Publicidade

Livro de Jeremias: Estudo, Esboço e Resumo

Estudo Bíblico sobre o Livro de Jeremias

O profeta chorão

Objetivo: Exortar o povo de Deus a abandonar seus pecados e voltar para Deus

Autor: Jeremias, sacerdote e profeta; Baruch registrou

  • A. Evidência Externa : Daniel 9:2 chama Jeremias 25:11-14; 29:10 de um escrito profético escrito por Jeremias, assim como o NT explicitamente em Mateus 2:17-18 (31:15) e implicitamente em Mateus 21:13; Marcos 11:17; Lucas 19:46 (7:11), Romanos 11:27 (31:33) e Hebreus 8:8-13 (31:31-34), sendo esta última a mais longa citação do AT no NT. O Talmude, Josefo e Eclesiástico também afirmam Jeremias como autor.
  • B. Evidências Internas : O autor é claramente designado como Jeremias (1:1, 11), que foi designado profeta por Deus antes de seu nascimento (1:5) e oficialmente chamado ao ofício profético ainda jovem (1:6s). Ele era filho de Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim (1:1; 11:21, 23; 29:27; 32:7-9), uma vila a pouco mais de três quilômetros ao norte de Jerusalém.  

Para Quem foi Escrito O Livro de Jeremias: Judá (o Reino do Sul) e sua capital Jerusalém

Data Escrito: Durante o ministério de Jeremias aproximadamente 627-586 AC.  Assim, seu ministério abrangeu mais de quatro décadas durante os reinados dos quatro sucessores de Josias, os últimos reis de Judá (Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias). A maior parte de seu material, no entanto, trata de eventos posteriores à trágica morte de Josias em 609 a.C. (LaSor, 404).

Título: O nome Jeremias ( WhymryI yirm e yahu; BDB 941c 1) é difícil de determinar em seu significado, pois pode vir de qualquer uma das duas raízes que significam "lançar, atirar" ou possivelmente "soltar". Alguns dizem que tem a conotação "Yahweh lança", talvez no sentido de lançar um fundamento, ou até mesmo "Yahweh estabelece, nomeia ou envia", mas ninguém sabe realmente.

Destinatários : A maior parte da profecia se dirige a Judá antes da queda de Jerusalém, mas parte se dirige aos exilados após a queda (Jr 38-44, 52). Um capítulo (Jr 29) foi enviado aos exilados na Babilônia antes da queda de Jerusalém.

Cenário: Jeremias ministrou sob os últimos cinco reis de Judá: JOSIAS, JEHOAHAZ, JEHOIAKIM, JEHOIACHIN e ZEDEKIAH. A nação dos judeus estava caindo rapidamente em direção à destruição e finalmente conquistada por BABILÔNIA em 586 aC (ver 2 Reis, capítulos 21-25). O profeta Sofonias precedeu Jeremias e Habacuque foi seu contemporâneo.

Perfil: Vários tipos literários compõem a profecia: discurso poético (por exemplo, Jr 30–31), discurso em prosa (por exemplo, Jr 32–33) e narrativa em prosa (por exemplo, Jr 46–51). Características literárias: este livro é uma combinação de história, poesia e biografia. Jeremias freqüentemente usava simbolismo e demonstração para comunicar sua mensagem.

Versos-chave:

  • Jer. 1: 1-10, 13-19 (chamado de Jeremias);
  • Jer. 5: 1 (procure um homem justo);
  • Jer. 9: 1, 10,17-26; 13:17 (choro, coração quebrantado pelo povo);
  • Jer. 16: 1-4 (proibido de se casar); Jer. 17: 9 (coração enganoso);
  • Jer. 23: 1-6 (profecias sobre Cristo e o futuro);
  • Jer. 25: 9-14 (profecia do cativeiro de 70 anos, Judá e outras nações punidas também);
  • Jer. 29: 10,11 (Judá trazido de volta a Jerusalém);
  • Jer. 31: 1-9, 31-37 (promessa de Uma Nova Aliança);
  • Jer. 32: 6,7 (Jeremias compra terras ocupadas pelo inimigo);
  • Jer. 36: 18-28 (a Palavra destruída)

Personagens do Livro de Jeremias: os reis de Judá . Baruch (um escriba), Ebed-Meleque (ajudou Jeremias a escapar), Rei Nabucodonosor (Rei da Babilônia)

Lugares: Anatote, Jerusalém, Ramá, Egito

Jeremias é o único profeta a especificar a duração do exílio como 70 anos (25:11-12; 29:10). Jeremias sozinho narrou a queda de Jerusalém duas vezes no mesmo livro (capítulos 39 e 52). Ele também escreveu uma descrição poética em Lamentações sobre o mesmo tema. Jeremias foi o único profeta em Judá que ministrou durante a queda do reino do sul. Assim, somente ele fornece perspectivas pessoais antes, durante e depois da queda de Jerusalém.

Como já observado, as profecias de Jeremias seguem um arranjo temático. Isso explica por que a queda de Jerusalém aparece duas vezes no livro (Jr 39, 52). 

