Publicidade

Como ser um Obreiro que promove o Crescimento da Igreja? 2 Timóteo 2:15

Como ser um Obreiro que promove o Crescimento da Igreja?

Qual é o ministério para o qual Deus o chamou? É um Ministério que se destaca? É um dos “ministérios invisíveis” cruciais? Dê tudo o que você tem e magnifique seu ministério!

Há quem pratique um “Ministério Invisível”, longe das luzes são o coração, os pulmões, os rins e o fígado da igreja. Eles são os ministros invisíveis sem os quais nossa igreja simplesmente não pode funcionar. Sem eles, morreríamos!

  • Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15
Publicidade

I. Compromisso com o estudo e a Palavra de Deus:

A primeira chave para ser um obreiro que promove o crescimento da igreja é o compromisso com o estudo e a Palavra de Deus. Em 2 Timóteo 2:15, Paulo diz a Timóteo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". Devemos buscar conhecer a Palavra de Deus de forma profunda e aplicá-la em nossa vida e ministério. Isso nos capacitará a ensinar, exortar e edificar a igreja.

Prepare-se para a aula de Bíblia! Impressionante ver a participação!

Dê aulas ou ajude com materiais, etc.

Impressionante ver crianças tendo projetos para compartilhar com a família. Retenha conhecimento!

Prejudicial para as pessoas, os visitantes observarem outras pessoas não interessadas ou empenhadas!

  • Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2

Leia e conheça a Bíblia! Pronto para dar uma resposta. Incentive e exija lições da Bíblia. Prepare-se para ensinar ou ajudar outros que ensinam.

II. Vida de santidade e exemplo cristão:

Ser um obreiro que promove o crescimento da igreja envolve uma vida de santidade e um exemplo cristão. Em 1 Timóteo 4:12, Paulo instrui a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza". Nossa conduta deve ser um reflexo do caráter de Cristo, atraindo outros para o Reino de Deus. Devemos ser modelos de amor, fé, pureza e integridade.

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.  1 Pedro 2:12

Não apenas se posicione em particular, mas também em público.

Não precisa ter vergonha de falar!

A hipocrisia, a raiva, a amargura fazem com que as pessoas procurem em outro lugar!

Leve vidas exemplares. Discurso, maneiras, vestes, etc. Estamos livres de coisas que podem levar outros a pensar que somos hipócritas?

Parece a outras pessoas que estamos felizes por sermos cristãos? Sorriso, contentamento, falta de drama, etc.

III. Serviço dedicado e amor ao próximo:

Um obreiro que promove o crescimento da igreja é alguém que serve dedicadamente e tem amor ao próximo. Em Gálatas 5:13, Paulo nos exorta: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor". 

Devemos estar dispostos a servir com humildade, cuidar das necessidades dos irmãos e buscar oportunidades de ajudar e encorajar os outros.

IV. Oração constante e dependência de Deus:

Por fim, ser um obreiro que promove o crescimento da igreja requer uma vida de oração constante e dependência de Deus. Em João 15:5, Jesus nos diz: "Sem mim nada podeis fazer". 

Precisamos reconhecer nossa dependência total do Senhor e buscar Sua direção em todas as nossas ações. Através da oração, receberemos força, sabedoria e direção para cumprir a nossa vocação como obreiros do Reino.

V. Obreiro que Exerce Liderança boa, calma e estável!

Anciãos e outros líderes devem mostrar o caminho! 1 Pedro 5: 2-3 

  • Pedro e João Atos 4: 18-19,29
  • Atos 6: 5 Cheios de fé e do Espírito Santo.
  • A coragem de Ananias. Atos 9:13,14,17.
  • A fé de Pedro. Atos 12: 6
  • Paulo e Barnabé em Listra. Atos 14:15 Não deuses).

Atos 15 Quando os princípios de autoridade são usados, agradam aos apóstolos, aos presbíteros e a toda a igreja.

  • Eunice e Lois para ensinar Tim. 2 Tim.5.
  • Lygia e seu coração aberto. Atos 16:14.
  • Aquila, Priscila ensinando. Atos 18:24

Muito poderia ser dito dos outros ... Dorcas, etc.

Precisamos de líderes que conheçam a Bíblia, divida corretamente a palavra, aplique-a corretamente, boas habilidades de raciocínio, evite balbucios vãos, seja gentil com o inexperiente, saiba a diferença entre questões de julgamento e opinião, pratique a paciência, etc.

Evangelismo

  •  Jovens que trazem amigos, amigos do trabalho, de irmãos liberais.
  • Desbloqueie para apoiar o evangelismo.
  • Usando diferentes formas de mídia - rádio, etc. (publicidade)
  • Disciplina para com quem anda desordenadamente - o negativismo precisa cessar!
  • Procurando por um currículo que seja mais adequado para crianças.

Conclusão:

O crescimento da igreja depende de obreiros comprometidos com o estudo da Palavra, uma vida de santidade, serviço dedicado e oração constante. Que cada um de nós se esforce para ser esse obreiro que promove o crescimento do corpo de Cristo.

Que, como Paulo exortou Timóteo, possamos nos apresentar a Deus aprovados, como obreiros que não têm do que se envergonhar, manejando bem a palavra da verdade.

Que o Espírito Santo nos capacite e guie nessa jornada, para a glória de Deus e o avanço do Seu Reino.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)