Publicidade

Saiba Como Deus Responde Nossas Orações

 Como Deus Responde Nossas Orações?

Deus prometeu que, quando pedimos coisas que estão de acordo com Sua vontade para nossas vidas, Ele nos dará o que pedimos ( 1 João 5:14–15 ). No entanto, há uma ressalva a acrescentar: nem sempre podemos gostar da resposta. E nem sempre vemos a resposta às nossas orações como um sim. 

Abraão nunca viu sua descendência se tornar tão inumerável quanto as estrelas. Mas Deus cumpriu Sua promessa em Seu próprio tempo, e Ele ainda cumpre promessas e responde orações hoje. 

Publicidade

Mas há muitas orações que podemos ver respondidas, como quando Sara, esposa de Abraão, engravidou de seu primeiro filho, Isaque (Gênesis 17:16). 

Em suma, a evidência da Bíblia nos mostra que Deus está sempre ouvindo e sempre pronto para cuidar de nossas necessidades se confiarmos nele.

Há inúmeros exemplos na Bíblia em que Deus disse “sim” às orações das pessoas. 

  • A oração de Davi para resgatar sua família (1 Samuel 30:1-19)
  • O pedido de Gideão por um sinal da fidelidade de Deus (Juízes 6:36-40)
  • Elias ressuscita o filho da viúva (1 Reis 17:17-24)
  • A Igreja reza para que Pedro seja libertado da prisão (Atos 12:1-17)
  • Paulo cura o pai do chefe em Malta (Atos 28:7-10)
  • O anjo do Senhor disse a Zacarias: “Não tenha medo, Zacarias, pois a sua oração foi ouvida” ( Lucas 1:13 ).
  • O Senhor disse a Ezequias: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas...” ( 2 Reis 20:5 ). 
  • O Senhor ouviu os clamores dos israelitas quando eles sofriam no Egito ( Dt 26:7 ).

É por isso que precisamos da Bíblia para nos lembrar constantemente de como apresentar nossos pedidos a Deus. Ao longo dos Salmos e na Oração do Senhor, encontramos 6 razões pelas quais o Senhor sempre nos responderia quando oramos:

  • Seu Amor: "Responde-me, Senhor, pois a tua benignidade é boa." (Salmo 69:16)
  • Sua compaixão: "Responde-me, pois sou pobre e necessitado." (Salmo 86:1)
  • Sua Graça: "Tem misericórdia de mim e responde-me!" (Salmo 27:7)
  • Sua Fidelidade: “Responde-me segundo a tua fidelidade.” (Salmo 69:13)
  • Sua Glória: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome." (Mateus 6:9)
  • Seu Reino: "Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." (Mateus 6:10)

Há outros momentos em que Deus  parece não  ouvir nossas  orações  , mas pode estar dizendo não ou ainda não. Ele  ouve você, e a Bíblia diz no Salmo 119:68 que Ele é bom e o que Ele faz é bom. Portanto, confie nEle e em Seu tempo. Lembre-se: Ele prometeu nunca te deixar ou  abandonar  . Deus é um Pai perfeito e sempre fará o que for melhor, mesmo que  não  pareça assim para nós no momento. 

1. Deus responde as nossas orações quando oramos em nome de Jesus e guardamos os seus mandamentos

Jesus prometeu que se pedirmos alguma coisa em seu nome, ele nos concederá:

  • ¹⁴ Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:14,15

Mas algumas pessoas colocam a frase "em nome de Jesus" no final de suas orações, acreditando que é uma maneira segura de receber o que pedem. O que a promessa de Jesus realmente significa é que nossa fé nele é a base do nosso relacionamento com Deus, e devemos apresentar nossos pedidos ao Pai por meio dele . Mas dizer "em nome de Jesus" não torna automaticamente nosso pedido a vontade de Deus.

Jesus nos ensina a orar e a pedir livremente ao Pai os desejos do nosso coração:

  • ⁹ E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;  Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Lucas 11:9,10

Podemos pedir o que quisermos, sabendo que Deus não nos dará nada de ruim, mas apenas o que for bom para nós ( Lucas 11:11-13 ). O apóstolo Pedro nos exorta: “Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele tem cuidado de vocês” ( 1 Pedro 5:7 ) — todas as suas ansiedades, mesmo as mundanas e materiais. Não tenham medo de pedir-lhe nada e não escondam dele nenhum fardo.

2. Deus responde as nossas orações concedendo sabedoria

Em muitos casos, Deus responde às orações concedendo-nos sabedoria para tomar boas decisões.

  • ⁵ E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.⁶ Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:5,6

Apresente seu pedido a Deus com confiança, mas também ore com sabedoria e de acordo com o que você sabe ser a vontade de Deus. E se lhe falta sabedoria quanto à vontade dEle, peça.

Oramos por muitas coisas — algumas boas, algumas ruins, algumas realmente sem sentido. Mas Deus ouve todas as nossas orações, independentemente do que pedimos ( Mateus 7:7 ). Ele não ignora Seus filhos ( Lucas 18:1–8 ). Quando falamos com Ele, Ele prometeu ouvir e responder ( Mateus 6:6 ; Romanos 8:26–27 ). Sua resposta pode ser alguma variação de "sim" ou "não" ou "espere, agora não".

