Publicidade

Não seja como o cão que volta ao seu próprio vômito! 2 Pedro 2:22, Provérbios 26:11

 Não seja como o cão que volta ao seu próprio vômito! 2 Pedro 2:22, Provérbios 26:11

  • Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.  2 Pedro 2:22
  • Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia. Provérbios 26:11

Pedro referiu-se a este provérbio, mas falou mais longamente sobre ele (2 Pedro 2:14-22).

        a. Neste capítulo, Pedro está se dirigindo àqueles que são falsos mestres.

        b. Estas são pessoas envolvidas no pecado (2 Pedro 2:14)

        c. São pessoas que sabem mais (2 Pedro 2:15)

        d. Pedro mostra como aqueles que sabem mais, mas retornam aos seus hábitos mundanos e pecaminosos, estão piores no final do que estavam no começo (2 Pedro 2:20-22).

Publicidade

1. Torna ao seu vômito

O que é um cachorro esquecido que volta ao próprio vômito?

Às vezes, os cães tendem a comer coisas que podem não ser boas para eles ou para o estômago, como grama, lixo podre ou carne. As coisas que eles comem os deixam doentes e eles vomitam.

Agora, qualquer um com bom senso saberia que se algo os deixasse doentes, eles não deveriam comer isso de novo.

No entanto, é isso que um cão está propenso a fazer. Em vez de resolver nunca mais comê-lo, um cachorro volta ao seu vômito e come novamente a mesma coisa que acabou de vomitar – a mesma coisa que deixou seu corpo doente em primeiro lugar.

2. Porca lavada ao espojadouro de lama

    Pedro também usa a ilustração de uma porca que, depois de lavada, volta para a lama e a sujeira

Se você observar um porco em seu ambiente natural, aprenderá rapidamente que os porcos preferem estar sujos. Lave uma porca e ela retornará à lama em pouco tempo - a natureza do porco é cobri-la de lama para se refrescar no calor do dia.

3. Por que o Senhor usa tais imagens?  Não volte ao pecado!

Porque é assim que alguém que tem uma mente espiritual deve ver o pecado.

Quase sempre é fácil ver como o pecado é prejudicial para nós. Especialmente aqueles que sofreram as consequências do pecado devem entender como um pecado prejudicial e desagradável deve parecer para nós.

Se podemos ver o quão ruim é, por que haveríamos de querer voltar a ele uma e outra vez, assim como um cachorro re-come o que o deixou doente ou como uma porca volta para a lama depois de ter sido limpa.

A imagem é projetada para ilustrar como olhamos através dos olhos do Senhor. Limpos pelo sangue de Cristo, estamos limpos, sem pecado

Quando voltamos aos caminhos pecaminosos e mundanos, somos exatamente como o cachorro que voltou ao vômito ou a porca que voltou à lama – a prática é imunda e repugnante aos olhos de Deus!

Não seja como o cão que volta ao seu próprio vômito! 2 Pedro 2:22, Provérbios 26:11

Veja também

Conclusão

Não ficaria surpreso em saber que há alguém em nosso meio aqui agora que tem lutado contra o mesmo pecado repetidamente e não desistiu.

Cada vez que você desiste, você resolve não fazer isso de novo...

No entanto, em algum momento posterior, você faz isso de novo de qualquer maneira. Você voltou ao vômito. Você fez o papel do cachorro esquecido!

Quão ruim ficará antes que você desista e sirva ao Senhor de todo o seu coração?

Quantas vezes o Senhor deve puni-lo antes que você submeta sua vida completa e totalmente a servir a Ele e somente a Ele?




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)