Publicidade

Estudo Bíblico sobre João 3:16 Deus nos Amou!

Estudo Bíblico sobre João 3:16 Deus nos Amou

Nosso estudo bíblico de João 3:16.

¹⁶ Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna João 3:16

Deus amou tanto que deu. O mínimo que podemos fazer é retribuir esse amor I João 4:19 “Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro.”
  1. Uma divisão do texto para ajudar na leitura de João 3:16:
  2. Diz que o amor de Deus que salva se manifesta o dom do Filho. João 3:17:
  3. A vontade de Deus é salvar, não condenar. João 3:18:

Deus nos pede que tenhamos a coragem de acreditar nesse amor.

No evangelho de João (João 3:16-18), como Jesus fala com Nicodemos, ele descreve o amor que Deus tem por todos nós com as seguintes palavras: 'Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele que acredita nele tenha vida eterna. (Jo 3:16). 

Esse Amor por nós, como foi para Israel, nunca está em questão. Deus é sempre fiel. Somos nós que precisamos reconhecer e apreciar o quão imenso é o amor incondicional de Deus é por nós. A porta para humanidade, como a Nicodemos, está sempre aberta. (1)

Deus amou o mundo

A universalidade do desse amor está expressa na vinda de Cristo é inegável. Cristo não vem "para julgar o mundo" mas apenas "para que o mundo seja salvo por meio dele" (v. 17). (3)
 
Se alguém deixar de receber a salvação oferecida pelo Filho, todas as responsabilidades estão nesta pessoa. A condenação não vem do Filho, mas daqueles que O rejeitam se condenam rejeitando sua única esperança de salvação (v. 18).

Deus amou tanto o mundo não porque um dos atributos de Deus seja amar, mas porque Deus é amor ; O caráter de Deus é amor - amor perfeito, completo e santo. Tudo o que nós definirmos como amor não é Deus, mas Deus é a própria essência do amor.

Significado desse Grande Amor

A palavra grega houtos é a primeira palavra em João 3:16. Esta é a posição enfática, apontando para o resto da frase. Então, o versículo literalmente diz: “ Desta maneira Deus amou o mundo ... “. A ênfase está no propósito e na intensidade do amor por nós, uma imagem mais clara da natureza e caráter de Deus - quem é Deus. (4)

Há uma ênfase consistente do amor revelado por todo o Novo Testamento:
 
• Paulo escreve que “nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra coisa criada, será capaz de nos separar do amor que está em Cristo Jesus, nosso Senhor ”(Romanos 8: 38–39).
 
• Paulo ora para que compreendam “qual é a largura, comprimento e altura e profundidade e conhecer o amor de Cristo que supera o conhecimento ... ”(Ef 3: 18–19).
 
• Outro exemplo é o grande amor o Pai nos deu ...” (1 João 3: 1)

A extensão do Grande Amor Divino

O amor é global; é exibido para o mundo inteiro (v. 16a) “Deus amou o mundo de tal maneira …” / Quando lemos ou ouvimos esta parte de João 3:16, tendemos a torná-lo muito pessoal - Deus me ama ... - isso é verdade, é um amor muito pessoal, mas é muito maior que você e eu. 

Não era apenas disponível para primeiro século e não é limitado a povos ou nações é um amor que é exibido para o mundo inteiro - um amor que está disponível para as pessoas de quem gostamos e para pessoas que odiamos. O amor não se estende apenas às pessoas legais; é um amor para todas as pessoas sendo sobrenatural e é transformacional ; é digno de consideração e celebração (5)

O Amor nos torna filhos de Deus

Aqueles que “nasceram de novo” não são mais apenas filhos da família de Adão; eles se tornam filhos na família de Deus. O destino daqueles abençoados desta maneira é receber:
  
1. O amor e a proteção de Deus como seu Pai divino (João 16:27; 17:15).
 
2. O poder de compartilhar seu grande amor com os outros (1 João 3: 16-18; João 13:34) como Jesus nos ensinou.
 
3. O encorajamento para compartilhar nossas esperanças e medos com o Pai através de Cristo para intervenção em nossas vidas (Lc 11: 1-14; João 14: 2-3).
 
4. A herança da vida eterna como co-herdeiros de Cristo. Jesus é o "Filho unigênito" do Pai por natureza (João 1:18; 3:16; 1 João 4: 9), mas os batizados são nascidos de Deus pela graça (1 João 2:29;3: 9; 4: 7; 5: 4). (2)

Manifestação do amor 

O amor de Deus é manifestado de várias maneiras na Bíblia, incluindo: Essas são apenas algumas maneiras pelas quais esse amor é manifestado, mas há muitas outras passagens na Bíblia que falam sobre o amor de Deus, vejamos:

    • Manifesta na criação Gênesis 1:26-27
     “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
    • Manifesta em Seu Filho  I João 4:9
     “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que vivamos por meio dele.”
    • Manifesta no amor aos Seus inimigos Mateus 5:44
     “Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;”
    • Manifesta Ao nos fazer Seus filhos  I João 3:1-2
     “Vede que tipo de amor o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus: portanto o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.”

    • Manifesta na Salvação: Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz pelos pecados do mundo, mostrando seu amor pelos seres humanos.
    • Manifesta no Espírito Santo: Deus envia seu Espírito Santo para habitar em nós e nos guiar em nossas vidas, mostrando seu amor constante e presença.
    • Manifesta na Providência: Deus cuida de nós em nossas necessidades diárias e nos guia em nossas vidas, mostrando seu amor e cuidado por nós.

Que tipo de amor Deus Manifesta?

    • Amor eterno Jeremias 31:3
     “O Senhor há muito me apareceu, dizendo: Sim, com amor eterno te amei; por isso com benignidade te atraí.”
    • Amor imensurável Efésios 3:16-17
     “Para que ele conceda a você, de acordo com as riquezas de sua glória, ser fortalecido com poder por seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite em vossos corações pela fé; para que vós, estando enraizados e alicerçados no amor”,
    • Amor incompreensível Efésios 3:19
     “E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”
    • Grande amor  João 15:12
     “Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”
    • Seu amor é derramado no exterior Romanos 5:5-6

O Sentido desse amor

João 3:16: Amar é dar-se por amor. A palavra amor, antes de tudo, aponta para uma experiência profunda na relação entre pessoas. Inclui sentimentos e valores como alegria, tristeza, sofrimento, crescimento, doação dar-se, realização, presente, compromisso, vida, morte etc. No Antigo Testamento esses valores e sentimentos são resumidos na palavra hesed, que,em nossas Bíblias, geralmente é traduzido como caridade, misericórdia, fidelidade ou amor. No Novo Testamento, Jesus revela esse amor em suas reuniões com as pessoas.

Ele revelou isso através de sentimentos de amizade, bondade, como, por exemplo, em seu relacionamento com a família de Marta em Betânia: “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro ”. Ele chora na tumba de Lázaro (João 11: 5, 33-36).
Jesus encara sua missão como manifestação de amor: “Tendo amado os seus ... amou-os até o fim” (Jo 13: 1).
 
Nesse amor, Jesus revela sua profunda identidade como Pai: “Como o Pai me amou, eu também amei você! ”(Jo 15: 9).
 
Ele também nos diz: “Ame-se como Eu tenho amado você!" (Jo 15:12).
João define amor da seguinte maneira:“ Isso nos ensinou amor - que ele desistiu de sua vida por nós; e nós também devemos desistir de nossas vidas por nossos irmãos ”(1 João 3:16).




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)