Publicidade

Reflexão sobre a Morte de Cristo: 3 Dias que podem mudar a sua Vida Efésios 5:16

 

Reflexão sobre a Morte de Cristo: 3 Dias que podem mudar a sua Vida Efésios 5:16

  • Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:16
Não sei como os dias se apresentam para você. Mas a Bíblia nos fala sobre três dias que são extremamente importantes para o seu mudar a sua vida hoje e a sua vida no amanhã.

1. O dia da Crucificação

A verdade é que Jesus teve que morrer porque os humanos são pecadores (Romanos 3), e a justa penalidade pelo pecado é a morte. O dia da crucificação de Cristo pode mudar a sua vida se voce crê que:

  • Jesus morreu por nossos pecados (1 Cor. 15: 3).
  • Para entregar o perdão (Ef 1: 7).
  • Para redimir (Colossenses 1:14).
  • Para pagar nossa dívida (1 Pedro 1: 18-19).

2. O Dia da Ressurreição de Cristo

O dia da Ressurreição pode mudar a sua vida se você crê que Ele venceu a morte. 

Jesus ​​Venceu o pecado e a morte. Pecado por meio do derramamento de Seu sangue –Ep 1: 7, Ro 5: 92. A morte não conseguiu segurá-lo! –Atos 2:243. 

Jesus disse: "Eu estou o vivo  e eu estava morto, e eis que estou vivo para sempre, e eu tenho as chaves da morte e do inferno ”(Apocalipse 1:18; cf. João 10:18)

  • A vitória final (2 Timóteo 1:10; Hebreus 2: 9, 14).

Nós também seremos fisicamente ressuscitados. “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 1 Coríntios 15:42. A ressurreição de Jesus Cristo garante que teremos a mesma experiência. 

3. O dia do Julgamento Final

O dia do julgamento é uma realidade que todos devemos enfrentar, gostemos ou não. Isso não é opcional, algo que podemos evitar se não tivermos vontade.

Hebreus 9:27 é designado para os homens morrerem uma vez e depois disso vem o julgamento.

Portanto, é muito sábio nos preocuparmos com o dia em que estaremos diante de Deus para julgamento e com as respostas que daremos com relação a nossa vida e ações.

Uma determinação do destino eterno (Mt 25:46). No dia do julgamento Todos aparecerão (2 Coríntios 5:10). Todos julgados de acordo (Rom. 2: 6).

  • Dia terrível para alguns (Mt 13: 41-42).
  • Dia de alegria para alguns (Ap 22:20).
Aqui está uma proposta de sermão aprofundado, focado na profundidade teológica e no impacto transformador do sacrifício de Cristo, baseado no relato do Evangelho de João.

Examinando a Morte de Jesus Texto Base: João 19:16-30

 
Jamais deveríamos chegar a um ponto em que a morte de Jesus não nos afete mais. Para muitos, a cruz tornou-se apenas um símbolo em uma parede ou uma joia no pescoço, mas aquele evento continua sendo o ponto mais crucial da história da humanidade. É o eixo sobre o qual gira a eternidade de cada alma.
Será que temos estudado a morte de Jesus com a profundidade que ela exige? Ao olharmos para o Calvário, precisamos responder a três perguntas fundamentais: O que motivou um Homem inocente a morrer? Quais foram as razões teológicas por trás dessa morte? E, finalmente, qual é a nossa reação diante de tal sacrifício?

I. A Motivação do Inocente

O que levaria Alguém que nunca cometeu pecado a permitir-se ser pregado em um madeiro?
    • O Amor como Motor Principal: A motivação central é o amor. Não um amor baseado em sentimentos oscilantes, mas o Ágape divino: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." (João 3:16).
    • Um Amor Imerecido: Esta motivação não nasceu de qualquer mérito nosso. Pelo contrário, estávamos separados de Deus por nossas iniquidades (Isaías 59:1-2) e o salário que merecíamos era a morte (Romanos 6:23). Mas Deus prova o Seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8).
    • A Demonstração na Prática: A bondade e o amor de Deus para com os homens apareceram de forma visível (Tito 3:4). O amor não ficou no campo das ideias; ele foi demonstrado em ação através do envio do Filho como sacrifício (1 João 4:9-10). Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro (1 João 4:19).

