Publicidade

Berseba: Residência de Abraão - Significado e Referências Bíblicas

Berseba: Residência de Abraão - Significado e Referências Bíblicas

1. O que significa Berseba?

Berseba significa “poço do juramento”, em homenagem ao juramento que Abraão fez com Abimeleque sobre um poço. 

  • E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus eterno. Gênesis 21:33

Gênesis 21:33 também revela que Abraão invocou o nome do Senhor em Berseba (Isaque fez o mesmo, 26:25)


------

-- Publicidade --

2. Abraão se mudou para Berseba 

Quando Abraão entrou pela primeira vez em Canaã, ele visitou Siquém no meio da moderna Cisjordânia, depois viajou entre Betel e Ai nas colinas de Samaria e desceu em direção ao Neguebe (Gn 12:6-9). Então ele foi para o Egito por causa da fome, mas voltou pelo Neguebe para Betel, onde ele e Ló se separaram. Ele continuou para o sul através da área da Judéia até Hebron (13:18), onde ocorreram os eventos de Gênesis 14-18 , incluindo o nascimento de Ismael. (Hebron fica a 45 km a nordeste de Berseba. Mais tarde, Abraão mudou-se entre Cades e Sur e depois para Gerar na moderna Faixa de Gaza (20:1), onde Isaque nasceu (21:2).

O medo de Sara de que Ismael adquirisse a herança de Isaque fez com que Abraão mandasse Agar para longe de Gerar em direção a Berseba (21:14, onde é usado pela primeira vez nas Escrituras). Mais tarde, por causa de uma disputa sobre os direitos da água com Abimeleque, rei filisteu de Gerar, Abraão se mudou para Berseba (21:31)


Berseba: Residência de Abraão - Significado e Referências Bíblicas





Veja também:


Berseba

Berseba foi residência de Abraão (Gn 21:31-34; 22:19) e Isaque (26:23). 

Jacó enganou Esaú de sua bênção enganando seu pai Isaque (Gn 27), então ele fugiu de Berseba para Harã na Síria moderna (28:10). 

Jacó não viu Berseba novamente até o fim de sua vida a caminho do Egito para se reunir com José (46:1). Em Berseba Deus fez uma promessa a ele de que traria o povo de volta do Egito como uma grande nação. Talvez essa promessa tenha dado a Berseba o reconhecimento como a parte mais ao sul da terra prometida, vista na frase comum 'de Dã a Berseba' (1 Sam. 3:20; 2 Sam. 3:10; 17:1; 24:2, 15). ; 1 Reis 4:25, etc.). A cidade era vista como a extensão de terra habitável antes do deserto inóspito.

Onde encontramos Berseba na Bíblia?

Além das histórias sobre Abraão, Isaque e Jacó, Berseba é mencionada em outras partes da Bíblia. Algumas notáveis ​​são: “Samuel designou seus filhos para serem juízes ali (1 Sam. 8:2), a cidade proveu a mãe de Jeoás, rei de Judá (2 Reis 12:1), os sacerdotes de seu 'alto'. foram depostos por Josias (2 Reis 23:8), e foi reassentada pelos judeus que retornaram após o exílio (Ne 11:27). Escavações em Beer-sheba sugerem que os Patriarcas e os judeus pós-exílicos se estabeleceram ou permaneceram em uma área hoje coberta pela cidade de Beer-Sheba. O monte de Tel Sheba, fora da cidade atual, foi construído durante o período inicial da monarquia israelita, e destruído no século VIII [pelo general assírio Senacharib em 701 AC]” (Rogerson, Atlas of the Bible, 120-21). Esta também foi a cidade próxima ao pedido de suicídio de Elias após sua vitória no Monte Carmelo (1 Reis 19:3). Tem significado hebraico

 Abimeleque, rei de Gerar, veio fazer uma aliança com Abraão, e, ou do juramento feito pelos dois, ou dos sete cordeiros que ele desejava Abimeleque para receber em sinal que ele (o patriarca) cavou um poço cuja posse foi disputada, o lugar foi chamado Beer-Sheba, Gen. xxi, 22-31. Muitos anos depois Isaque peregrinou em Gerar, mas foi obrigado a deixá-la por causa do ciúme dos filisteus, que lutaram com ele pelos poços que seu pai e ele próprio haviam cavado. O então

Abimeleque, no entanto, o seguiu até Beer-Sheba, pensando que era político por um juramento de amizade tão grande como Isaac. Isaque o entreteve hospitaleiramente, o pacto foi feito, o juramento foi feito; e, logo após a partida do rei, os servos de Isaac o informaram da descoberta de um bem fresco. Com o juramento solene que ele havia jurado fresco em sua mente, tie chamou de "o poço de juramento", Beer-Sheba. O nome já existia antes, mas agora havia uma propriedade adicional; e a cidade, da qual nada foi dito anteriormente, a partir disso (talvez gradualmente) tomou a denominação que sempre manteve, Gen. xxvi, 12-33. Jacob deixou Beer-Sheba para Haran, Gen. xxviii, 10; e aqui também ele ofereceu sacrifícios em seu caminho para o Egito, xlvi, 1. Em Josh, xv, 28, aparece como um dos cidades de Judá; e em Josh, xix, 2, e em 1 Chron. iv, 28, como dado a Simeão. Os filhos de Samuel foram nomeados juízes-adjuntos para os distritos mais ao sul de Beer-Sheba. 1 Sam. viii, 2. Na época da monarquia tornou-se reconhecido como o lugar mais ao sul do país. A sua posição como local de chegada e partida das caravanas comerciais entre a Palestina e os países nessa direção, naturalmente levaram à formação de uma cidade em torno dos poços dos patriarcas, e a o grande comércio egípcio iniciado por Srlomon deve ter aumentado sua importância.

Referências

biblestudy downloads





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)