Publicidade

5 Verdades sobre o Casamento

 5 Verdades sobre o Casamento

1. O casamento é um relacionamento que demanda Amor e Intimidade

O casamento é um conceito eterno. Deve ser um relacionamento amoroso, íntimo e altruísta entre um homem e uma mulher, que dura por toda a eternidade.

A Bíblia ensina: “Maridos, amem suas esposas” (Efésios 5:25) e “ensinem as mulheres jovens... a amarem seus maridos” (Tito 2:4). O amor no casamento pode ser mais profundo e altruísta do que em qualquer outro relacionamento. É esse tipo de amor que Jesus espera de Seus seguidores, e é a virtude que os casais mais precisam.

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Antigo Testamento , somos ensinados: “Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). Casais devem ser unidos em todos os aspectos possíveis.

A intimidade sexual é uma expressão de amor que traz felicidade e unidade ao casamento. É também o poder pelo qual os casais podem "multiplicar-se e encher a terra" (Gênesis 1:28). A intimidade é uma bênção que pode levar à alegria incomparável dos filhos como parte da unidade familiar eterna.

Publicidade

2. O Casamento é relacionamento que deve ser altruísta e pode durar para sempre

O Salvador ensinou: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus” (João 15:13). Os casais podem aprender uma lição poderosa com esse ensinamento. Como cônjuge, espera-se que você essencialmente abra mão da sua antiga vida e sacrifique muitos dos seus desejos pessoais pelo seu melhor amigo — seu marido ou esposa. Quanto mais você conseguir colocar seu cônjuge em primeiro lugar e manter o foco no sucesso do seu relacionamento, mais forte será o seu casamento.

Sabe aqueles casamentos que você olha e simplesmente sabe que são perfeitos? Não são. Todo casamento cristão é composto por dois pecadores. Até mesmo casais cristãos devotos enfrentam dificuldades. O que diferencia seus casamentos é o compromisso que eles têm de superar as dificuldades. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. — Marcos 10:9

   • Respeitar e submeter (Efésios 5:33, 1 Timóteo 3:11)
    • Não fique ocioso (Provérbios 31:27)
    • Use o exemplo sobre sua língua para persuadir (1 Pedro 3:1; 1 João 3:18)
     • Traga felicidade para sua esposa (Deuteronômio 24:5)
    • Entenda sua esposa (1 Pe 3:7)
    • Passe um tempo sozinho com sua esposa (Pv 5:18)
    • Encontre, faça, fale sobre coisas que trazem alegria (Eclesiastes 9:9)
    • Ame sua esposa como o Senhor ama a igreja (Efésios 5:25)

3. O Casamento é um relacionamento que exige Paciência e Gentileza

O casamento pode exigir muito trabalho. Mas lembrar que ele se baseia no amor nos dá direção. “Acima de tudo, tende ardente amor uns pelos outros”, aconselha Pedro no Novo Testamento, “porque o amor cobrirá multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Você cometerá erros. Seu cônjuge também. Sejam pacientes e atenciosos um com o outro. Enfrentem os momentos difíceis em seu relacionamento “com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos por conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:2-3).

Não é responsabilidade do seu cônjuge fazer você feliz o tempo todo. Ambos precisam se esforçar para cultivar a felicidade no casamento. Portanto, reserve um tempo para conversar, rir e se divertir. "Alegra-te com a mulher [ou marido] da tua mocidade" (Provérbios 5:18) e "viva alegremente com o [cônjuge] a quem amas, todos os dias da tua vida" (Eclesiastes 9:9).

Casar significa que você verá todos os lados do seu cônjuge: o bom, o ruim, os pontos fortes e os defeitos. Ajude a fortalecer a confiança do seu parceiro. Fortaleça as fraquezas dele. Elogie em vez de criticar. "Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo" (Efésios 4:32).

4. O casamento é um relacionamento que faz parte do plano de Deus

Deus instituiu o relacionamento entre marido e mulher como uma parceria igualitária com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é fundamental para o plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e nossa felicidade eterna na vida futura.

Sua vida aqui na Terra tem um propósito. Você está aqui como parte do plano de Deus . Antes de qualquer um de nós nascer, existíamos no céu como espíritos. Deus criou esta Terra para que pudéssemos ter a oportunidade de ter corpos físicos e de aprender e crescer. 

Quando nos casamos, recebemos a sagrada oportunidade de trazer filhos a este mundo e assumimos a solene responsabilidade de cuidar deles. Porque Deus ama Seus filhos, Ele deseja que cada um de nós receba amor, apoio e cuidado. Isso acontece melhor por meio de um casamento honesto e dedicado.

5. O Casamento é um relacionamento que reflete a relação de Cristo com a Igreja

As palavras “ unir -se à sua mulher” e “eles se tornarão uma só carne ” apontam para algo muito mais profundo e permanente do que casamentos em série e adultério ocasional. O que essas palavras apontam é o casamento como uma aliança sagrada enraizada em compromissos de aliança que resistem a toda tempestade de “enquanto ambos vivermos”. 

Mas isso está apenas implícito aqui. Torna-se explícito quando o mistério do casamento é revelado mais plenamente em Efésios 5:31-32 .

Paulo cita Gênesis 2:24 no versículo 31: “Portanto, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” E então ele dá esta interpretação importantíssima no versículo 32: “Este mistério é profundo, e estou dizendo que se refere a Cristo e à igreja.” Em outras palavras, o casamento é modelado segundo o compromisso da aliança de Cristo com sua igreja. Cristo se considerava o noivo vindo para sua noiva, o verdadeiro povo de Deus ( Mateus 9:15 ; 25:1 ; João 3:29 ).

Paulo sabia que seu ministério era reunir a noiva — o verdadeiro povo de Deus que confiaria em Cristo — e nos desposar com ele. Ele diz em 2 Coríntios 11:2 : “Sinto zelo divino por vocês, visto que os preparei para vos apresentar como uma virgem pura a um só marido, para vos apresentar a Cristo.”


5 Verdades sobre o Casamento

Veja também

  1. Proteja-se do Pecado da luxúria (Mateus 5:28-30).
  2. O que é adultério?  (Mateus 5:28)
  3. O Casamento: Aliança com Deus
  4. +100 Temas para Encontro de Casais e Casamento 

Conclusão

Ninguém pode te fazer feliz 100% do tempo. É comum que os casamentos tenham dificuldades e desafios, como está implícito (Colossenses 3:19; Efésios 5:33)

Às vezes, as pessoas se sentem atraídas por uma pessoa porque essa pessoa representa um desafio. Um namorado pode ser interessante e emocionante quando estiver namorando. Mas se uma pessoa não demonstra mudança antes do casamento, é provável que ela não mude depois do casamento.  (Provérbios 12:4; 14:1; 19:13-14; 27:8).



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)