Promovendo a Unidade Gálatas 2: 1-10
Introdução :
Uma Igreja Conectada promove a Unidade permitindo uma conexão entre os irmãos com membros ativos e engajados. Todos estão realmente conectados a Deus e Deus está continuamente trabalhando para o bem em suas vidas.
Esta passagem se refere ao que provavelmente foi a terceira viagem de Paulo a Jerusalém nos 14 anos desde sua conversão. Ele nos diz (v. 1) que estava viajando com seus dois bons amigos, Barnabé e Tito. Ele decidiu somente após uma revelação na qual Deus lhe disse para ir e conferenciar com os líderes da igreja em Jerusalém sobre a mensagem que ele estava pregando aos gentios.
Em um mundo marcado por divisões, a unidade da Igreja é um testemunho poderoso. A carta de Paulo aos Gálatas nos oferece uma visão prática de como a igreja primitiva, apesar das diferenças, se manteve unida em sua missão.
Nosso texto-base, Gálatas 2:1-10, nos mostra que uma Igreja conectada não apenas evita conflitos, mas também promove a unidade e o avanço do Evangelho.
Vamos explorar sete verdades que nos ensinam como construir e manter a unidade na Igreja, através de uma conexão genuína e proposital.
1. A Importância de Manter a Comunhão Entre Líderes
A unidade da igreja começa no topo. Paulo relata sua visita a Jerusalém: "...subi a Jerusalém com Barnabé... e lhes expus o evangelho... para não correr ou ter corrido em vão" (Gálatas 2:1-2).
A unidade começa quando os líderes se reúnem para alinhar a mensagem e a visão da igreja. A comunhão entre os líderes garante que a obra de Deus seja feita de forma cooperativa, e não competitiva.
Quando Paulo levou Tito (um grego) a Jerusalém pela primeira vez, os judaizantes disseram que ele deveria ser circuncidado. Paulo se recusou terminantemente a ceder às suas exigências. Os apóstolos concordaram que o circuncismo era um rito desnecessário para os crentes gentios. Lembre-se de que esta carta está sendo escrita aos gálatas e, ao mostrar que os apóstolos concordavam que Tito, um gentio, não precisava ser circuncidado, certamente mostra que também não era necessário para os gálatas.
2. O Respeito às Diferenças Culturais sem Perder o Evangelho
A Igreja é multicultural por natureza. Paulo nos mostra que a unidade não significa uniformidade. Ele diz que "nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se" (Gálatas 2:3). Uma igreja conectada respeita culturas e costumes diferentes, desde que a verdade bíblica seja preservada. A unidade é construída na essência do Evangelho, não em rituais ou tradições culturais.
Os fariseus convertidos ainda achavam que os gentios deveriam ser circuncidados e obrigados a obedecer à lei de Moisés antes que pudessem se tornar cristãos e serem salvos. Paulo, Barabus e Pedro acreditavam que isso não era necessário.
Por que algumas pessoas na igreja hoje se consideram melhores do que outras? Que padrões feitos pelo homem você impõe aos outros, por exemplo, vestimenta, fala, ações, etc.? No versículo 6, Paulo diz que “Deus não julga pelas aparências externas”. Que mensagem (nós) devemos tirar dessa declaração? É importante que as lideranças levem a unidade da igreja.
3. Resistir a Divisões Causadas por Falsos Ensinamentos
A unidade verdadeira não significa aceitar todo tipo de doutrina. Paulo foi firme contra os falsos mestres que se intrometeram na igreja: "...falsos irmãos que se intrometeram para espiar... aos quais nem ainda por uma hora cedemos..." (Gálatas 2:4-5). A unidade em Cristo nos leva a nos mantermos firmes na verdade bíblica e a resistir a ensinamentos que possam distorcer o Evangelho e criar divisões.
4. Reconhecer que a Missão É a Mesma, mas os Campos São Diferentes
A Igreja tem uma só missão, mas diferentes estratégias para alcançá-la. Paulo e Pedro reconheceram isso mutuamente: "...foi-me confiado o evangelho da incircuncisão, como a Pedro o da circuncisão" (Gálatas 2:7). Uma igreja conectada entende que cada ministério tem seu público-alvo, mas todos trabalham pelo mesmo reino. Não há competição, mas cooperação na colheita.
Normalmente pensamos em "tomar uma posição" como algo que fazemos quando alguém está tentando nos levar a um comportamento, mas Paulo está assumindo uma postura dura contra pessoas que pareciam ser e pensavam que estavam acima de outras. Paulo procurou a unidade
Por que se consideravam melhores do que os outros? Esse é um dos Problemas enfrentados hoje por muitas igrejas.
5. Reconhecimento Mútuo e Apoio Ministerial
A unidade se fortalece quando os líderes se reconhecem e se apoiam mutuamente. Paulo relata: "...Tiago, Cefas e João... nos estenderam a destra de comunhão" (Gálatas 2:9). O aperto de mão entre esses líderes simbolizou a aceitação mútua e o apoio à obra uns dos outros. A unidade é um ato de humildade e reconhecimento de que todos fazemos parte do mesmo time.
6. A Unidade Também Se Expressa em Cuidado Social
A comunhão na Igreja não é apenas espiritual, mas também prática. O texto nos diz: "Recomendaram-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência" (Gálatas 2:10). Uma igreja conectada promove a comunhão espiritual e também se expressa em ações práticas de amor. O amor de Cristo nos impulsiona a cuidar dos necessitados.
7. A Conexão da Igreja É um Testemunho para o Mundo
A unidade visível entre os irmãos é uma poderosa pregação do Evangelho. Jesus, em João 17:21, orou: "Para que todos sejam um... para que o mundo creia que tu me enviaste." A unidade da Igreja não é apenas para o nosso próprio bem, mas é uma prova para o mundo de que Jesus é o Filho de Deus.
Uma igreja conectada não é uma igreja sem problemas, mas uma igreja que trabalha para a unidade em meio às diferenças. Que possamos, hoje, ser instrumentos de Deus para construir e fortalecer a unidade em nossas igrejas, para que o mundo possa ver o amor de Cristo.
8. Uma Igreja Conectada Promove a Unidade da Igreja Conversando com os membros
Às vezes, evitamos conversar com outras pessoas porque estamos preocupados com a reação delas. Você normalmente discute suas idéias e planos com outras pessoas? Com quem? O que geralmente acontece quando você faz / não faz?
Freqüentemente evitamos conversar com outras pessoas porque tememos que problemas ou discussões possam se desenvolver. Às vezes, sentimos que é mais fácil fugir de um problema do que enfrentá-lo. Às vezes, sentimos que estamos fazendo a "coisa certa" e que os outros simplesmente não entenderiam.
Mas Paulo se reuniu com os líderes. Na igreja conectada os membros estão em uma jornada espiritual
Dê um exemplo de uma ocasião em que você discutiu ou não seus planos. O que aconteceu?
Como discípulos de Jesus, estamos conectados a Deus como membros do Corpo de Cristo, com Jesus como a cabeça. Estamos conectados uns aos outros como membros da Família de Deus.
Estamos unidos como família por meio de nosso problema comum e da provisão de Deus. Nossa vocação compartilhada e a causa nos une em missão e propósito.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


