Publicidade

A Festa dos Pães Ázimos Êxodo 13:1-10

A Festa dos Pães Ázimos Êxodo 13:1-10

Introdução:

O nível de pureza e compromisso com o Senhor que devemos ter. Embora Êxodo 13 esteja descrevendo uma festa literal dos pães ázimos que os judeus deveriam manter, não vamos perder de vista seu significado ao longo do tempo. Deus não estava instituindo esta prática meramente para

    • Lembre-os de algum evento histórico na história de seu povo

    • Tampouco era para simplesmente colocar em prática algum exercício religioso simplesmente para ter outro ritual a seguir.

    • Havia um significado por trás disso.

    • Romanos 15:4 nos diz “Porque tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito…”

        ◦ “Tanto faz” significa que TUDO que Deus inspirou para ser escrito no passado tem valor para nós!

  • Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís.  E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. Êxodo 13:1-10

Publicidade

Trazido para Fora da Escravidão

Êxodo 13:3 “E Moisés disse ao povo: “Lembrai-vos deste dia em que saístes do Egito, da casa da servidão; porque com mão forte o Senhor vos tirou deste lugar. comido."

    • Nosso texto trata da instituição da festa dos pães ázimos.

    • Para entender o que foi escrito para nosso aprendizado (ou seja, a lição que Deus quer que aprendamos com nosso texto), devemos aprender duas coisas:

        ◦ O propósito da festa dos pães ázimos

        ◦ O significado por trás da remoção do fermento de suas casas


Qual era o propósito da Festa dos Pães Ázimos?

    • (Êxodo 13:3) para que eles se lembrassem do dia em que saíram da escravidão…

        ◦ AT cheio de sombras e tipos que passamos a entender mais perfeitamente sob a nova aliança - podemos ver muitos paralelos entre o antigo e o novo

        ◦ Tenha esse pensamento em mente (cf. Rom. 6:6)

    • O simbolismo do fermento

        ◦ Fermento proibido durante a festa:

            ▪ Pão fermentado – feito a partir de um pedaço de massa remanescente de um antigo processo de cozedura que fermentou e desenvolveu um certo teor de ácido – o fermento que fez o pão crescer.

            ▪ O pão sem fermento era usado quase exclusivamente para fins religiosos.

        ◦ O fermento simbolizava o mal/pecado:

        ◦ Então, quando você vir “fermento”, entenda que geralmente representa o pecado; é assim na festa dos pães ázimos

            ▪ O povo hebreu foi libertado da escravidão física e está proibido de ter fermento em casa

Elimine o fermento nas menores quantidades

Êxodo 13:7 "... nenhum pão levedado se verá entre vós, nem fermento se verá entre vós em todos os vossos aposentos."

    • Deus está essencialmente dizendo a eles, eu não tirei você da escravidão física simplesmente para que você pudesse viver na escravidão do pecado. A festa dos pães ázimos servia como um lembrete todos os anos para livrar suas vidas do pecado.

    • A ideia é que todo o resto de fermento seja removido da casa.

        ◦ Em preparação para a festa, as mulheres hebréias varriam até mesmo a área onde as refeições eram preparadas, para recolher até mesmo as menores quantidades que pudessem ter derramado durante o preparo de uma refeição.

        ◦ Não só o fermento não deveria estar na casa... não só não deveria ser usado ou comido... mas também não deveria ser visto entre as pessoas.

A Festa dos Pães Ázimos Êxodo 13:1-10

Veja também

  1.  3 Passos para Entrega Total na Vida Cristã
  2. Ousadia: Como Jesus quer que sejamos?
  3. Submissão a Deus como forma de Vida
Foi a Festa dos Pães Ázimos que Jesus (Slide) escolheu como Sua última refeição nesta terra - Jesus, um homem que viveu uma vida sem pecado, que não ensinou mentiras, escolheu para sua última refeição, a refeição que simbolizaria a impecabilidade e pureza.
        ◦ Ele até comparou Seu próprio corpo sem pecado ao pão sem fermento que foi comido durante aquela refeição.
        ◦ Era somente o Cristo – aquele sem “fermento” (ou seja, pecado) que poderia ser oferecido como sacrifício pelos pecados do povo – para cobrir os pecados de todo homem.
        ◦ Até hoje, os cristãos “banqueteiam” o Cristo (cujo corpo é simbolizado no pão) e é Ele quem nos enche com a esperança da redenção.

    • A ideia de tirar o fermento para os hebreus era a ideia de tirar todo o pecado não apenas de suas vidas... mas de dentro de seus lares.

A necessidade de remover o fermento de suas casas durante a festa dos pães ázimos representava a remoção do pecado de suas vidas… (deveria ser verdade para nós também – remover qualquer evidência de pecado de nossas vidas)
    • (Lev. 11:44) – Slide 20
        ◦ Na verdade, essa ideia é tão importante que é repetida 1Pe 1:19:2; 20:7
        ◦ Pedro cita parte deste versículo em 1 Pe. 1:16




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)