Publicidade

Jesus Ensinava com Autoridade Marcos 1:21

 Estudo Bíblico Jesus Ensinava com Autoridade Marcos 1:21

 Atividade de Jesus: Pregação na Sinagoga (Marcos 1:21-22) Ao viajar para a cidade de Cafarnaum, Jesus e seus discípulos entram na sinagoga onde Jesus começa a ensinar. O sermão de Jesus,   aparece inicialmente ser bastante comum e familiar.

 A resposta da multidão: espanto. Apesar da aparência familiar, a multidão ficou maravilhada (literalmente “impressionada”) pela autoridade com que Cristo ensinou. Esta resposta aos ensinamentos e ações de Jesus pode ser vista em Marcos (Marcos 6:2, 10:24-26, 5:20, 4:41, etc.)

Publicidade

A Autoridade de Jesus

Os leitores de Marcos não aprendem o que Jesus ensina na sinagoga de Cafarnaum, mas aprendem como ele ensina (“ com autoridade ”, vv. 22 e 27), e que efeito seu poderoso ensino tem(as pessoas ficam “ admiradas ” e “ maravilhadas ”, vv. 22 e 27; o espírito imundo é dominado, v. 26). 

A repetição da frase “com autoridade” indica que Marcos quer os eventos do primeiro ensinamento de Jesus e a primeira ação poderosa a ser vista como intimamente relacionada. Ele não apenas fala com autoridade - ele também age com poder! Os espectadores “maravilhados” reconhecem a autoridade do professor.

Jesus falou como um profeta, da autoridade direta de Deus através do Espírito Santo. Registrando a reação da congregação antes da manifestação do endemoninhado, Marcos deixa claro que a autoridade de Jesus era evidente em sua própria pregação carismática, independentemente de quaisquer milagres que ele operasse. Mesmo antes de Jesus expulsar o demônio (o primeiro milagre registrado por Marcos), a autoridade de sua palavra causou impacto nas pessoas da sinagoga.

O que há em Jesus que os surpreendeu? Várias possibilidades relacionadas existem em nosso texto: seu novo ensino, sua autoridade. O evangelista não tem interesse imediato no conteúdo preciso da mensagem de Jesus;  Sua ênfase principal está na autoridade do ensino de Jesus e a resposta do povo, cujo espanto transmite a impressão de verdadeiro alarme. 

Jesus, apresenta  com uma autoridade soberana que não permitia nem debate nem reflexão teórica, confrontou o povo com a reivindicação absoluta de Deus sobre toda a sua pessoa.  

A palavra usada para “autoridade” ( exousia ) é normalmente explicada como “poder”. No entanto, seu principal significado é “liberdade”.  A vida de Jesus é caracterizada por exousia (liberdade; habilidade; poder; autoridade) de várias maneiras: seu ensino se distingue por sua autoridade perante os escribas, como afirma Marcos, mas Mateus demonstra, com o Sermão da Montanha.

  Mas essa não é a única distinção entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento do escriba. A diferença é também descrita como “ensinamento novo ( kainos )”, v. 27. Escribas ( grammateus ) eram originalmente as pessoas que copiavam as escrituras. Tornaram-se especialistas em direito (ou “advogados”). Há uma sensação de que sua autoridade vinha de sua compreensão detalhada das escrituras e da tradição.

Jesus Ensinava com Autoridade Marcos 1:21



Veja também

  1. Pregação A Batalha do Vale do Sal 2 Reis 14:7
  2. Pregação A Minha Graça te Basta 2 Coríntios 12:9
  3. Por que devemos Quebrar o Vaso de Alabastro? Marcos 14:3

Não sabemos ao certo de qual texto específico Jesus pregou em Cafarnaum, mas sabemos de outras passagens o tema consistente de sua mensagem. Especialmente neste período inicial, o fardo do ensino de Jesus foi que o governo do reino de Deus está próximo nEle . A ética do reino, as parábolas sobre a natureza do reino, a necessidade de fé em Jesus, tudo pode ser incluído na ideia geral de que o governo do reino de Deus se aproximou em Jesus. 




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)