Publicidade

Pregação sobre Ouvir a Voz de Deus Tiago 1: 19-27

“Ouça a palavra de Deus ...” Tiago 1: 19-27


• Este não é apenas um conselho. Tiago diz isso para pessoas que estão passando por todos os tipos de provações (1: 2-12).

Ouvir a Deus é ouvir sua palavra nas Escrituras 2 Pedro 1:19-21. Expanda o pensamento de 16-18

Tempos difíceis, é particularmente importante que sejamos rápidos em ouvir a palavra de Deus, pois apenas a palavra de Deus que pode nos dar a perspectiva de que precisamos nas provações. Precisamos de Obediência.

Quando enfrentando provações ou tentações, seremos rápidos em culpar a Deus se formos lentos para ouvir sua palavra.

A palavra é profética (2 Pedro 1:19a) e Você deve prestar atenção a (2 Pedro 1:19b) e ouvir a Deus é ouvir Sua palavra nas Escrituras (2 Pedro 1:20-21)

Publicidade

1. Ouvir a voz de Deus te leva a obediência.

Se nós somos somos lentos para ouvir e rápido para ficar com raiva, então a palavra de Deus produzirá poucos frutos em nossas vidas por não praticarmos a obediência.

De certa forma, o que Tiago está descrevendo em v19-20 é o tipo certo de solo que a Palavra de Deus precisa se for para produzir a justiça que Deus deseja. 

Ser rápido para falar muitas vezes anda de mãos dadas com ficar com raiva. Quando paramos para ouvir também nos ajuda a nos acalmar e não ficar com raiva.

Deus quer que seu povo produza o fruto da justiça em nossas vidas e se livre de toda sujeira moral e mal (v20-21). Fazemos isso quando ouvimos e aceitamos humildemente a palavra plantada em nós. 

Quanto mais ouvimos a palavra de Deus, melhor equipados estaremos para a vida

2. Ouvir a voz de Deus “... Mas não apenas escute a palavra de Deus ... faça o que ela diz!”

A palavra de Deus está plantada em nós (21), mas isso não significa que devemos ser passivos como o solo (v22.) Devemos ser ativos na obediência ao que Deus nos diz.

A palavra de Deus é como um espelho que nos mostra a nós mesmos (v23-24). O que importa com um espelho não é o olhar, mas a ação que realizamos como resultado do olhar. Então nós não devemos vir à Bíblia principalmente para nos ajudar a entender outras pessoas ou o mundo em volta de nós. Procuramos a Bíblia para que ela possa nos mostrar como somos e como precisamos mudar. 

Isso se reflete em nosso estudo da Bíblia? Ou nós frequentemente passam mais tempo aplicando a passagem a outras pessoas do que especificamente a nós mesmos?

3. O importante sobre a palavra de Deus não é o quanto sabemos, mas o quanto nós obedecemos

O versículo 25 nos fornece a motivação para obedecer à palavra de Deus.  Obedecemos a palavra de Deus porque a palavra de Deus é perfeita e obedecê-la traz liberdade e bênçãos. Nossos corações pecaminosos nos dizem que a obediência limitará nossa liberdade, mas a verdadeira liberdade é encontrada em obedecer a Deus porque é para isso que fomos feitos.

Isso significa que devemos nunca se ressentir da palavra de Deus quando ela nos desafia a mudar nosso comportamento. Precisamos de obediência. Quando Deus nos corrige pode não ser confortável, mas é para nossa liberdade e bem.

Sermão - Pregação sobre Ouvir a Voz de Deus Tiago 1: 19-27

Conclusão

Esta passagem gira em torno de uma grande questão: Obediência - “Como você ouve a palavra de Deus?” Você é um bom ouvinte? O que é um bom ouvinte? Você é alguém que apressa o seu tempo diário com a palavra de Deus ou você desacelera e se dá tempo e espaço para pensar e responder à palavra de Deus? Ouvindo a voz de Deus




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
1 comments:
Pr Washington disse...

Graça e paz. Deus seja louvado por este estudo. vou aplicar no sermão desta noite e em minha vida. 09/04/2024 ás 16:40.

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)