3. Deus responde nossas orações conforme nossa Persistência e paciência

Sabemos que Deus é muito paciente conosco em responder ao seu chamado e crescer na fé. Todos nós apreciamos isso em Deus. Mas, da mesma forma, devemos ser pacientes com ele , pois seu tempo raramente está em nossa agenda. 

A maneira como oramos demonstra nosso nível de maturidade espiritual, pois a paciência com Deus é um sinal de maturidade e fé verdadeira. Por outro lado, esperar sempre uma resposta imediata demonstra imaturidade e também falta de fé. No Salmo 40, Davi conta a história de como Deus respondeu à sua oração quando ele estava sendo atacado por adversários cruéis:

  • ¹ Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ² Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Salmos 40:1,2

Em Lucas 18:1-8, Jesus contou aos seus discípulos a parábola da viúva persistente para mostrar-lhes que deveriam orar sempre e não desistir de Deus. Sua lição nesta parábola foi a persistência , porque Deus é justo e fiel, e não devemos nos desesperar quando a resposta ainda não chegou. Portanto, persistência com paciência é a melhor abordagem para a oração.

4. Deus Responde as nossas orações de acordo com o Seu Plano

Ás vezes precisamos entender o Plano de Deus e não o nosso.

Oração de Davi e o Plano de Deus. Em 2 Samuel 7, o rei Davi quer construir um templo para Deus. Ele não acha certo ter um palácio enorme enquanto o local de adoração a Deus é uma simples tenda. Então, ele buscou o conselho do profeta Natã, que lhe disse para prosseguir com seus planos para o templo.

Mas naquela noite, Deus enviou uma mensagem a Natã. Ele o instruiu a dizer a Davi que ele não seria o único a construir o templo de Deus. Davi tinha boas intenções e queria honrar a Deus, mas Deus tinha um plano maior em mente. 

Embora Davi não fosse o único a construir o templo, Deus prometeu que a linhagem familiar de Davi prosperaria e que um de seus filhos construiria o templo.

Deus cumpriu Sua promessa, e o filho de Davi, Salomão, acabou construindo um templo maravilhoso em Jerusalém, um dos lugares mais esplêndidos descritos em toda a Bíblia (1 Reis 5-8).

Esta história do Rei Davi nos dá a certeza de que, mesmo que Deus não nos dê o que pedimos em oração, isso não significa que Ele não tenha algo maravilhoso reservado. Ele está sempre zelando por nós, zelando pelos nossos interesses e trabalhando para o nosso bem.

Oração de Jesus. Deus responder "não" não é sinal de Sua rejeição. Deus até disse "não" ao Seu próprio filho.

Quando Jesus estava no Jardim do Getsêmani, na véspera de sua crucificação , Ele orou desesperadamente ao Pai.  Então, Ele implorou a Deus:…Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Mateus 26:39. “ Não seja como eu quero, mas como tu queres.” Essa é a atitude da fé. 

5. Deus responde nossas orações com providência

Quando a Providência é quem cuida de você, você não precisa temer a perda, a dor ou a morte. É isso que sustenta o ensinamento de Jesus em Mateus 6:25-34. Não andeis ansiosos por coisa alguma , diz ele (Mt 6:25). Jesus diz que podemos olhar para a providência de Deus sobre a criação para ver seu amor por nós em miniatura. Os pássaros não semeiam, mas são alimentados (Mt 6:26). Os lírios do campo não trabalham, e ainda assim estão vestidos com mais magnificência do que Salomão (Mt 6:28-29). E nós, diz Jesus, somos muito mais do que eles. Deus não é apenas nosso Criador; ele é nosso Pai amoroso.

A conclusão de Jesus é crucial. “Os gentios procuram todas essas coisas, mas o Pai celestial sabe que vocês precisam de todas elas”, diz ele. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:32-33).

Ele sabe que você precisa de todos eles .

A provisão de Deus não é arbitrária. Ele não retém bênçãos para submeter seus filhos a um teste cósmico de tolerância à dor. A Providência é o nosso Deus, e Ele conhece as nossas necessidades. Ele as acrescenta a nós.

Saiba Como Deus Responde Nossas Orações

Veja também

  1. Pregação sobre Colossenses 4:2 Perseverai na Oração
  2. Oração Perfeita que Emana do Coração.  Sal 86
  3. Ore como Jesus no Getsêmani João 15: 1-17: 26

Conclusão

Tenha em mente que a oração não é a nossa maneira de fazer com que Deus faça o que queremos. Nossas orações devem ser focadas em coisas que honram e glorificam a Deus e refletem o que a Bíblia claramente revela ser a vontade de Deus ( Lucas 11:2 ). Se orarmos por algo que desonra a Deus ou não é a Sua vontade para nós, é improvável que Ele nos dê o que pedimos. A sabedoria de Deus excede em muito a nossa, e devemos confiar que Suas respostas às nossas orações são as melhores soluções possíveis.

A oração, que é possibilitada pelo evangelho e moldada por ele, funciona da mesma maneira. Deus nos dá; nós não damos a Deus. Nós pedimos; ele dá. A oração depende do que ele fez em nós e por nós, e do que ele fará em nós e por nós.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)