Publicidade

Esboço de Pregação: Diante do Trono de Deus Apocalipse 22: 3

Diante do Trono de Deus Apocalipse 22: 3

³ E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22:3

O trono de Deus é a imagem mais poderosa da soberania divina na Bíblia. É o centro de onde emana todo poder, justiça e autoridade. No entanto, o autor de Hebreus nos faz um convite surpreendente em Hebreus 4:16: “Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

No trono com “Todo o Poder”

Mt 28: 18-20 E Jesus veio e falou-lhes, dizendo: Todo o poder me é dado no céu e na terra .

Deus o exaltou. Fp 2: 9-13 Pelo que Deus também o exaltou sobremaneira, e deu-lhe um nome que está acima de todo nome. É este o mesmo Deus de Isa. 12.

A Bíblia também nos mostra em Fp 4:19 Mas meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória por Cristo Jesus.

Publicidade

1. O Trono de Deus É um Lugar de Santidade

Antes de tudo, o trono de Deus nos lembra da Sua natureza. O Salmo 11:4 declara: “O Senhor está no seu santo templo; o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras provam os filhos dos homens.”

Diante do trono, reconhecemos a santidade e a soberania de Deus. Sua presença é santa e pura, e Ele vê tudo. Este reconhecimento nos leva a nos humilharmos e a nos aproximarmos com reverência, sabendo que estamos diante do Criador de todas as coisas.


2. O Trono de Deus É um Trono de Graça

Apesar de Sua santidade, a Bíblia nos convida a nos aproximarmos com confiança do “trono da graça” (Hebreus 4:16). Isso só é possível por causa de Cristo. Não vamos diante do trono por mérito próprio, mas pela graça que nos é oferecida em Jesus.

A cruz de Cristo transformou o trono de juízo em um trono de graça. Podemos nos aproximar sem medo, pois o perdão de nossos pecados já foi pago.


3. O Trono de Deus É Lugar de Adoração

Em Apocalipse 7:11, João nos dá uma visão celestial: “E todos os anjos estavam ao redor do trono... e adoravam a Deus.”

O trono de Deus é o centro da adoração. Todo ser, seja anjo ou redimido, se prostra em adoração diante Daquele que é digno de todo louvor. Nossa adoração, aqui na terra, é uma antecipação do que faremos eternamente diante do trono.


4. O Trono de Deus É Lugar de Justiça

A justiça de Deus é a base do Seu governo. O Salmo 89:14 afirma: “Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto.”

Diante do trono, Deus governa com uma justiça perfeita. Ele é justo para punir o pecado, mas também é misericordioso para perdoar. Sua justiça e Sua misericórdia operam juntas, garantindo que o universo seja governado com perfeição.


5. O Trono de Deus É Lugar de Intercessão

A nossa capacidade de nos aproximarmos do trono com confiança se deve a um intercessor. O autor de Hebreus nos lembra que “Cristo... está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2).

Jesus intercede continuamente por nós diante do Pai. Ele é o nosso advogado, que defende a nossa causa com Seu próprio sangue. O trono de Deus é um lugar de intercessão, onde nossas orações são ouvidas e onde somos representados pelo nosso Sumo Sacerdote.


6. O Trono de Deus É Lugar de Recompensa

O trono de Deus também é um lugar de recompensa para os fiéis. Jesus promete em Apocalipse 3:21: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono...”

Os fiéis receberão honra e galardão eterno. A promessa de se assentar com Cristo em Seu trono é a maior honra que poderíamos receber. É uma prova de que a nossa fidelidade será recompensada de forma gloriosa.


7. O Trono de Deus É Lugar Eterno

Finalmente, o trono de Deus é a nossa certeza de eternidade. Lamentações 5:19 declara: “Mas tu, Senhor, para sempre permaneces, e o teu trono subsiste de geração em geração.”

O trono de Deus nunca será abalado. Em meio a um mundo de incertezas e mudanças, podemos ter a certeza de que o governo de Deus é eterno e inabalável. Nele, nossa esperança está segura.



Veja também:

  1. Jovem: Você fala o que convém à sã doutrina Tito 2: 1
  2. Livro de Apocalipse - Revelação: Estudos Completo com Esboço e Resumo
  3. Sejam Jovens da Geração de Davi com uma Missão

Conclusão

O convite para nos chegarmos diante do trono da graça é a maior bênção que poderíamos receber. É um convite para estarmos na presença de Deus, onde encontramos misericórdia, graça e a ajuda que precisamos.

Você tem se aproximado do trono de Deus com confiança, sabendo que Ele é um Deus de graça e que te acolhe em Sua presença? 


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)