Publicidade

Pregação: Sê tu uma Benção! Gênesis 12:2

 Pregação: Sê tu uma Benção! Gênesis 12:2

de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Gênesis 12:2 (ARA)

Quando Deus chamou Abrão em Gênesis 12, Ele fez uma promessa extraordinária: "Eu farei de você uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção." (Gênesis 12:2).

 Essa promessa não era apenas para Abrão, mas é também para nós hoje. 

Deus nos chama para sermos uma bênção para o mundo ao nosso redor. Mas o que isso significa? Como podemos ser uma bênção? 

Publicidade

1. Se tu uma Bênção para ser Testemunha Fiel

Uma vez que, pela fé em Cristo, somos herdeiros de Abraão, abençoados com Abraão, o crente (Gálatas 3:7, 9), estamos sob a obrigação de não reprimir a promessa, mas de levá-la a todos os grupos de pessoas nesta terra. 

Antes de podermos ser uma bênção para os outros, precisamos receber a bênção de Deus em nossas próprias vidas. Em Deuteronômio 28:2, Deus promete que, se obedecermos aos Seus mandamentos, todas as bênçãos virão sobre nós e nos alcançarão. 

Quando temos a bênção de Deus em nossas vidas, temos mais a oferecer aos outros.

Esta é a Grande Comissão de nosso Senhor,  “fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19 ). 

Se você recebeu as bênçãos da salvação de Deus, você está sob a responsabilidade de fazer tudo o que puder para ser o canal dessa bênção para aqueles que não ouviram.

Deus nos abençoa para que possamos ser uma bênção para os outros, e Sua grande preocupação é que todo o mundo pode ser abençoado. 

O mandato missionário da igreja não começa com João 3:16 ou Mateus 28:18–20. Começa com A aliança de Deus com Abraão. Somos abençoados para que possamos ser uma bênção.

  • O rei Davi fez com que até mesmo seus inimigos, os filisteus, reconhecessem a grandeza de Deus.
  • O profeta Elias foi uma bênção para uma viúva sidônia em Sarepta.
  • O profeta Eliseu, da mesma forma, foi uma bênção para Naamã, um sírio
 Deus Abençoa Para Que Sejamos Canais, Não Depósitos
A bênção que recebemos de Deus não é para ser acumulada, mas para ser compartilhada. Jesus nos diz: “De graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:8b).

Toda bênção que recebemos, seja de graça, de sabedoria ou de recursos, deve fluir para alcançar outros. Deus nos abençoa para que sejamos canais de Sua bondade, e não depósitos egoístas. A bênção verdadeira é vista na forma como impactamos a vida de outras pessoas.

2. A Bênção Vem do Chamado de Deus

Ser uma bênção começa com a obediência e a fé. O autor de Hebreus nos lembra que “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hebreus 11:8).

A bênção de Deus em nossa vida não é um acidente; ela é o resultado de um chamado divino que exige a nossa resposta. A bênção começa quando atendemos ao chamado de Deus com obediência e fé, mesmo que não saibamos para onde o caminho nos leva.

3. Ser Bênção É Compartilhar o Amor de Deus

A marca mais clara de um discípulo de Cristo e de quem vive para ser uma bênção é o amor. Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35).

Ser uma bênção é compartilhar o amor de Deus, amando o próximo de forma sacrificial e genuína. O amor é o fruto mais evidente da bênção de Deus em nossa vida, e é através dele que o mundo nos reconhece como Seus filhos.

Em Gênesis 12:2, Deus diz a Abrão que ele será uma bênção para todas as nações. Deus não nos chama apenas para receber bênçãos, mas para sermos agentes de bênção. Isso pode ser algo tão simples como sorrir para alguém que está passando por um dia difícil, ou ser generoso com alguém que precisa de ajuda. 

Quando escolhemos ser uma bênção para os outros, estamos refletindo o amor e a bondade de Deus para o mundo.

4. A Bênção se Manifesta em Boas Obras

A nossa fé deve ser acompanhada de ações. Jesus nos ensina: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16).

A bênção de Deus em nossa vida se manifesta em boas obras que inspiram outros. A glória das nossas boas obras não deve ser direcionada a nós, mas sempre a Deus. Elas são um testemunho visível do poder de Deus em nós.

5. Ser Bênção É Falar Palavras Que Edificam

A nossa boca tem o poder de abençoar ou de amaldiçoar. Paulo nos orienta: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29).

Nossa língua pode espalhar bênção ou maldição; precisamos escolher edificar. Ser uma bênção é usar nossas palavras para encorajar, consolar e dar graça, e não para ferir, criticar ou derrubar.

6. Quem É Bênção Não Se Deixa Vencer Pelo Mal

A resposta cristã ao mal não é a retribuição, mas a bondade. A Bíblia nos exorta: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21).

Quem é bênção não permite que a maldade do mundo o contamine. Pelo contrário, sua resposta ao ódio, à ofensa e à injustiça é agir com bondade e amor. É através do bem que se vence o mal.

7. Ser Bênção Traz Recompensa Eterna

Finalmente, Jesus nos revela que todo ato de bênção é um serviço direto a Ele: “E o rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:40).

Todo ato de bênção feito em nome de Cristo, por menor que seja, será lembrado e recompensado. A recompensa por ser uma bênção não é apenas terrenal, mas eterna, pois cada ato de amor ao próximo é um ato de amor a Cristo.

O chamado de Deus para a nossa vida é um chamado para sermos uma bênção. Que possamos, com a nossa vida, nosso amor, nossas palavras e nossas obras, ser um canal da bondade de Deus para o mundo, para a glória do Seu nome.

O que você pode fazer hoje para ser uma bênção na vida de alguém?

Pregação: Sê tu uma Benção! Gênesis 12:2

Veja também

  1. 5 Segredos do Sucesso de Josué
  2. Expectativa do Cristão: Uma Coroa Incorruptível  1 Coríntios 9:24,25
  3. Cansaço: Combater e vencer 2 Tm 4:6-8

Conclusão:

Deus nos chamou para sermos uma bênção para o mundo. Podemos fazer isso recebendo a bênção de Deus em nossas próprias vidas, sendo agentes de bênção e estando dispostos a sacrificar. Que possamos escolher ser uma bênção para aqueles ao nosso redor, refletindo o amor e a bondade de Deus para o mundo. Como Paulo escreveu em 2 Coríntios 9:8: "E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra."


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)