Estudo Bíblico sobre 1 Coríntios 2: Discernimento Espiritual
A Sabedoria é um dos temas principais em 1 Coríntios 2. O verbo κρίνω (decidiu, 2:2) e seus derivados ἀνακρίνω (discernir, 2:14, 15[2x]) e συγκρίνοντες (interpretar, 2:13) ocorrem cinco vezes no capítulo dois; este verbo é usado por Paulo para explicar como a pessoa espiritual (πνευματικὸς) discerne a sabedoria de Deus como esta sabedoria é mediada pelo Espírito de Deus.
1. Deus Capacita
Em 1 Coríntios 2, Paulo continua a encorajar a igreja a voltar ao seu verdadeiro propósito. Ele explica que a mensagem deles deveria ser simplesmente Cristo e Ele crucificado. Esta mensagem desafiou a igreja em Corinto, um centro de discurso elevado e mostrou onde estava para estar em uma posição de reconhecimento e destaque.
Continuando a demonstrar a loucura de se vangloriar na sabedoria humana, Paulo os lembra de como ele chegou a eles. Em vez de depender de um discurso excelente ou palavras persuasivas de sabedoria, ele proclamou Jesus Cristo crucificado, confirmando seu testemunho com uma demonstração do Espírito e poder( 1 Coríntios 2:1-4 ). Isso ele fez para que a fé deles repousasse no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )
Paulo, conhecendo a natureza da cidade, ataca diretamente o modo mundano de linguagem astuta e de apresentação formal. Ele explica que a igreja deve anunciar Cristo acima de tudo e que, por meio do ministério do Espírito Santo, temos tudo o que é necessário para fazê-lo. Paulo lembra a igreja que eles não podem ascender a Deus e receber o dom do Espírito por conta própria, no entanto. Ele se revela ao Seu povo, então lhes dá a humildade de tornar-se proclamadores ousados de sua mensagem.
Paulo simplesmente chama a Igreja de Corinto para confiar unicamente no poder do Espírito Santo. A igreja não pode cumprir seu propósito à parte do ministério do Espírito Santo. O encorajamento de Paulo dá uma imagem clara de que a igreja deve ser humilde diante do Senhor. O Senhor promete capacitar Seu povo para o propósito do evangelho proclamado
------
-- Publicidade --
2. Na minha Fraqueza
Os versículos 1 e 2 se concentram na maneira como Paulo pregava.
O versículo 3 se concentra na mentalidade de Paulo quando ele pregou. Embora Paulo tivesse fraquezas físicas, a fraqueza em 2:3 poderia, ou não, se referir a fraqueza da mente. “Não foi na em momento de força, autoconfiança, que ele apareceu entre eles, mas oprimido com seu sentimento de fraqueza e insuficiência. Ele tinha um trabalho para fazer que ele sentia necessário superar aquelas fraquezas.
Resumindo
- Declarar o testemunho de Deus sem excelência de fala ou sabedoria ( 1 Coríntios 2:1 )
- Determinado a não saber nada entre eles, exceto Jesus e Ele crucificado ( 1 Coríntios 2:2 )
- Feito em fraqueza, medo e muito tremor ( 1 Coríntios 2:3 )
- Não com palavras persuasivas de sabedoria humana ( 1 Coríntios 2:4 )
- Que sua fé repousaria no poder de Deus, não na sabedoria dos homens ( 1 Coríntios 2:5 )
3. Sabedoria
Em 1 Coríntios 2:7-13, o apóstolo apresenta o assunto da sabedoria de Deus da forma mais clara e forma mais concisa. Ele nos diz o que é a sabedoria divina, quem a tem, quem não a tem, e como chega até nós.
O argumento de Paulo nesses versículos é dividido em três partes:
(1) 2:6-10a explica que a sabedoria de Deus é um mistério que é revelado aos crentes, mas escondido do mundo.
(2) 2:10b-13 nos diz como Deus nos deu sabedoria, mas a escondeu do mundo.
Ou seja, o mundo não tem mecanismo para reunir a sabedoria de Deus, mas nós temos a Espírito que conhece a mente de Deus e nos revelou a sabedoria de Deus.
(3) 2:13-16 reafirma esses pontos mostrando que todas as pessoas são naturais ou espiritual. As pessoas naturais são incapazes de avaliar as coisas espirituais e pessoas.
Esboço
- Tipos de sabedoria existem. (2:6)
- O conhecimento do mundo fica aquém. (2:6)
- Para onde leva a sabedoria do mundo. (2:6)
- Sabedoria de Deus difere da sabedoria desta época? (2:6-16)
- Discernimento do secreto de Deus que somente os maduros alcançarão. (2:7)
- A crucificação de Jesus estava relacionada à falta de compreensão do mundo sobre a sabedoria de Deus. (2:8)
- Por que as pessoas muitas vezes não conseguem ver o propósito de Deus para elas? (2:9)
- É possível entender Deus somente se o Seu Espírito a revelar? (2:9-16)
- As características que o Espírito nos ensina. (2:13)
- As pessoas espirituais e não espirituais são diferentes? (2:15-16)
- Quem pode fazer “julgamentos sobre todas as coisas”? Por quê? (2:15-16)
Veja também:
- Estudo Bíblico sobre Salmo 92
- Estudo Bíblico sobre 2 Samuel 6: A Morte de Uzá e a Arca em Jerusalém
- Estudo Bíblico sobre Salmo 95
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Estudos Bíblicos
http://ngtt.journals.ac.za/pub/article/view/231/pdf
Você deseja aperfeiçoar o seu Ministério?
Se você deseja impactar ainda mais a vida das pessoas, através de seu chamado, confira os seguintes cursos sugeridos: Curso de Teologia Básica, Curso de Ensino Religioso e Curso de Psicoterapia
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Almeida Corrigida Fiel (ACF), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, Bíblia Livre (BLIVRE), Tradução livre do Inglês e outras citadas no texto.
Compartilhe nas Redes Sociais!



0 comments:
Postar um comentário