Estudo Bíblico sobre João 3:16 A Expressão do Amor De Deus

A Expressão do Amor De Deus

João evangelista em João 3: 6-21, explica a sua comunidade do final do primeiro século, o significado do diálogo entre Jesus e Nicodemos (João. 3: 1-15). Nesse diálogo, Nicodemos acha difícil seguir o pensamento de Jesus. O mesmo aconteceu com o povo. Alguns deles, ainda sob a influência dos critérios do passado, não conseguia entender a novidade que Jesus trouxe. Nosso estudo bíblico de João 3:16 visa superar essa dificuldade


  1. Uma divisão do texto para ajudar na leitura de João 3:16: 
  2. Diz que o amor de Deus que salva se manifestam o dom do Filho. João 3:17: 
  3. A vontade de Deus é salvar, não condenar. João 3:18: 



Deus nos pede que tenhamos a coragem de acredite neste amor.


No evangelho de João (João 3: 16-18), como Jesus fala com Nicodemos, ele descreve o amor de Deus por todos nós com as seguintes palavras: 'Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele que acredita nele tenha vida eterna. (Jo 3:16). Amor de Deus para nós, como foi para Israel, nunca está em questão. Deus é sempre fiel. Somos nós que precisamos reconhecer e apreciar o quão imenso é o amor incondicional de Deus é por nós. A porta para humanidade, como a Nicodemos, está sempre aberta. (1

Publicidade

O Amor nos torna filhos de Deus


Aqueles que “nasceram de novo” não são mais apenas filhos da família de Adão; eles se tornam filhos na família de Deus. O destino daqueles abençoados desta maneira é receber:
1. O amor e a proteção de Deus como seu Pai divino (João 16:27; 17:15).
2. O poder de compartilhar o amor de Deus com os outros (1 João 3: 16-18; João 13:34) como Jesus nos ensinou.
3. O encorajamento para compartilhar nossas esperanças e medos com o Pai através de Cristo para intervenção em nossas vidas (Lc 11: 1-14; João 14: 2-3).
4. A herança da vida eterna como co-herdeiros de Cristo. Jesus é o "Filho unigênito" do Pai por natureza (João 1:18; 3:16; 1 João 4: 9), mas os batizados são nascidos de Deus pela graça (1 João 2:29;3: 9; 4: 7; 5: 4). (2


Deus amou o mundo


A universalidade do amor de Deus está expressa na vinda de Cristo é inegável. Cristo não vem "para julgar o mundo" mas apenas "para que o mundo seja salvo por meio dele" (v. 17).  (3)
Se alguém deixar de receber a salvação oferecida pelo Filho, todas as responsabilidades estão nesta pessoa. A condenação não vem do Filho, mas daqueles que O rejeitam se condenam rejeitando sua única esperança de salvação (v. 18). 

Deus amou tanto o mundo não porque um dos atributos de Deus seja amar, mas porque Deus é amor ; O caráter de Deus é amor - amor perfeito, completo e santo. Tudo o que nós definirmos como amor não é Deus, mas Deus é a própria essência do amor.


Significado do Amor de Deus


A palavra grega houtos é a primeira palavra em João 3:16. Esta é a posição enfática, apontando para o resto da frase. Então, o versículo literalmente diz: “ Desta maneira Deus amou o mundo ... “. A ênfase está no propósito e na intensidade do amor de Deus para nós, uma imagem mais clara da natureza e caráter de Deus - quem é Deus. (4)

Há uma ênfase consistente do amor de Deus revelado por todo o Novo Testamento:
• Paulo escreve que “nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra coisa criada, será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor ”(Romanos 8: 38–39).
• Paulo ora para que compreendam “qual é a largura, comprimento e altura e profundidade e conhecer o amor de Cristo que supera o conhecimento ... ”(Ef 3: 18–19).
• Outro exemplo é o grande amor o Pai nos deu ...” (1 João 3: 1)


A extensão do Amor de Deus


O amor de Deus é global; é exibido para o mundo inteiro (v. 16a) “Deus amou o mundo de tal maneira …” / Quando lemos ou ouvimos esta parte de João 3:16, tendemos a torná-lo muito pessoal - Deus me ama ... - isso é verdade, o amor de Deus é muito pessoal, mas é muito maior que você e eu. O amor de Deus é global.
O amor de Deus não era apenas disponível para primeiro século e não é limitado a povos ou nações é um amor que é exibido para o mundo inteiro - um amor que está disponível para as pessoas de quem gostamos e para pessoas que odiamos. O amor de Deus não se estende apenas às pessoas legais; é um amor para todas as pessoas.  O amor de Deus é sobrenatural e é transformacional ; é digno de consideração e celebração (5)

O Sentido do Amor de Deus

João 3:16: Amar é dar-se por amor. A palavra amor, antes de tudo, aponta para uma experiência profunda na relação entre pessoas. Inclui sentimentos e valores como alegria, tristeza, sofrimento, crescimento, doação dar-se, realização, presente, compromisso, vida,morte etc. No Antigo Testamento esses valores e sentimentos são resumidos na palavra hesed, que,em nossas Bíblias, geralmente é traduzido como caridade, misericórdia, fidelidade ou amor. No Novo Testamento, Jesus revela que esse amor de Deus em suas reuniões com as pessoas. 

Ele revelou isso através de sentimentos de amizade, bondade,como, por exemplo, em seu relacionamento com a família de Marta em Betânia: “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro ”.  Ele chora na tumba de Lázaro (João 11: 5, 33-36).
Jesus encara sua missão como manifestação de amor: “Tendo amado os seus ... amou-os até o fim” (Jo 13: 1). 
Nesse amor, Jesus revela sua profunda identidade como Pai: “Como o Pai me amou, eu também ameivocê! ”(Jo 15: 9). 
Ele também nos diz: “Ame-se como Eu tenho amado você!" (Jo 15:12). 
João define amor da seguinte maneira:“Isso nos ensinou amor - que ele desistiu de sua vida por nós;e nós também devemos desistir de nossas vidas por nossos irmãos ”(1 João 3:16). 



Leia também...

Tópicos
Destaques
Compartilhe nas Redes Sociais!
Compartilhe Compartilhe Compartilhe

Atenção! Se você ainda não se inscreveu cadastra-se aqui para receber informativos com sermões e estudos bíblicos grátis em seu e-mail. Cadastre-se Aqui!


Versões Bíblicas consultadas ou citadas:
Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

Autor Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Boas Novas - FATEP, Professor e Pós-graduado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Ex-Professor de Seminários Teológicos. Nascido e criado no evangelho minha Missão é compartilhar a Palavra de Deus.

Anúncios, Postagens Relacionadas e Recomendadas para você:
0 comentários:
Postar um comentário

 
Sobre | Política de Cookies | Política de Privacidade

Missão: Visão missionária (marca da historia da igreja cristã) visa abordar temas como salvação, cristianismo, teologia e histórias bíblicas de uma forma geral, através da internet e redes sociais.

voltar