O Jovem desbravador Desenvolve a Autoeficácia para Evangelizar
A base para se tornar um jovem desbravador está no conhecimento da Palavra de Deus. Quanto mais estudamos e nos aprofundamos nas Escrituras, mais segurança teremos ao compartilhar a mensagem do evangelho. Devemos buscar constantemente o crescimento espiritual através da leitura, estudo e meditação na Palavra de Deus.
1. Jovens Desbravadores saem da Zona de Conforto:
Muitas vezes, a falta de autoeficácia para evangelizar está ligada ao medo do desconhecido e à resistência em sair da nossa zona de conforto. Precisamos estar dispostos a superar nossos receios e agir com ousadia, confiando que Deus está conosco em cada passo. À medida que nos dispomos a agir, Deus nos capacita e abre portas para compartilhar Sua mensagem.
Nossa Herança de Evangelismo Pessoal
- a. Jesus Cristo é nosso melhor exemplo de evangelismo pessoal (Lucas 19:10).
- b. Jesus morreu pelos pecados do mundo inteiro (João 3:16).
- c. Ele ensinou multidões, mas também ensinou indivíduos.
- d. Cristo morreu pelos seres humanos individualmente (Gálatas 2:20).
- e. Jesus veio buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10).
2. Jovens Desbravadores Aprendem com a Experiência:
Versículo: "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo." (Tiago 3:2)
À medida que nos envolvemos na tarefa de evangelizar, encontraremos desafios e momentos de aprendizado. Precisamos estar dispostos a aprender com essas experiências e aprimorar nossas habilidades. Cada oportunidade de evangelizar nos ensina lições valiosas e nos ajuda a crescer em nossa autoeficácia e confiança em Deus.
A experiência o torna separado para o evangelho de Deus” (Rom. 1: 1-16).
- (a) Um desejo santo de compartilhar dons espirituais (Romanos 1:11).
- (b) Um propósito sagrado de dar frutos (Rom. 1:13).
- (c) A sagrada obrigação de pagar uma dívida espiritual (Rom. 1:14).
- (d) Um santo desejo de compartilhar o evangelho (Rom. 1:15).
- (e) Uma santa ousadia para exaltar a cruz (Rom. 1:16).
3. Jovens Desbravadores Confiam no Senhor
Confiança em Deus Versículo: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)
Reconhecendo nossa Dependência em Deus: Antes de começarmos a falar sobre a autoeficácia para evangelizar, é importante entender que nossa confiança não está baseada apenas em nossas próprias habilidades ou conhecimentos. A verdadeira fonte da nossa autoeficácia está em Deus, pois é Ele quem nos capacita e guia. Devemos confiar em Sua sabedoria e buscar Seu auxílio em todas as situações.
4. Jovens Desbravadores são Cheios do Espírito
O Poder do Espírito Santo: Versículo: "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)
Quando nos sentimos incapazes ou inseguros em relação à evangelização, precisamos lembrar do poder do Espírito Santo que habita em nós. Ele nos capacita e nos dá as palavras certas para compartilhar a mensagem do evangelho. É através da obra do Espírito Santo que somos transformados e capacitados a sermos testemunhas eficazes.
5. Jovens Desbravadores são Comprometidos com Deus
Praticando a Oração:
"Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17)
A oração desempenha um papel vital em nosso crescimento espiritual e no fortalecimento da nossa autoeficácia para evangelizar. Devemos buscar momentos de comunhão íntima com Deus, pedindo orientação, sabedoria e coragem para compartilhar o evangelho. Através da oração, somos capacitados e fortalecidos pelo poder de Deus.
"Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17)
Conclusão:
O chamado para evangelizar é um privilégio e uma responsabilidade que Deus nos deu. No entanto, muitas vezes, nos sentimos limitados pela falta de autoeficácia. Lembremo-nos de que nossa confiança não está em nós mesmos, mas em Deus, que nos capacita e nos fortalece. Busquemos conhecimento em Sua Palavra, pratiquemos a oração constante e ajamos com ousadia, saindo da nossa zona de conforto. Quando agimos com autoeficácia, confiando em Deus, somos instrumentos poderosos em Suas mãos para alcançar vidas e transformar o mundo ao nosso redor. Que o Senhor nos abençoe e nos capacite a sermos crentes com autoeficácia para evangelizar.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


