Publicidade

Estudo Bíblico sobre os Livros Poéticos

  • Você sabia que a Bíblia contém poesia e livros cheios de sabedoria? 

Estudo Bíblico: Livros Poéticos

O que são Livros Poéticos?

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão compõem os Livros Poéticos do Antigo Testamento. Lamentações poderia ser facilmente adicionada a esta lista, pois consiste em 5 salmos de lamento que refletem sobre a queda de Jerusalém. Além disso, Jó, Provérbios e Eclesiastes formam um subconjunto da poesia bíblica chamada literatura de sabedoria. Esses livros são caracterizados por frases curtas que orientam as pessoas para que possam escolher o caminho correto e viver um estilo de vida piedoso. Jó é um debate de sabedoria entre Jó, seus 4 amigos e, finalmente, Deus. A poesia, porém, não se limita a esses seis livros. A poesia bíblica também é encontrada em toda a literatura profética. Muitas das profecias registradas no Antigo Testamento vêm em forma poética, 

Livros poéticos bíblicos 

5 livros poéticos:
  1. Jó,
  2. Salmos,
  3. Provérbios,
  4. Eclesiastes,
  5. Cantares de Salomão
• Dos sessenta e seis livros da Bíblia (trinta e nove no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento), cinco são escritos em forma poética. (Como declarado acima, Lamentações também é poético, mas está emparelhado na Bíblia cristã com as profecias de Jeremias, como ele é considerado o autor.)
• A literatura sapiencial é a terceira seção da Bíblia.
• Localiza-se no Antigo Testamento.
• Esses livros foram escritos principalmente durante a Era de Ouro de Israel no tempo de Davi e Salomão (1040-931 aC ).
• Eles falaram com Israel então, mas também falam conosco hoje.
• O valor desta porção da Escritura está no belo equilíbrio entre a obra do Espírito Santo e as mais profundas emoções humanas e expressões. “Sabendo primeiro isto, que nenhuma profecia da Escritura é de qualquer interpretação privada. Pois a profecia não veio nos tempos antigos pela vontade do homem: mas os homens santos de Deus falaram movidos pelo Santo Espírito” (II Pedro 1:20–21)

Poesia hebraica

• A poesia hebraica é marcada por duas características significativas: um ritmo de pensamento e um ritmo de som.

Ritmo de Pensamento ~ Paralelismo A poesia hebraica não usa rimas, mas usa um "ritmo de pensamento" em que as ideias são colocados lado a lado - isso é conhecido como paralelismo .

▪ Existem várias formas principais de paralelismo na poesia hebraica:
  • 1. Sinônimo de paralelismo. (Sl 1: 2; 7:16; 15: 1; 19: 1;49: 1; 51: 3; Pv 9:10; 16:18, 28; 19:29):Salmo 19: 1 .
  • 2. Paralelismo Antitético. (Sal 1: 6; Pv 10: 1, 2, 4, 7): Provérbios 10: 1
  • 3. Paralelismo Sintético (Salmos 3: 4; 29: 1; 95: 3; Ec 11: 1):Salmo 29: 1
  • 4. Paralelismo emblemático (Sa 42: 1; 103: 13):Salmo 42: 1
Além do paralelismo, existe uma variedade de outras características estruturais. Há muitos para tentar listar todos eles. Alguns exemplos dignos de nota são os seguintes:

Acrósticos são poemas em que cada linha começa com uma letra seguindo um padrão. Na Bíblia existem vários poemas acrósticos que usam as letras do alfabeto hebraico em ordem. Exemplos são Salmos 111-112[110-111], Salmo 119[118] e Provérbios 31. Não podemos ver isso a menos que os estejamos lendo em hebraico ou uma ferramenta de estudo nos diga. Acrósticos são usados ​​por seu valor artístico e para ajudar na memorização.

A repetição é freqüentemente usada, principalmente para dar ênfase. O Salmo 113[112] é um bom exemplo com sua repetição de “louvor”.

A inclusão é uma forma que começa e termina um salmo com as mesmas palavras. O Salmo 113[112] começa e termina com frases idênticas às do Salmo 148:1, 14. A inclusão é outra forma de enfatizar os principais temas de um salmo. Também dá uma sensação de totalidade ou completude, tornando os salmos como um pacote embrulhado usando as palavras repetidas.

O quiasma é uma estrutura com o nome da letra grega chi, que tem a forma de um “X”. A primeira metade de um quiasma tem elementos que correspondem aos elementos da segunda metade na ordem inversa. O Salmo 8 pode ser analisado dessa maneira.

