Publicidade

Lutar ou se entregar? O que fazer? 1 Samuel 11

Lutar ou se entregar? O que fazer?

O cenário em 1 Sam. 11 ... o povo prefere se submeter aos amonitas e quebrar sua aliança com o Senhor, em vez de arriscar uma guerra contra Naás, governante de Amon.
             O povo de Jabesh Gileade desistiu muito rapidamente.
             Para conseguir o que queriam – a paz – eles simplesmente cederam e sucumbiram às ameaças dos amonitas.
             Eles não pensaram no que Deus gostaria que eles fizessem... o que significava ser obediente a Ele... eles simplesmente cederam para conseguir o que queriam... evitar a guerra.

Publicidade
        Quantas vezes você já fez isso? Você sabe o que Deus diz que você não deve fazer... mas você justifica isso em sua mente... É mais fácil. Eu gosto disso. Quero isso… e então você simplesmente cedeu para conseguir o que queria.

1. É Preciso Olhar para Liderança Comprometida

Quando a notícia chega a Gibeá, o povo está de luto e chorando ao ouvir a notícia de que deve escolher se submeter a Naás, rei dos amonitas, e ter o olho direito arrancado ou será morto.

         Felizmente havia um líder na terra que entendeu que isso não era tolerável.
            1. Não importa qual seja o resultado da batalha...
            2. Ganhar ou perder…
            3. Eles não iriam fazer uma aliança com os amonitas.

Saul  está voltando do campo com seu rebanho. As pessoas estão chorando por causa da notícia que receberam. Saul toma medidas imediatas.  1 Samuel 11:7 

A boa liderança de Saul foi capaz de restaurar um elemento vital que havia sido perdido em Israel – o temor do Senhor!

         Como resultado, um exército é reunido em Israel, eles atacam os amonitas. Os amonitas são derrotados e, convencidos de que Saul é um líder digno, o povo o coroa como rei de Israel.

2. É Preciso Tomar uma posição

O texto descreve dois tipos de pessoas que vivem neste mundo: 1. Aqueles que estão dispostos a ter seu olho direito arrancado...2. E aqueles que estão dispostos a se posicionar contra o pecado!

O que realmente estamos descrevendo é simplesmente isso: Algumas pessoas que, num piscar de olhos, estão dispostas a abandonar o Senhor e esquecer Sua lei para servir a si mesmas – para conseguir o que querem.

No caso dos israelitas, envolvia abandonar o Senhor para salvar seus próprios pescoços.

Em outros casos, podemos deixar nossa moral e obrigações de lado porque: É mais fácil para nós. Evita o confronto. Isso nos deixa confortáveis. Dá-nos algo que queremos: riquezas, prazer, etc.

O que estamos descrevendo é ceder às tentações do diabo! Servindo a ele e dando ao mundo em vez de servir ao Senhor.

3. É Preciso ter Compromisso

         Meu medo é que queiramos servir ao Senhor... desde que não nos custe nada. Mas sabemos que isso não é um compromisso verdadeiro.

         Vamos deixar nossa história em 1 Samuel e voltar para 2 Samuel... para a história do segundo rei de Israel, Davi.

             Em 2 Samuel 24, Davi quer adorar o Senhor. Ele pretende comprar uma eira de um homem chamado Araúna. Vendo que o rei simplesmente quer pegar a eira para adorar o Senhor Araúna oferece livremente a eira, bois para sacrificar, implementos de debulha e cangas de lenha para queimar o sacrifício – ele oferece tudo a Davi, mas observe a resposta de Davi: 2 Samuel 24:24 

  • Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. 2 Samuel 24:24
Davi entendeu um princípio importante: servir a Deus de tal maneira que não lhe custe nada é nunca ter realmente servido a Ele.

Lutar ou se entregar? O que fazer? 1 Samuel 11

Veja também

Conclusão

             Servir ao Senhor às vezes nos custa. Mateus 10:22 …sereis odiados de todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Sirva a Deus custe o que custar. Seu Filho, Jesus, fez exatamente isso por você!




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
2 comments:
Fernanda disse...

Exposição bem feita. Hoje recebi essa palavra do Senhor. Não sou ministra da palavra do senhor ainda, tenho sobre mim uma profecia de que devo ministrar, mas tenho fugido. Hoje busquei uma explicação sobre esse texto, pois recebi do senhor essa palavra revelada, não conhecia o texto e mesmo após ler havido ficado dúvidas, mas depois da exposição, não resta mais. Graça e paz.

Didaske disse...

Obrigado pelo comentário, Fernanda. Deus te abençoe.

 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)