Publicidade

Reflexão sobre a Mutualidade: Compartilhando amor

Reflexão sobre a Mutualidade: Compartilhando amor    


   Hoje, quero que reflitamos sobre um conceito fundamental para a vida cristã: a mutualidade. A palavra "mutualidade" sugere uma troca, uma via de mão dupla. Na nossa fé, isso não é apenas uma ideia, mas um mandamento. Jesus, em João 13:34-35, nos deu um novo mandamento: “Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

A mutualidade não é apenas uma palavra bonita; é a expressão prática do amor cristão. E ela se manifesta de várias formas em nossas relações.

Publicidade

Mutualidade é Humildade

Para amar uns aos outros, precisamos de humildade. Isso significa ter a mesma mente de Cristo, que nos amou primeiro (Romanos 12:16). A humildade nos leva a receber uns aos outros (Romanos 15:7), a ter o mesmo cuidado por todos (1 Coríntios 12:25) e a sermos compassivos com as lutas do nosso irmão (1 Pedro 3:8-9). A dedicação que temos uns com os outros é um reflexo do nosso amor por Cristo (Romanos 12:10).

Mutualidade é Interdependência

Nós não fomos criados para viver isolados. A vida cristã é uma jornada de interdependência, onde nos submetemos uns aos outros em amor e reverência (Efésios 5:21). A humildade nos leva a estimar os outros como melhores do que nós mesmos (Filipenses 2:3-4). Viver em paz, perdoar e ter paciência uns com os outros são os frutos dessa interdependência (1 Tessalonicenses 5:12-13; Efésios 4:31-32).

Mutualidade é Servir

O amor que compartilhamos deve ser ativo. Fomos chamados para servir uns aos outros, usando os dons que Deus nos deu (1 Pedro 4:10). Isso significa carregar os fardos uns dos outros, como nos exorta a Palavra em Gálatas 6:2. A bondade (Efésios 4:31-32), a hospitalidade (1 Pedro 4:9) e o apoio em oração (Tiago 5:16) são expressões de um amor que serve.

Mutualidade é Edificar

Uma das mais belas manifestações da mutualidade é o crescimento coletivo. Somos chamados a edificar uns aos outros para a glória de Deus (Romanos 14:19). Devemos nos admoestar, exortar e ensinar, sempre com o objetivo de fortalecer a fé do nosso irmão (Romanos 15:14; Hebreus 3:12-13; Colossenses 3:16). E, em tempos de desânimo, devemos nos considerar uns aos outros para nos "incitarmos ao amor e às boas obras" (Hebreus 10:24) e nos reunirmos, não deixando de congregar (Hebreus 10:25).

  

Reflexão sobre a Mutualidade: Compartilhando amor
Leia também
  1. Reflexão sobre a Maldade Humana 
  2. Cooperação: Cooperador é um companheiro
  3.  Ajudar as Pessoas: Um Mandamento!
  4. +50 Reflexões Bíblicas, Pensamentos, Frases e Versículos

O Que a Mutualidade Não É

A mutualidade nos chama a abandonar comportamentos que prejudicam a comunhão:
    • Não julgar uns aos outros (Romanos 14:13).
    • Não falar mal uns dos outros (Tiago 4:11).
    • Não murmurar contra nossos irmãos (Tiago 5:9).
    • Não morder e devorar uns aos outros com fofocas e intrigas (Gálatas 5:14-15).
    • Não mentir (Colossenses 3:9).
Que o nosso amor por Cristo nos inspire a praticar essa mutualidade, fortalecendo a nossa comunhão e refletindo o amor de Deus para o mundo.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)