No início e no final da carta de Tiago, seu conselho: “Seja paciente”. Somos lembrados três vezes da vinda do Senhor (5: 7, 8 e 9). É a bendita esperança do cristão (Tito 2:13).
O processo de amadurecimento espiritual é essencial para a nossa caminhada com Deus e para o cumprimento do propósito divino em nossas vidas.
As provações usadas corretamente nos ajudam a amadurecer: Deus quer produzir em nós paciência e perseverança ( Romanos 5:3-4 , Hebreus 6:12 , 10:36 , Romanos 15:4 ).
I. Você não amadurece por causa da Impaciência:
Uma das principais razões pelas quais muitos não amadurecem na fé é a impaciência. Vivemos em uma cultura instantânea, onde queremos resultados imediatos.
No entanto, o amadurecimento espiritual é um processo que requer tempo e paciência. Tiago nos exorta a sermos pacientes, assim como o agricultor que espera o tempo certo para colher os frutos (Tiago 5:7).
Devemos confiar no tempo de Deus e permitir que Ele trabalhe em nós, moldando-nos à imagem de Cristo.
Cristão como agricultor espiritual em busca de uma colheita espiritual. 5: 8 “Sede vós também pacientes, confirmai os vossos corações”
Jeremias é um exemplo de alguém que suportou maus-tratos com paciência. Ele foi colocado no tronco ( Jeremias 20:2 ), jogado na prisão ( Jeremias 32:2 ) e baixado a uma masmorra de lama ( Jeremias 38:6 ). Mesmo assim, ele persistiu em seu ministério.
II. Você não amadurece por causa da Falta de perseverança: Tiago 5:10-11
Outro fator que impede o amadurecimento espiritual é a falta de perseverança. Muitas pessoas desistem quando enfrentam dificuldades, provações ou tentações.
Tiago nos encoraja a sermos perseverantes, assim como os profetas e o próprio Jó foram perseverantes em meio às suas aflições (Tiago 5:10-11). Precisamos ter um compromisso contínuo com Deus, buscando-O diariamente e resistindo ao desânimo e à tentação de desistir.
Vemos a perseverança de Jó . Passagens como Jó 1:20-22 nos mostram a tremenda perseverança deste homem aflito, que se recusou a amaldiçoar a Deus apesar de seu sofrimento severo e misterioso.
Muitos cristãos fiéis sofreram e morreram sem qualquer reconhecimento, mas eles receberão suas recompensas.
Jó (5:11). Você não pode perseverar a menos que haja uma provação. Sem vitórias sem batalhas; não há picos sem vales.
Paulo foi para o terceiro céu e como resultado, Deus deu um espinho na carne para mantê-lo humilde (II Cor. 12: 1-10).
Se você está sofrendo, vá a Deus em busca de graça (Heb. 4: 14-16)
Os Profetas (5:10). Os profetas estavam na vontade de Deus e sofreram. II Tim. 3:12 "Sim, e todos os que querem viver piedosamente em Cristo sofrerão perseguição." A obediência de Nosso Senhor levou à cruz. (Fil. 2: 8,9)
Deus cuida de nós mesmo quando passamos por sofrimentos por Sua causa, como Elias nas mãos dos incrédulos e Jeremias nas mãos dos professos crentes.
III. Você não amadurece por causa da Falta de humildade: Tiago 4:6-10
A falta de humildade também pode ser um obstáculo para o amadurecimento espiritual. Quando somos orgulhosos e confiamos em nossa própria sabedoria, impedimos que Deus opere em nós. Tiago nos lembra da importância de humilhar-nos diante do Senhor, reconhecendo a Sua soberania e dependendo totalmente d'Ele (Tiago 4:6-10). Precisamos estar dispostos a reconhecer nossas fraquezas, confessar nossos pecados e permitir que Deus nos transforme.
Deus está produzindo uma colheita em nossas vidas. Frutos do Espírito (Gal. 5: 22-23). Como? Através de provações e problemas.
IV. Você não amadurece por causa da Falta de integridade: Tiago 5:12
A falta de integridade é outro fator que nos impede de amadurecer na fé. Tiago nos adverte contra juramentos e promessas vazias, nos incentivando a sermos pessoas de palavra (Tiago 5:12).
Devemos viver com integridade em todas as áreas de nossas vidas, sendo verdadeiros discípulos de Cristo tanto em público quanto em particular.
Crescimento: não permaneçam como bebês ( 1 João 2:12-14 )
Existem áreas em que precisamos de ser íntegros conosco mesmos, com os outros e com as coisas materiais. Quando alguém se concentra em si mesmo e na própria luxúria, terá dificuldades. Tiago aborda o egocentrismo : Tiago 3:16, Tiago 4:2, 4 e 11. O que ajudará é manter o foco em: “a vinda do Senhor”. Tiago 5:7-8 . Precisamos de uma consciência e foco constantes em Jesus Cristo e Sua vinda. Devemos viver cada dia cientes da brevidade da vida. Tiago 4:15-16
Conclusão:
O amadurecimento espiritual é um processo contínuo em nossas vidas. Precisamos reconhecer as barreiras que nos impedem de amadurecer e buscar a transformação que só pode vir de Deus. Seja paciente, perseverante, humilde e íntegro em sua jornada com o Senhor. Confie no tempo de Deus e permita que Ele trabalhe em você. Lembre-se das palavras de Tiago: "Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida" (Tiago 1:12). Que possamos perseverar e amadurecer na fé, para a glória de Deus.