II. As Razões da Sua Morte

Jesus não morreu por um erro judicial ou por acidente histórico. Houve propósitos divinos específicos em Seu sacrifício.
    • A Reconciliação do Homem: A morte de Jesus derrubou o muro que nos separava do Criador. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Coríntios 5:19-21). Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10), sendo ferido pelas nossas transgressões (Isaías 53:5).
    • Jesus como Propiciação: Jesus tornou-se a nossa "propiciação" (Romanos 3:25; 1 João 2:2). O termo remete ao Propiciatório do Antigo Testamento — a tampa da Arca da Aliança onde o sangue era aspergido para aplacar a justiça de Deus e cobrir os pecados (Êxodo 25:17; Levítico 16:15). Jesus é o lugar onde a justiça de Deus e a Sua misericórdia se beijam.
    • O Exemplo de Fidelidade: Ele nos deixou o padrão de ser "fiel até a morte" (Apocalipse 2:10). Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:8-9) e deu Sua vida pelos Seus amigos (João 15:13), deixando-nos o exemplo para que sigamos os Seus passos (1 Pedro 2:21-25).
    • Unificação em um Só Corpo: Na cruz, Jesus desfez a inimizade entre judeus e gentios, criando em Si mesmo um novo homem e reconciliando ambos com Deus em um só corpo (Efésios 2:14-16). Nele, não há distinção; somos todos um através do batismo (Gálatas 3:27-28).

III. Nossa Reação Diante da Cruz

Um exame honesto da morte de Jesus exige uma resposta. Não podemos sair do Calvário da mesma maneira que entramos.
    1. Temor e Apreciação: Devemos ter uma atitude de reverência e humildade, desenvolvendo a nossa salvação com temor e tremor ao olharmos para o esvaziamento de Cristo (Filipenses 2:5-12).
    2. Atração por Cristo: Jesus disse: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim" (João 12:32-33). Devemos olhar firmemente para Ele, o autor e consumador da fé, para não desfalecermos em nossas almas (Hebreus 12:1-3).
    3. Serviço e Renúncia: Reagir à cruz significa tomar a nossa própria cruz diariamente (Lucas 9:23). Significa dizer: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20).
    4. Obediência por Fé: A reação final é a aceitação do Seu senhorio através da obediência. Jesus afirmou que aquele que crer e for batizado será salvo (Marcos 16:16).

Reflexão sobre a Morte de Cristo:  3 Dias que podem mudar a sua Vida Efésios 5:16

Veja também

Conclusão

Esses dias podem mudar a sua vida. O que somos ordenados a fazer? Sabendo tudo o que Jesus fez por nós, devemos estar preparados para o Seu retorno – Mt 24: 45-512. Nos preparamos por meio da obediência ao evangelho e de uma vida cristã fiel.

  • Devemos obedecer a Jesus (Heb. 5: 9).
  • Ele nos diz para crer Nele (Jo 8:24).
  • Ele nos diz para nos arrependermos (Lucas 13: 3).
  • Ele nos diz para confessar (Mt 10:32).
  • Ele nos diz para sermos batizados (Marcos 16:16).
  • Ele nos diz para observar Seus mandamentos (Mt 28:20).

 
A morte de Jesus é digna de todo o nosso estudo, mas o estudo sem decisão é apenas acúmulo de informação. A cruz exige um veredito pessoal.
O sacrifício foi completo quando Ele bradou: "Está consumado!". Agora, cabe a nós apresentarmos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Romanos 12:1-2). A morte d'Ele deve ser o nascimento de uma nova vida em você.
Como você responderá ao amor que deu tudo por você hoje?


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)