Após o capítulo introdutório, que revela a missão de Jeremias de proclamar o julgamento de Deus sobre a nação (Jr 1), o material é organizado para comprovar o merecido julgamento de Judá (Jr 2-45) e das nações (Jr 46-51). O capítulo final (Jr 52) descreve como Deus cumpriu Sua promessa de julgamento na queda de Jerusalém, mas em breve retornaria o povo à sua terra. Ao longo da profecia, Jeremias lista as causas morais e espirituais para o julgamento de Deus, equilibradas com Sua graciosa promessa de esperança por meio da restauração da terra sob uma nova aliança.

PRINCIPAIS TEMAS DO LIVRO DE JEREMIAS

PECADO: A reforma do rei Josias falhou porque o povo se recusou a se arrepender, continuou a adorar ídolos e ignorou as advertências de Deus.

PUNIÇÃO: Por causa do pecado, JERUSALÉM foi destruída, o templo foi destruído e o povo de Judá foi levado para BABILÔNIA. O pecado não confessado traz o castigo total de Deus.

DEUS É SENHOR DE TODOS: Deus é o Deus justo e soberano, que só presta contas a si mesmo. Por causa do majestoso poder e amor de Deus, só temos que nos submeter à Sua autoridade.

DEUS graça e amor: Jeremias previu que após a destruição da nação, Deus enviaria um novo pastor, o Messias. Ele os conduziria a uma nova aliança e a um novo futuro e lhes daria um novo coração.

Publicidade

SERVIÇO E LIDERANÇA FIEL: Jeremias serviu a Deus fielmente por 40 anos. Ele foi perseguido, rejeitado e suas profecias foram ignoradas. Misturada às mensagens sombrias de Jeremias estava a mensagem de esperança se o povo ao menos se arrependesse. Mas Jeremias permaneceu fiel a Deus mesmo tendo sido ignorado, espancado e rejeitado. Devemos ter paixão para servir. Devemos buscar a aprovação de Deus ... não o aplauso ou a aprovação do homem.

PRINCIPAIS EVENTOS DO LIVRO DE JEREMIAS: Ele nasceu em uma aldeia acerca de uma hora de caminhada de Jerusalém. Ele foi chamado para ser um profeta por Deus em uma idade jovem - talvez em seus vinte anos. Ele serviu como porta-voz de Deus por 40 anos, alertando Judá sobre a destruição de Deus se eles não abandonassem a maldade. Mas Judá se recusou a responder à verdade e voltar para Deus. Ele testemunhou o cerco e saque de Jerusalém (586 aC) e viu muitos de seu povo serem levados cativos na Babilônia. Depois da queda de Jerusalém, Jeremias foi forçado a fugir para o Egito ... onde presume-se que ele morreu.

Visão geral de Jeremias

  • Chamado e comissão de Jeremias (1)
  • Mensagens de Jeremias a Judá (2-33)
  • Ministério de Jeremias/Queda de Jerusalém (34-39)
  • Após a queda da cidade (40-45; 52)
  • Mensagens de Jeremias às nações (46-51)

Exegese em Esboço do Livro de Jeremias

Ideia exegética : As maneiras pelas quais Deus consolou seu povo foram limitando a queda merecida e inevitável de Jerusalém a 70 anos e prometendo restauração sob uma nova aliança.

    I. A maneira como Deus consolou seu povo foi por meio do chamado profético de Jeremias para proclamar julgamento e restauração à nação (Jr 1).

    II. A maneira como Deus consolou seu povo foi falando a eles antes, durante e depois da queda de Jerusalém que o exílio duraria apenas 70 anos e resultaria em uma nova aliança (Jr 2–45).

        A. As profecias antes da queda de Jerusalém sobre o justo julgamento de Deus e a necessidade de ceder ao exílio de 70 anos da Babilônia antes da restauração sob uma nova aliança são violentamente contestadas (Jr 2–38).

        B. Deus cumpre sua ameaça de destruir Jerusalém, mas Ebede-Meleque, o servo estrangeiro de Deus, é poupado por proteger Jeremias (cf. 38:7-13), mostrando os benefícios da obediência (Jr 39).

        C. Jeremias não precisava ir para a Babilônia, então ele ministra aos remanescentes em Judá e no Egito, mostrando a bênção de Deus sobre sua fidelidade (Jr 40–44).

        D. Um incidente ocorrido 20 anos antes, quando Jeremias encorajou Baruque em sua depressão pela queima do rolo por Jeoaquim, mostra que Deus soberanamente cumpriu sua promessa de salvar sua vida (Jr 45).

    III. A maneira como Deus consolou seu povo foi julgando as nações que perseguiram Judá (Jr 46–51).

    IV. A maneira como Deus consolou seu povo foi equilibrando a queda de Jerusalém com a elevação de Joaquim para assegurar aos exilados que eles também seriam logo elevados em um retorno à terra (Jr 52).

Introdução a Jeremias

    • Período: 40 anos de profecia entregues durante o reinado de 5 reis diferentes.

