Como Deus Responde Nossas Orações?
Deus prometeu que, quando pedimos coisas que estão de acordo com Sua vontade para nossas vidas, Ele nos dará o que pedimos ( 1 João 5:14–15 ). No entanto, há uma ressalva a acrescentar: nem sempre podemos gostar da resposta. E nem sempre vemos a resposta às nossas orações como um sim.
Abraão nunca viu sua descendência se tornar tão inumerável quanto as estrelas. Mas Deus cumpriu Sua promessa em Seu próprio tempo, e Ele ainda cumpre promessas e responde orações hoje.
Mas há muitas orações que podemos ver respondidas, como quando Sara, esposa de Abraão, engravidou de seu primeiro filho, Isaque (Gênesis 17:16).
Em suma, a evidência da Bíblia nos mostra que Deus está sempre ouvindo e sempre pronto para cuidar de nossas necessidades se confiarmos nele.
Há inúmeros exemplos na Bíblia em que Deus disse “sim” às orações das pessoas.
- A oração de Davi para resgatar sua família (1 Samuel 30:1-19)
- O pedido de Gideão por um sinal da fidelidade de Deus (Juízes 6:36-40)
- Elias ressuscita o filho da viúva (1 Reis 17:17-24)
- A Igreja reza para que Pedro seja libertado da prisão (Atos 12:1-17)
- Paulo cura o pai do chefe em Malta (Atos 28:7-10)
- O anjo do Senhor disse a Zacarias: “Não tenha medo, Zacarias, pois a sua oração foi ouvida” ( Lucas 1:13 ).
- O Senhor disse a Ezequias: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas...” ( 2 Reis 20:5 ).
- O Senhor ouviu os clamores dos israelitas quando eles sofriam no Egito ( Dt 26:7 ).
É por isso que precisamos da Bíblia para nos lembrar constantemente de como apresentar nossos pedidos a Deus. Ao longo dos Salmos e na Oração do Senhor, encontramos 6 razões pelas quais o Senhor sempre nos responderia quando oramos:
- Seu Amor: "Responde-me, Senhor, pois a tua benignidade é boa." (Salmo 69:16)
- Sua compaixão: "Responde-me, pois sou pobre e necessitado." (Salmo 86:1)
- Sua Graça: "Tem misericórdia de mim e responde-me!" (Salmo 27:7)
- Sua Fidelidade: “Responde-me segundo a tua fidelidade.” (Salmo 69:13)
- Sua Glória: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome." (Mateus 6:9)
- Seu Reino: "Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." (Mateus 6:10)
Há outros momentos em que Deus parece não ouvir nossas orações , mas pode estar dizendo não ou ainda não. Ele ouve você, e a Bíblia diz no Salmo 119:68 que Ele é bom e o que Ele faz é bom. Portanto, confie nEle e em Seu tempo. Lembre-se: Ele prometeu nunca te deixar ou abandonar . Deus é um Pai perfeito e sempre fará o que for melhor, mesmo que não pareça assim para nós no momento.
1. Deus responde as nossas orações quando oramos em nome de Jesus e guardamos os seus mandamentos
Jesus prometeu que se pedirmos alguma coisa em seu nome, ele nos concederá:
- ¹⁴ Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:14,15
Mas algumas pessoas colocam a frase "em nome de Jesus" no final de suas orações, acreditando que é uma maneira segura de receber o que pedem. O que a promessa de Jesus realmente significa é que nossa fé nele é a base do nosso relacionamento com Deus, e devemos apresentar nossos pedidos ao Pai por meio dele . Mas dizer "em nome de Jesus" não torna automaticamente nosso pedido a vontade de Deus.
- ⁹ E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Lucas 11:9,10
Podemos pedir o que quisermos, sabendo que Deus não nos dará nada de ruim, mas apenas o que for bom para nós ( Lucas 11:11-13 ). O apóstolo Pedro nos exorta: “Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele tem cuidado de vocês” ( 1 Pedro 5:7 ) — todas as suas ansiedades, mesmo as mundanas e materiais. Não tenham medo de pedir-lhe nada e não escondam dele nenhum fardo.
2. Deus responde as nossas orações concedendo sabedoria
Em muitos casos, Deus responde às orações concedendo-nos sabedoria para tomar boas decisões.
- ⁵ E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.⁶ Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:5,6
Apresente seu pedido a Deus com confiança, mas também ore com sabedoria e de acordo com o que você sabe ser a vontade de Deus. E se lhe falta sabedoria quanto à vontade dEle, peça.
