Publicidade

Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, Efésios 3:14

 Estudo Bíblico sobre Efésios 3:14

No texto observamos que Paulo se põe de joelho para orar pelos Efésios.

Qual razão? Possivelmente para que eles não desanimassem. Para que eles tivessem uma perspectiva adequada de que o pensamento de Paulo as aflições eram para os crentes em Éfeso, para que, finalmente, suas vidas fossem glorificadas e dessem uma opinião adequada sobre sua vida.

Precisamos estar de joelhos por nossas famílias, lares, igreja, país e pelo mundo.

Eles precisavam de força para se manterem firmes, para suportar a carga...  É por esta causa disso que Paulo dobra joelhos em oração diante do Pai. "Por esta razão me ponho de joelhos diante do Pai".

Publicidade

Eu me ajoelho diante do Pai

Ajoelhar-se diante do Pai significa submissão a uma autoridade superior (ver Sl 95:6-nota ). Você está submetendo sua vontade A vontade de Deus, basicamente dizendo: "Deus, o que você quiser é o que eu quero." Além disso, nas Escrituras, dobrar os joelhos em oração é frequentemente associada a uma emoção intensa (ver Esdras 9:5, 6, Da 6:10, Atos 20:36)

 Então, o apóstolo aqui está pensando sobre a realidade quando ele diz “por esta causa eu me ajoelho diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele sugere que a maneira como devemos aproximar-se de Deus é com o espírito de humildade.

Joelhos ( gonu ) aqui refere-se à parte específica da perna e por sinédoque (figura de linguagem pela qual uma parte é colocada para o todo) significa a pessoa inteira como em Fp 2:10+ 

Na igreja primitiva, ajoelhar-se tornou-se costumeiro para oração individual e pública expressando sujeição, humilhação e petição.

Em 2 Crônicas, vemos Salomão de joelhos na dedicação do primeiro Templo (2Cr 6:13)

O salmista escreve: "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do SENHOR, nosso Criador". (Salmo95:6)

Daniel de joelhos três vezes por dia, orando e dando graças perante o seu Deus, como fizera anteriormente. (Daniel 6:10)

Jesus: Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava, Lucas 22:41

Quando Estêvão foi apedrejado até a morte, Lucas registra "E, caindo de joelhos, clamou em alta voz:" Senhor, não lhes imputes este pecado!" E, tendo dito isso, adormeceu. (Atos 7:60)


"Qual o motivo? Lembre-se, ele começou esta oração no versículo 1. 

Por esta causa foi usado em Efésios 3:1 .Agora, após Paulo divagar para discutir o propósito eterno de Deus em Efésios 3:2-13, ele retoma o pensamento do versículo 1 (como evidenciado repetindo as mesmas palavras) ao iniciar sua oração.

Paulo começa por esta causa retomando sua linha de pensamento de onde havia parado no versículo 1. Um princípio importante da oração emerge. A base de Paulo a oração era seu conhecimento do propósito de Deus. 

Foi por causa do que Deus fez em Cristo e revelou a Paulo que ele teve  o mandado necessário para orar. Pois o prelúdio indispensável para toda petição é a revelação da vontade de Deus.

Você tem que retornar ao versículo 1. Ele começa a oração no verso 1, e coloca uma pausa entre parênteses por 12 ou 13 versos. Então ele pega de volta no versículo 14. Ele diz no versículo 1, " Por esta razão eu, Paulo ." 

Além disso no Capítulo 2 há muitas coisas que ele disse a eles que ele quer que eles entendam. Ele quer que eles não apenas os conheçam intelectualmente, mas ele os quer vivendo na realidade dessas coisas... Paulo passou três capítulos contando ao povo de Éfeso o que eles têm no Senhor Jesus Cristo. Ele falou sobre as riquezas de sua salvação, as razões de sua salvação e a revelação de sua salvação. Agora ele diz, já que você é a morada de Deus nesta terra, por esta razão, eu me ajoelho diante do Pai .

Crentes gentios e judeus são "um novo homem"

Tendo afirmado que posicionalmente os crentes gentios e judeus são "um novo homem" (Ep 2:15+), que é o corpo de Cristo, Paulo agora orou para que eles pudessem ser unidos experimentalmente. Ele desejava que eles pudessem genuinamente conhecer e experimentar amor de Cristo e, assim, exibi-lo uns para com os outros.

Os judeus e os gentios agora estão reconciliados com o Senhor e estão reconciliados uns com os outros neste único corpo da igreja - e neste ponto ele queria orar para que aquilo que aconteceu pudesse ser realizado em sua experiência. “ Por esta causa, eu, Paulo ” no verso 1

Por essa causa, me ponho de joelhos diante do Pai,  Efésios 3:14

Veja também

  1. Pregação Vale de Baca: O que fazer quando passamos por ele? Salmos 84:6
  2. Pregação Isaías 59:1 Mãos e os Ouvidos do Senhor estão abertos
  3. Estudo Bíblico sobre Isaías 61:1-2 e Lucas 4:18-21

Conclusão

Depois de ter humildemente agradecido ao Pai, Paulo então ora para que Deus de Suas riquezas gloriosas possam fortalecer o ser interior dos efésios através do poder de Seu Espírito. Embora não se possa ter certeza de todas as razões pelas quais as pessoas precisavam ser internamente fortalecidas, já que Paulo tem falado sobre o sofrimento nos capítulos anteriores, então isso é mais provavel motivo. 

Sofrimento seja na forma de perseguição de outros ou de tribulações que inevitáveis ​​vêm de viverem um mundo caído muitas vezes requer que Deus fortaleça nosso ser interior para que possamos não apenas sobreviver, mas também tomar boas decisões em meio à dor da vida. 

Que seu ser interior seja enraizado em Seu poder e fortalecido para lidar com qualquer um dos desafios da vida e vicissitudes externas e a batalha constante com a força espiritual do mal (Efésios 6:10). Em outras palavras, que os efésios saibam em seu ser interior que, se Deus é por eles, quem poderia ser contra eles (Romanos 8:31)?




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)