Publicidade

É Possível fazer Obras Maiores que Cristo? João 14:12

 Pregação sobre João 14:12 Obras Maiores

  • Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crêem mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Jesus apresentou dois fundamentos sólidos para a nossa confiança nEle. Podemos crer em Jesus simplesmente por causa de Sua pessoa e palavras, ou podemos crer nEle por causa das obras que Ele realizou milagrosamente.

Jesus apenas encorajou os discípulos a confiarem, a se apoiarem Nele e a se apegarem a Ele com fé, por causa de quem Ele é, das palavras que proferiu e dos milagres que realizou. Agora, Jesus descreveu o benefício ou bênção que advém àquele que crê.

Publicidade

1. Aquele que crê 

  • Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crêem mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

Em verdade, em verdade vos digo  : só Jesus começa uma frase como essa e até a duplica 25 vezes, tudo no Evangelho de João. A ideia é verdade, confiável, certa. Esta declaração dá grande ênfase à verdade do que se segue, o que exige atenção cuidadosa.  

Aquele que crê ( pisteuo )  em mim, as obras que eu faço ( poieo ) também  as fará ( poieo

Observe que nesta passagem Jesus claramente vincula crer com fazer. 

O consentimento intelectual aos fatos sobre Jesus não salvará ninguém. Deve haver crença de coração para assegurar a salvação ( Rm 10:9-10 ). Como Tiago diz, crer sem fazer é uma fé morta e não salvadora ( Tg 2:17 + ). No livro de Atos, os apóstolos de fato fizeram muitas das obras que Jesus fez, até mesmo ressuscitando os mortos (cf. Pedro em Atos 9:37 , 40 + )

Andamos pela fé e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7).

2. Quais são as Obras Maiores?

E qual é a maior obra? 

Para alguns estudiosos Jesus não quis dizer maiores no sentido de mais sensacional , mas maiores em magnitude como a obra da evangelização.

Por outro lado há quem acredite que Jesus quis dizer que os crentes individuais podem e devem realizar obras mais espetaculares do que Jesus realizou durante os anos de Seu ministério terreno. como andar sobre as águas, acalmar tempestades com uma palavra, multiplicar alimentos para milhares, ressuscitar pessoas.

Evangelismo?

Em Atos 1:8+ Jesus declarou: "recebereis poder ( dunamis ) ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra ".

Seus seguidores espalharam o evangelho por todo o mundo. Jesus teve apenas um alcance limitado aos gentios (cf. Marcos 7:26ss ), mas os discípulos (particularmente Pedro e, mais tarde, Paulo) alcançariam o mundo gentio com o evangelho. O número de crentes em Cristo também cresceria muito além das centenas ( Atos 1:15 ; 1 Coríntios 15:6 ) que foram contadas durante Sua vida

O número de crentes em Cristo também cresceria muito além das centenas ( Atos 1:15 ; 1 Coríntios 15:6 ) que foram contados durante Sua vida

Milagres?

Jesus realizou muitas obras incríveis e maravilhosas — ressuscitar mortos, andar sobre as águas e alimentar milhares de pessoas — como pode ser verdade que aqueles que têm fé nEle realizarão obras "ainda maiores" do que essas?

É Verdade que a igreja primitiva realizou muitas obras: 1 Coríntios 12 se refere ao dom de milagres. Tiago 5:14–16 menciona orações eficazes por cura. Pedro e João e a cura de um coxo, Paulo ressuscitou o jovem, Hebreus 6:4–5 indica que aquela comunidade havia experimentado os “poderes do mundo vindouro”, provavelmente significando milagres. Em outras palavras, onde quer que nos voltemos no Novo Testamento, encontramos uma comunidade de fé que operava milagres. João 14:12 não teria causado problemas a nenhum deles. Eles conheciam suas próprias limitações, mas também sabiam o que Deus poderia fazer por meio deles.

  • ¹³ E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

3. Eu vou para o Pai

Jesus relaciona as obras de Seus seguidores com o fato de Seu retorno ao céu. De fato, Ele diz que Sua ausência é a  causa  de suas obras maiores: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará coisas ainda maiores do que estas,  porque eu vou para o Pai ” ( João 14:12 ). Mais tarde, Jesus disse a Seus discípulos que o dom do Espírito Santo dependia de Seu retorno ao céu ( João 16:7 ). Foi por meio do Espírito que a igreja foi capacitada a realizar a obra de Deus.

 Os apóstolos, no  livro de Atos,  realizaram alguns milagres semelhantes às obras de Jesus. O Espírito Santo concede dons diferentes a pessoas diferentes, conforme Ele considera adequado ( 1 Coríntios 12:4 ). Nem todos têm o mesmo conjunto de dons. Alguns crentes têm dons mais públicos, enquanto outros têm dons mais discretos e privados.

Ele "estará em vocês" ( Jo 14:17 ). Isso é amplificado como "Eu voltarei para vocês" ( Jo 14:18 RSV). Finalmente, Jesus observa em João 14:23 com referência ao seu Pai: "Nós viremos a ele [aquele que ama Jesus e guarda seus mandamentos] e faremos nossa morada nele". 

Através do Espírito, o crente terá Deus dentro dele ou dela. Assim como o Pai fez as obras que as pessoas viram Jesus fazer, ele (ou Jesus ou o Espírito — o texto se refere a todos como estando dentro do crente) fará os milagres que os crentes farão.

Ele enviará o Espírito Santo para habitar nos crentes e eles terão poder sobrenatural para realizar obras . Como eles seriam maiores ? 

É Possível fazer Obras Maiores que Cristo? João 14;12
Veja também

  1. Jovens: Princípios para ser um Vencedor Provérbios 3:5
  2. A Fé como um Grão de Mostarda move Montanhas. Mateus 17:20
  3. Apenas um Toque de Fé! Marcos 5: 21-4

Conclusão


Jesus repetiu algo enfatizado no Evangelho de João; que Jesus viveu e falou em constante dependência de Deus Pai e não fez nada fora de Sua autoridade e orientação ( João 5:19 , 8:28 ).



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)