Oramos por muitas coisas — algumas boas, algumas ruins, algumas realmente sem sentido. Mas Deus ouve todas as nossas orações, independentemente do que pedimos ( Mateus 7:7 ). Ele não ignora Seus filhos ( Lucas 18:1–8 ). Quando falamos com Ele, Ele prometeu ouvir e responder ( Mateus 6:6 ; Romanos 8:26–27 ). Sua resposta pode ser alguma variação de "sim" ou "não" ou "espere, agora não".
3. Deus responde nossas orações conforme nossa Persistência e paciência
Sabemos que Deus é muito paciente conosco em responder ao seu chamado e crescer na fé. Todos nós apreciamos isso em Deus. Mas, da mesma forma, devemos ser pacientes com ele , pois seu tempo raramente está em nossa agenda.
A maneira como oramos demonstra nosso nível de maturidade espiritual, pois a paciência com Deus é um sinal de maturidade e fé verdadeira. Por outro lado, esperar sempre uma resposta imediata demonstra imaturidade e também falta de fé. No Salmo 40, Davi conta a história de como Deus respondeu à sua oração quando ele estava sendo atacado por adversários cruéis:
- ¹ Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ² Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmos 40:1,2
Em Lucas 18:1-8, Jesus contou aos seus discípulos a parábola da viúva persistente para mostrar-lhes que deveriam orar sempre e não desistir de Deus. Sua lição nesta parábola foi a persistência , porque Deus é justo e fiel, e não devemos nos desesperar quando a resposta ainda não chegou. Portanto, persistência com paciência é a melhor abordagem para a oração.
4. Deus Responde as nossas orações de acordo com o Seu Plano
Oração de Davi e o Plano de Deus. Em 2 Samuel 7, o rei Davi quer construir um templo para Deus. Ele não acha certo ter um palácio enorme enquanto o local de adoração a Deus é uma simples tenda. Então, ele buscou o conselho do profeta Natã, que lhe disse para prosseguir com seus planos para o templo.
Mas naquela noite, Deus enviou uma mensagem a Natã. Ele o instruiu a dizer a Davi que ele não seria o único a construir o templo de Deus. Davi tinha boas intenções e queria honrar a Deus, mas Deus tinha um plano maior em mente.
Embora Davi não fosse o único a construir o templo, Deus prometeu que a linhagem familiar de Davi prosperaria e que um de seus filhos construiria o templo.
Deus cumpriu Sua promessa, e o filho de Davi, Salomão, acabou construindo um templo maravilhoso em Jerusalém, um dos lugares mais esplêndidos descritos em toda a Bíblia (1 Reis 5-8).
Esta história do Rei Davi nos dá a certeza de que, mesmo que Deus não nos dê o que pedimos em oração, isso não significa que Ele não tenha algo maravilhoso reservado. Ele está sempre zelando por nós, zelando pelos nossos interesses e trabalhando para o nosso bem.
Oração de Jesus. Deus responder "não" não é sinal de Sua rejeição. Deus até disse "não" ao Seu próprio filho.
Quando Jesus estava no Jardim do Getsêmani, na véspera de sua crucificação , Ele orou desesperadamente ao Pai. Então, Ele implorou a Deus:…Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39. “ Não seja como eu quero, mas como tu queres.” Essa é a atitude da fé.
5. Deus responde nossas orações com providência
Quando a Providência é quem cuida de você, você não precisa temer a perda, a dor ou a morte. É isso que sustenta o ensinamento de Jesus em Mateus 6:25-34. Não andeis ansiosos por coisa alguma , diz ele (Mt 6:25). Jesus diz que podemos olhar para a providência de Deus sobre a criação para ver seu amor por nós em miniatura. Os pássaros não semeiam, mas são alimentados (Mt 6:26). Os lírios do campo não trabalham, e ainda assim estão vestidos com mais magnificência do que Salomão (Mt 6:28-29). E nós, diz Jesus, somos muito mais do que eles. Deus não é apenas nosso Criador; ele é nosso Pai amoroso.
A conclusão de Jesus é crucial. “Os gentios procuram todas essas coisas, mas o Pai celestial sabe que vocês precisam de todas elas”, diz ele. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:32-33).
Ele sabe que você precisa de todos eles .
A provisão de Deus não é arbitrária. Ele não retém bênçãos para submeter seus filhos a um teste cósmico de tolerância à dor. A Providência é o nosso Deus, e Ele conhece as nossas necessidades. Ele as acrescenta a nós.
Veja também
- Pregação sobre Colossenses 4:2 Perseverai na Oração
- Oração Perfeita que Emana do Coração. Sal 86
- Ore como Jesus no Getsêmani João 15: 1-17: 26
Conclusão
Compartilhe nas Redes Sociais!


