento com Jesus Cristo. 

Em tempos de provação, nos voltamos para ele, nossa rocha. Queremos dizer que devemos orar, especialmente em meio ao sofrimento e incerteza. “Minha alma, descanse só em Deus, de quem vem a minha esperança” (Salmo 62: 5).

Compartilhe essa mensagem com alguém que você queira levar a esperança do cristão. A esperança em Deus.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)