Estudo Bíblico sobre 1 Coríntios 2: Discernimento Espiritual

Estudo Bíblico sobre 1 Coríntios 2: Discernimento Espiritual

A Sabedoria é um dos temas principais em 1 Coríntios 2. O verbo κρίνω (decidiu, 2:2) e seus derivados ἀνακρίνω (discernir, 2:14, 15[2x]) e συγκρίνοντες (interpretar, 2:13) ocorrem cinco vezes no capítulo dois; este verbo é usado por Paulo para explicar como a pessoa espiritual (πνευματικὸς) discerne a sabedoria de Deus como esta sabedoria é mediada pelo Espírito de Deus.

1. Deus Capacita

Em 1 Coríntios 2, Paulo continua a encorajar a igreja a voltar ao seu verdadeiro propósito. Ele explica que a mensagem deles deveria ser simplesmente Cristo e Ele crucificado. Esta mensagem desafiou a igreja em Corinto, um centro de discurso elevado e mostrou onde estava  para estar em uma posição de reconhecimento e destaque. 

Continuando a demonstrar a loucura de se vangloriar na sabedoria humana, Paulo os lembra de como ele chegou a eles. Em vez de depender de um discurso excelente ou palavras persuasivas de sabedoria, ele proclamou Jesus Cristo  crucificado, confirmando seu testemunho com uma demonstração do Espírito e poder( 1 Coríntios 2:1-4 ). Isso ele fez para que a fé deles repousasse no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )

Paulo, conhecendo a natureza da cidade, ataca diretamente o modo mundano de linguagem astuta e de apresentação formal. Ele explica que a igreja deve anunciar Cristo acima de tudo e que, por meio do ministério do Espírito Santo, temos tudo o que é necessário para fazê-lo. Paulo lembra a igreja que eles não podem ascender a Deus e receber o dom do Espírito por conta própria, no entanto. Ele se revela ao Seu povo, então lhes dá a humildade de tornar-se proclamadores ousados ​​de sua mensagem. 

Paulo simplesmente chama a Igreja de Corinto para confiar unicamente no poder do Espírito Santo. A igreja não pode cumprir seu propósito à parte do ministério do Espírito Santo. O encorajamento de Paulo dá uma imagem clara de que a igreja deve ser humilde diante do Senhor. O Senhor promete capacitar Seu povo para o propósito do evangelho proclamado


------

-- Publicidade --

2. Na minha Fraqueza

Os versículos 1 e 2 se concentram na maneira como Paulo pregava. 

O versículo 3 se concentra na mentalidade de Paulo quando ele pregou. Embora Paulo tivesse fraquezas físicas, a fraqueza em 2:3 poderia, ou não, se referir a fraqueza da mente. “Não foi na em momento de força, autoconfiança, que ele apareceu entre eles, mas oprimido com seu sentimento de fraqueza e insuficiência. Ele tinha um trabalho para fazer que ele sentia necessário superar aquelas fraquezas.

Resumindo

  • Declarar o testemunho de Deus sem excelência de fala ou sabedoria ( 1 Coríntios 2:1 ) 
  • Determinado a não saber nada entre eles, exceto Jesus e Ele crucificado ( 1 Coríntios 2:2 )
  • Feito em fraqueza, medo e muito tremor ( 1 Coríntios 2:3 )
  • Não com palavras persuasivas de sabedoria humana ( 1 Coríntios 2:4 )
  • Que sua fé repousaria no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )

3. Sabedoria

Em 1 Coríntios 2:7-13, o apóstolo apresenta o assunto da sabedoria de Deus da forma mais clara e forma mais concisa. Ele nos diz o que é a sabedoria divina, quem a tem, quem não a tem, e como chega até nós.

O argumento de Paulo nesses versículos é dividido em três partes:

(1) 2:6-10a explica que a sabedoria de Deus é um mistério que é revelado aos crentes, mas escondido do mundo.

(2) 2:10b-13 nos diz como Deus nos deu sabedoria, mas a escondeu do mundo.

Ou seja, o mundo não tem mecanismo para reunir a sabedoria de Deus, mas nós temos a Espírito que conhece a mente de Deus e nos revelou a sabedoria de Deus.

(3) 2:13-16 reafirma esses pontos mostrando que todas as pessoas são naturais ou espiritual. As pessoas naturais são incapazes de avaliar as coisas espirituais e pessoas.

Esboço

  • Tipos de sabedoria existem. (2:6)
  • O conhecimento do mundo fica aquém. (2:6)
  • Para onde leva a sabedoria do mundo. (2:6)
  • Sabedoria de Deus difere da sabedoria desta época? (2:6-16)
  • Discernimento do secreto de Deus que somente os maduros alcançarão. (2:7)
  • A crucificação de Jesus estava relacionada à falta de compreensão do mundo sobre a sabedoria de Deus. (2:8)
  • Por que as pessoas muitas vezes não conseguem ver o propósito de Deus para elas? (2:9)
  • É possível entender  Deus somente se o Seu Espírito a revelar? (2:9-16)
  • As características que o Espírito nos ensina. (2:13)
  • As pessoas espirituais e não espirituais são diferentes? (2:15-16)
  • Quem pode fazer “julgamentos sobre todas as coisas”? Por quê? (2:15-16)
A sabedoria de Deus é totalmente diferente da sabedoria humana que os coríntios  vangloriando-se. Em vez de ser associado a esta época atual e sua obsessão por  eloquência retórica e personalidade carismática, esta sabedoria está centrada no agora-‐mensagem revelada de salvação que vem por meio de um Messias crucificado (2:2).O que tem um grande significado na Bíblia. 


1 Coríntios 2

Veja também:

A verdade desta mensagem é revelada apenas para  aqueles que têm o Espírito de Deus. Para enfatizar isso, Paulo usa uma analogia: como uma pessoa  só conhece seus pensamentos, então somente Deus conhece seus pensamentos, a menos que ele revele  eles. Paulo explica que Deus fez exatamente isso para aqueles que têm o Espírito. Apenas  O povo de Deus pode conhecer e entender a sabedoria de Deus — as boas novas de Cristo  crucificado - porque eles têm o Espírito

Referencias

http://ngtt.journals.ac.za/pub/article/view/231/pdf




Você deseja aperfeiçoar o seu Ministério?

Se você deseja impactar ainda mais a vida das pessoas, através de seu chamado, confira os seguintes cursos sugeridos: Curso de Teologia Básica, Curso de Ensino Religioso e Curso de Psicoterapia


Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.



Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe

0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

1 e 2 Reis 1 e 2 Crônicas 1 e 2 Pedro 1 e 2 Samuel 2 Timóteo Atos Daniel Eclesiastes Efésios Esdras Êxodo Filipenses Gênesis Hebreus Isaías Jeremias Jó João Jonas Josué Lucas Malaquias Mateus Números Provérbios Salmos Sofonias Zacarias