A poesia hebraica é caracterizada por figuras vívidas de linguagem: 

Figuras de linguagem
    • 1. Símile (Sl 1: 3-4)
    • 2. Metáfora (Sl 23:1)
    • 3. Implicação (Sl. 22;16, Jer. 4:7)
    • 4. Hipérbole- O uso de exagero para enfatizar um ponto (Sl. 6:6; 78:27; 107:26).
    • 5. Perguntas retóricas (Salmos 35:10, 56:8, 94:6; 106:2).
    • 6. Metonímia (ps.5:9; 18:2; 57:9; 73:9)
    • 7. Antropomorfismo - Atribuir uma parte apropriada do corpo humano à Pessoa de Deus para transmitir alguma verdade sobre Deus. (Sl 11:4; 18:15; 31:2; 32:8)
    • 8. Zoomorfismo – (Sl 17:8; 36:7; 63:7; 91:4)
    • 9. Personificação – Atribuir as características de um ser humano a objetos sem vida (Sl 35:10; 77:16; 96:11, 104:19).
    • 10. Apóstrofe – Dirigindo-se a objetos sem vida (Sl 114:5.

Em geral, existem três grandes categorias de poesia hebraica: 
(1) poesia lírica, que era originalmente acompanhada por música na lira (os Salmos); 
(2) poesia didática, que   foi projetada para comunicar os princípios básicos da vida (Provérbios, Eclesiastes); e 
(3) poesia dramática ,que usou o diálogo para comunicar sua mensagem (Jó e os Cânticos de Salomão)

Imagens

A poesia bíblica também é muito mais cheia de imagens do que prosa. A imaginação é o uso de conceitos visuais ou outros conceitos sensoriais para descrever outra coisa, especialmente coisas abstratas ou invisíveis.  Por exemplo, “Deus é uma fortaleza” (48.3). “O sol é um homem forte” (19.5). “Os inimigos são touros fortes que me cercam” (22.12).

Por que a poesia faz isso? Com sua densidade de expressão, a poesia tem um impacto emocional maior sobre nós. A imaginação é uma das principais formas de fazê-lo. A dessemelhança entre a imagem e a coisa a que ela se refere nos surpreende, levando-nos a olhar mais de perto as coisas. As imagens trazem emoções de um assunto (a imagem) e as aplicam à coisa que está sendo descrita, resultando em uma reação emocional mais forte. Frequentemente negligenciamos aspectos de coisas que nos são muito familiares. A imaginação usa o desconhecido para nos levar a olhar para o familiar sob uma nova luz.

Como a poesia condensa a linguagem, ela deixa de fora muitas palavras e links gramaticais encontrados na narrativa. Essa ausência exige que o leitor pare e considere a relação entre cada palavra e cada linha. O próprio leitor deve fornecer muitas das palavras de ligação. Assim, a leitura de poesia requer tempo e reflexão cuidadosa para ser feita adequadamente. Além disso, a poesia tem a intenção de evocar emoções. A poesia usa imagens e imagens que visam ajudar o leitor a sentir o significado do que é declarado. Uma leitura adequada da poesia bíblica deve produzir emoção no leitor. Portanto, ao estudar a poesia bíblica, não desanime por sua complexidade e dificuldade. Qualquer poesia lida através da tradução exigirá um esforço substancial para ser compreendida adequadamente. No entanto, uma vez compreendida adequadamente, a poesia tem a capacidade de nos afetar em um nível mais profundo do que outras formas de escrita. Que Deus abençoe sua meditação e estudo dos escritos poéticos e proféticos do Antigo Testamento

Livros de sabedoria

Geral: "alcançar o seu fim pelo uso dos meios corretos;" experiência é o melhor professor de sabedoria, desde que nossa experiência seja condicionada por pressupostos das Escrituras - Jó 12:12; 15:10; Prov. 16:31
A sabedoria em termos mais simples é uma tentativa de interpretar os fatos da vida e "saber e
buscar e buscar sabedoria e a soma das coisas ”- Ecl. 7:25

Sabedoria bíblica: "aplicação da verdade divina à experiência humana" com base em a confiança reverencial de Deus ; portanto, viver de acordo com o projeto mestre de Deus para o homem a criatura - Livro dos Provérbios; Jó 28; 
Estudo Bíblico: Livros Poéticos
Veja também

A sabedoria aborda as dimensões práticas e teológicas para o indivíduo.

Necessidades pessoais: responsabilidade para com Deus
(1) Autocompreensão e compreensão de Deus
(2) Habilidades técnicas, por exemplo, música, habilidades profissionais

Assuntos interpessoais: responsabilidade para
(1) a família, o casamento
(2) a comunidade (local, nação e rei)

 Referências

https://bonesparkblog.files.wordpress.com/2013/11/studies-in-biblical-poetry.pdf
https://wrs.edu/assets/docs/Courses/OT_Hymnic_Wisdom_Literature/Lensch--Introduction_Poetic_Wisdom_Literature.pdf




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)