Como Fazer Para Permanecer Firme no Senhor
- ⁵⁸ Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:58
Introdução:
A jornada da fé é uma maratona, não uma corrida de curta distância. Não há nada mais trágico do que chegar perto do fim e falhar. Espiritualmente, nosso objetivo é permanecer firme no Senhor até o fim. O apóstolo Paulo nos exorta a sermos diligentes para não cairmos do nosso firme fundamento.
A expressão grega para “sede firmes” implica estabilidade, firmeza e forte devoção a algo. Os coríntios, tanto os cristãos antigos quanto os modernos, são encorajados a permanecer comprometidos com Cristo e devotados a Ele.
Não devemos deixar que nada nos afaste de Cristo como nosso fundamento. E devemos nos entregar totalmente à obra que o Senhor nos deu para fazer.
I. Para permanecer firme no Senhor cuide para não Cair
A Bíblia nos alerta que a queda espiritual é uma possibilidade real. Ignorar essa realidade pode nos tornar vulneráveis.
Permanecer firmes pela fé é uma daquelas coisas que sabemos que devemos fazer mentalmente, mas a aplicação prática pode ser muito mais difícil. Como o apóstolo Paulo, queremos fazer o que é certo, mas continuamos nos perdendo no pecado (Romanos 7:15). A perseverança espiritual pode ser um bem raro.
A. A Realidade da Queda:
1. Os Gálatas foram um exemplo de como é possível cair da graça (Gálatas 5:4). Eles se desviaram do verdadeiro evangelho da graça para uma salvação baseada na Lei.
2. Nossas bênçãos estão condicionadas à nossa perseverança. A Palavra de Deus nos diz que essas bênçãos são nossas "se, na verdade, permanecerdes fundamentados e firmes na fé" (Colossenses 1:23).
3. A possibilidade de cair é tão real que a Bíblia nos instrui a restaurar aqueles que erram com mansidão e a orar por aqueles que pecam, para que sejam salvos da morte espiritual (Gálatas 6:1; Tiago 5:19, 20).
B. Obstáculos a Superar: Para permanecer firme, precisamos reconhecer e enfrentar os obstáculos que podem nos fazer cair.
1. Falsa Doutrina (2 Pedro 3:17; 1 João 4:1): A advertência de Pedro é para que não nos deixemos levar pelo erro de homens enganadores. Devemos provar os espíritos para ver se são de Deus.
Devemos permanecer firmes diante de provações, tentações, perseguições e oposição. A jornada cristã não é fácil, especialmente com a crescente animosidade em relação aos valores cristãos. A igreja também enfrenta ataques de falsos mestres que pregam um evangelho diferente, negam as doutrinas cristãs fundamentais e enganam muitas pessoas. O movimento de desconstrução enfatiza ainda mais a necessidade de firmeza.
2. Perseguição (Mateus 13:20, 21): O Evangelho fala de pessoas que recebem a Palavra com alegria, mas quando a perseguição chega, logo se escandalizam e caem. A firmeza exige resistência.
3. Prazeres e Preocupações (Mateus 13:22): Os "espinhos" mencionados por Jesus representam as preocupações deste mundo e o engano das riquezas, que sufocam a Palavra, impedindo-nos de dar fruto.
II. Para permanecer firme no Senhor Tenha uma Mentalidade Predeterminada
A firmeza no Senhor começa com uma decisão consciente e inabalável no coração. É preciso ter uma mentalidade determinada, como a de Esdras.
A. Exemplos a Seguir:
1. Roboão (exemplo negativo): Ele não preparou seu coração para buscar o Senhor, e por isso, acabou se desviando (2 Crônicas 12:14).
2. Ezequias (exemplo positivo): O coração de Ezequias estava totalmente voltado para o Senhor, e ele prosperou em tudo o que fez, pois agia com fidelidade (2 Crônicas 31:20, 21).
3. Esdras (exemplo positivo): Esdras "tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir" (Esdras 7:10). Sua determinação prévia o tornou um líder influente.
III. Para permanecer firme no Senhor Siga os Exemplos de Jesus e Paulo
Para permanecer firme no Senhor, precisamos modelar nossas vidas nos maiores exemplos de fé: Jesus e o apóstolo Paulo.
A. Jesus:
1. Ele Usou as Escrituras: a. Ao enfrentar a tentação, Jesus não argumentou com o diabo, mas respondeu citando a Palavra de Deus (Mateus 4:1-11). b. Em controvérsias sobre casamento, Ele recorreu ao que estava escrito desde o princípio (Mateus 19:4-6). c. Para resolver questões de doutrina, Ele sempre apontou para a autoridade das Escrituras (Marcos 12:28-ss).
2. Ele Veio para Fazer a Vontade do Pai (João 5:30): A obediência de Jesus a Deus, mesmo que custasse a Sua vida, é o exemplo supremo de perseverança.
B. Paulo:
1. Ele Proseguiu em Direção ao Alvo (Filipenses 3:12-14): Paulo tinha uma mentalidade focada e determinada. Ele se esqueceu do passado e se lançou para o futuro, com o objetivo de alcançar a "soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
2. Ele Encorajou Outros a Permanecerem Firmes (1 Coríntios 15:58): A exortação de Paulo aos crentes de Corinto foi para que eles fossem "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor", sabendo que o seu trabalho não é em vão.
IV. Para permanecer firme no Senhor Lembre-se do Destino
A motivação para a perseverança é a esperança da glória futura.
A. Lembre-se do Preço de Nossa Salvação:
1. O nosso firme fundamento foi conquistado com o sacrifício de Jesus na cruz (Romanos 5:6-9).
2. A salvação é possível somente através do Seu sangue (Efésios 1:7; Atos 4:12). O fato de que fomos resgatados por um preço tão alto deve nos motivar a permanecer fiéis.
B. Lembre-se que Jesus Está Voltando:
1. Jesus prometeu: "Eu vou e vos preparo lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (João 14:1-4).
2. Paulo nos conforta com a promessa do Seu retorno (1 Tessalonicenses 4:13-18).
3. João aguarda ansiosamente o Seu retorno (Apocalipse 22:20). A esperança de que Jesus voltará para nos levar para casa é a âncora de nossa alma.
Veja também
- Murmuração: Não Cometa o Pecado do Povo no Deserto Êxodo 17:3
- 3 Coisas Que Jesus Espera de Nós
- Como a Humildade de Jesus é um Exemplo a Seguir?
Conclusão:
Para chegarmos ao céu, precisamos permanecer firmes no Senhor. Podemos fazer isso quando nos lembramos de quem Cristo é, do que Ele fez por nós na cruz e da promessa de que Ele está voltando para nos levar para casa. Que essa esperança nos motive a uma vida de perseverança e fé inabalável.
Compartilhe nas Redes Sociais!


