Publicidade

1 Coríntios 2 - Estudo Bíblico sobre Discernimento Espiritual

Estudo Bíblico sobre 1 Coríntios 2: Discernimento Espiritual

 A igreja de Corinto certamente precisava conhecer a sabedoria de Deus.

a) Corinto ficava na estrada de Atenas, Grécia – a capital filosófica do mundo romano. Atos 17 mostra que havia muitos “ismos” ali:

b) Enquanto estudamos através deste livro, vimos nos capítulos 1–2 que Paulo está dando maneiras de a igreja ser unida ao invés de dividida.

Explicação: A Sabedoria é um dos temas principais em 1 Coríntios 2. O verbo κρίνω (decidiu, 2:2) e seus derivados ἀνακρίνω (discernir, 2:14, 15[2x]) e συγκρίνοντες (interpretar, 2:13) ocorrem cinco vezes no capítulo dois; este verbo é usado por Paulo para explicar como a pessoa espiritual (πνευματικὸς) discerne a sabedoria de Deus como esta sabedoria é mediada pelo Espírito de Deus.

 Para Paulo o evangelho é a mensagem secreta de sabedoria de Deus que o mundo rejeita (2:6-10).

A verdadeira sabedoria é a sabedoria divina de Cristo crucificado que a maioria não acredita.

A unidade é baseada em nosso foco no evangelho como a sabedoria de Deus, mesmo que o mundo o rejeite.

1. Deus Capacita

Em 1 Coríntios 2, Paulo continua a encorajar a igreja a voltar ao seu verdadeiro propósito. Ele explica que a mensagem deles deveria ser simplesmente Cristo e Ele crucificado. 

Esta mensagem desafiou a igreja em Corinto, um centro de discurso elevado e mostrou onde estava para estar em uma posição de reconhecimento e destaque.

A sabedoria de Deus é compreendida apenas pelos crentes (1 Coríntios 2:7-10).

  • 1. É secreto — um mistério não revelado aos incrédulos ( 1 Coríntios 2:7a ) = o próprio Cristo ou crucificado (2.2).
  • 2. Foi escondido de todos até que Deus o revelou aos apóstolos ( 1 Coríntios 2:7b )—rei sofredor.
  • 3. Foi predestinado desde a eternidade passada que os crentes teriam a eternidade futura (1 Coríntios 2: 7c ).
  • 4. É incompreendido como aqueles que crucificaram Cristo ( 1 Coríntios 2:8 ).
  • 5. Não é sequer pensado pelos incrédulos, mas aprendido pelos crentes através da revelação ( 1 Coríntios 2:9-10 ).

Continuando a demonstrar a loucura de se vangloriar na sabedoria humana, Paulo os lembra de como ele chegou a eles. Em vez de depender de um discurso excelente ou palavras persuasivas de sabedoria, ele proclamou Jesus Cristo crucificado, confirmando seu testemunho com uma demonstração do Espírito e poder( 1 Coríntios 2:1-4 ). Isso ele fez para que a fé deles repousasse no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )

Paulo, conhecendo a natureza da cidade, ataca diretamente o modo mundano de linguagem astuta e de apresentação formal. Ele explica que a igreja deve anunciar Cristo acima de tudo e que, por meio do ministério do Espírito Santo, temos tudo o que é necessário para fazê-lo. Paulo lembra a igreja que eles não podem ascender a Deus e receber o dom do Espírito por conta própria, no entanto. Ele se revela ao Seu povo, então lhes dá a humildade de tornar-se proclamadores ousados ​​de sua mensagem.

Paulo simplesmente chama a Igreja de Corinto para confiar unicamente no poder do Espírito Santo. A igreja não pode cumprir seu propósito à parte do ministério do Espírito Santo. O encorajamento de Paulo dá uma imagem clara de que a igreja deve ser humilde diante do Senhor. O Senhor promete capacitar Seu povo para o propósito do evangelho proclamado


------

-- Publicidade --

2. Na minha Fraqueza

Os versículos 1 e 2 se concentram na maneira como Paulo pregava.

O versículo 3 se concentra na mentalidade de Paulo quando ele pregou. Embora Paulo tivesse fraquezas físicas, a fraqueza em 2:3 poderia, ou não, se referir a fraqueza da mente. “Não foi na em momento de força, autoconfiança, que ele apareceu entre eles, mas oprimido com seu sentimento de fraqueza e insuficiência. Ele tinha um trabalho para fazer que ele sentia necessário superar aquelas fraquezas.