    • Ensino: Juízo e Esperança

        ◦ Jeremias 25:3-11, Jeremias 25:12-16, 29:4-10

    • Tom: Mais graves do que agudos

        ◦ Ameaçado, Preso, Espancado, Rejeitado, Triste

Trabalho de Jeremias

    • Jeremias foi chamado para pregar sobre muitas nações. (1:1-19) Jeremias fez um sermão cortante

  • Para o povo (7:1-2)
  • Arrepender-se Verdadeiramente (7:3-8)
  • Não Confiar no Templo (7:9-15)
  • Responder com fé e obediência (7:23-26)

    • Jeremias foi rejeitado. (36:21-25, 32)

Jeremias no NT

    • Profecias cumpridas - Jer. 38:15 (Mt. 2:18)

        ◦ Nova Aliança - Jer. 31:31-34 (Heb. 8:8-12)

        ◦ O Julgamento de Deus - Jer. 17:10 (Ap. 2:23)

        ◦ Glória em Deus- Jer. 9:24 (1 Coríntios 1:31)

        ◦ Deus Entre Nós - Jer. 32:38 (2 Coríntios 6:16)

        ◦ Um Pai Para Nós - Jer. 31:9 (2 Coríntios 6:17-18)

Estrutura do Livro de Jeremias

  • Capítulos 1: 1-- 45: 5 O JULGAMENTO DE DEUS DE JUDAH
  • Chamada de Deus em Jeremias
  • Jeremias condena Judá por seus pecados
  • Jeremias profetiza destruição
  • Jeremias acusa os líderes de Judá
  • Restauração é prometida
  • O julgamento prometido por Deus chega
  • Capítulos 46: 1 - 52:34
  • Profecias sobre nações estrangeiras
  • Detalhes sobre a queda de Jerusalém
  • Estrutura do livro de Jeremias encontrada na Bíblia
  • Capítulos 1 - 39 Antes da queda de Jerusalém
  • A chamada de Jeremias e profecias gerais sem um tempo específico dado
  • Os capítulos 21-39 contêm profecias específicas e fornecem um tempo de entrega conforme expresso nas primeiras palavras de cada capítulo.
  • Capítulo 39 A Queda de Jerusalém, Judá
  • Capítulos 40 - 44 Mensagens para o remanescente judeu
  • Capítulos 45 - 51 Profecias de Jeremias contra as nove nações gentias
  • Capítulo 51 Olhando para trás, para a queda de Judá

Profecias

  • Apelo e comissão de Jeremias (1)
  • A rejeição de Deus ao Israel impenitente (Jeremias 3: 6 - 6:30)
  • O caminho da salvação (Jeremias 7: 1 - 10:25)
  • Revelação por ocasião da seca (Jeremias 14: 1 - 17:27)
  • Advertência para as cidades de Judá; conspiração para assassinar Jeremias (Jeremias 26: 1-34)
  • Anúncio do domínio de Babilônia (Jeremias 25: 1-38)
  • Promessa do Messias (Jeremias 23: 1-40)
  • Profecias contra Babilônia (Jeremias 50: 1 - 51:64)
  • Libertação de Israel através do julgamento de outras nações (Jeremias 30: 1-24)
  • Profecias sobre o cerco e destruição de Jerusalém (Jeremias 34: 1-22)
  • Mais promessas de restauração (Jeremias 33: 1-26)
  • Últimos dias de cerco e entrevista com Zedequias (Jeremias 38: 1-28)
  • A palavra de Deus referente à fuga para o Egito (Jeremias 42: 1-22)
  • A previsão de Jeremias da invasão do Egito por Nabucodonosor (Jeremias 43: 1-13)
  • Mensagem sobre a idolatria no Egito (Jeremias 44: 1-30)
  • Duas profecias contra o Egito (Jeremias 46: 1-28)
  • Profecia contra a Filístia (Jeremias 47: 1-7)
  • Profecia contra Moabe (Jeremias 48: 1-47)
  • Profecias contra Amom, Edom, Síria, Arábia e Elam (Jeremias 49: 1-39)

A nova aliança é melhor

Porque é uma Aliança Interna: colocarei Minha lei dentro deles e em seus corações a escreverei (1)

Porque em Tudo Incluído: E eles não devem ensinar novamente, cada homem seu próximo e cada homem seu irmão, dizendo: ' Conhece o Senhor, ' porque todos eles me conhecerão, desde o menor deles ao maior deles, ” Declara o SENHOR

A nova aliança é melhor

Porque perdoa os pecados: Pois perdoarei suas iniqüidades, e de seus pecados não me lembrarei mais (31:34).

Porque não se torna obsoleto.

Livro de Jeremias: Estudo, Esboço e Resumo


Lições do Livro de Jeremias

  • A lição de Deus ' Soberania.
  • A lição de Deus ' Justiça.
  • A lição de Deus ' Graça.
  • A lição de liderança

Referências

1. Truth for Today
2. https://www.nsrfc.org
3. https://www.danvilleroadchurch.com/media/uploads/sermons/2015/09/Jeremiah.pptx
4. https://biblestudydownloads.org/resources/old-testament-preaching/


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)