Resumindo

  • Declarar o testemunho de Deus sem excelência de fala ou sabedoria ( 1 Coríntios 2:1 )
  • Determinado a não saber nada entre eles, exceto Jesus e Ele crucificado ( 1 Coríntios 2:2 )
  • Feito em fraqueza, medo e muito tremor ( 1 Coríntios 2:3 )
  • Não com palavras persuasivas de sabedoria humana ( 1 Coríntios 2:4 )
  • Que sua fé repousaria no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )

3. Discernimento do Crente pela Sabedoria Divina 1 Coríntios 2:12-16

Ninguém sabe o que Deus está pensando a menos que Deus lhe diga, Ele nos deu Seu Espírito para nos ensinar a verdade espiritual.
1. 1 Coríntios 2:12) Os crentes têm o Espírito para entender a salvação que têm.
2. 1 Coríntios 2:13) Os crentes não proclamam intelectualismo ímpio, mas sim o ministério de ensino do Espírito em palavras de verdade.
C. 1 Coríntios 2:14-16) Existem duas categorias de pessoas: incrédulos que não entendem a sabedoria de Deus e cristãos que entendem.
1.(1 Coríntios 2:14) O não-cristão pensa que a verdade espiritual é tolice, pois não tem o Espírito ensinando-o.
2.(1 Coríntios 2:15-16) O cristão pode tomar decisões espirituais inteligentes desde que Cristo o instrua.
a)(1 Coríntios 2:15a) Ele pode discernir a verdade espiritual em todas as áreas da vida.
b)(1 Coríntios 2:15b) Ele pode tomar decisões inteligentes à parte do conselho de outros humanos.
c)(1 Coríntios 2:16) Ele ainda não pode instruir a Deus, mas pode ser ensinado por Cristo.

Em 1 Coríntios 2:7-13, o apóstolo apresenta o assunto da sabedoria de Deus da forma mais clara eforma mais concisa. Ele nos diz o que é a sabedoria divina, quem a tem, quem não a tem,e como chega até nós.

O argumento de Paulo nesses versículos é dividido em três partes:

(1) 1 Coríntios 2:6-10a explica que a sabedoria de Deus é um mistério que é revelado aos crentes, masescondido do mundo.

(2) 1 Coríntios 2:10b-13 nos diz como Deus nos deu sabedoria, mas a escondeu do mundo.

Ou seja, o mundo não tem mecanismo para reunir a sabedoria de Deus, mas nós temos aEspírito que conhece a mente de Deus e nos revelou a sabedoria de Deus.

(3) 1 Coríntios 2:13-16 reafirma esses pontos mostrando que todas as pessoas são naturais ouespiritual. As pessoas naturais são incapazes de avaliar as coisas espirituais epessoas.

Esboço

  • Tipos de sabedoria existem. (1 Coríntios 2:6)
  • O conhecimento do mundo fica aquém. (1 Coríntios 2:6)
  • Para onde leva a sabedoria do mundo. (1 Coríntios 2:6)
  • Sabedoria de Deus difere da sabedoria desta época? (1 Coríntios 2:6-16)
  • Discernimento do secreto de Deus que somente os maduros alcançarão. (1 Coríntios 2:7)
  • A crucificação de Jesus estava relacionada à falta de compreensão do mundo sobre a sabedoria de Deus. (2:8)
  • Por que as pessoas muitas vezes não conseguem ver o propósito de Deus para elas? (1 Coríntios 2:9)
  • É possível entender Deus somente se o Seu Espírito a revelar? (1 Coríntios 2:9-16)
  • As características que o Espírito nos ensina. (1 Coríntios 2:13)
  • As pessoas espirituais e não espirituais são diferentes? (1 Coríntios 2:15-16)
  • Quem pode fazer “julgamentos sobre todas as coisas”? Por quê? (1 Coríntios 2:15-16)
A sabedoria de Deus é totalmente diferente da sabedoria humana que os coríntios vangloriando-se. Em vez de ser associado a esta época atual e sua obsessão por eloquência retórica e personalidade carismática, esta sabedoria está no agora-‐mensagem revelada de salvação que vem por meio de um Messias crucificado (2:2).O que tem um grande significado na Bíblia.


1 Coríntios 2 - Estudo Bíblico sobre Discernimento Espiritual


Veja também:

A verdade desta mensagem é revelada apenas para aqueles que têm o Espírito de Deus. Para enfatizar isso, Paulo usa uma analogia: como uma pessoa só conhece seus pensamentos, então somente Deus conhece seus pensamentos, a menos que ele revele eles. Paulo explica que Deus fez exatamente isso para aqueles que têm o Espírito. Apenas O povo de Deus pode conhecer e entender a sabedoria de Deus — as boas novas de Cristo crucificado - porque eles têm o Espírito

Referencias

http://ngtt.journals.ac.za/pub/article/view/231/pdf




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)