O que as Batalhas nos ensina? Josué 1: 1-9; 10-11: 16-23
Deus está travando uma guerra contra o mal. Não é uma questão de que lado Deus está, mas de quem está do lado de Deus. É importante que nos coloquemos em conformidade com a vontade de Deus, em vez de tentar colocar Deus em conformidade com a nossa vontade. Uma coisa é conquistar o inimigo, mas outra coisa é manter o que você conquista. Uma coisa é obter vitórias, outra é retê-las.
1. As Batalhas com Deus nos ensinam a prosseguir
A natureza humana diz ..."Desista." Alguém cuidará disso. ” “Não vai ficar pior do que já é.”
Era responsabilidade de Josué levar Israel através do rio Jordão e em Canaã. Deus comissionou Josué para ser fiel a Sua lei, e ele o faria prosperar. Josué lidera um ataque furtivo auxiliado pela escuridão.
Cinco reis acampados contra Gibeão fugiram em pânico de ser perseguido pelos israelitas e pelas pedras de granizo. Para se salvarem, eles se esconderam em uma caverna e Josué ordenou que as pedras sejam roladas contra a entrada da caverna.
Quando estamos do lado de Deus, estamos engajado na guerra contínua. Quanto mais você e eu estamos Do lado de Deus, maior será a luta. Quanto mais do lado de Deus estamos em diante, o maior Satanás nos odeia.
Josué dá as ordens para “… colocar os pés no pescoço desses reis. ” v.24. No v.25 ele diz a eles "não tenham medo ou desânimo, seja forte e de boa coragem; porque o Senhor fará para todos os seus inimigos contra os quais você luta. ”
Josué decepou as cabeças dos reis como prova de que havia vencido o inimigo e pendurou-as nas árvores. A vitória significa matar o inimigo. Josué executou o plano de Deus até o fim para
ter certeza de que seu inimigo nunca mais voltaria.
As batalhas são um teste de nossa obediência para fazer as coisas à maneira de Deus.
2. As Batalhas com Deus nos ensinam a descansar
Onde há visão, há provisão. Gilgal era o lar onde Josué havia erguido aquelas doze pedras da memória após a travessia do Rio Jordão e a derrota e vitória em Ai.
No meio de nossas batalhas, Deus nos dá um lugar de descanso, um lugar para ficarmos sozinhos em particular. É uma comunidade e um santuário onde as pessoas se reúnem para se proteger do inimigo.
Conforme a conquista foi realizada, cada tribo individual poderia ter se separado quando suas terras foram capturadas, mas em vez disso, permaneceram juntas. Eles voltaram para Gilgal e abnegadamente tinham uma estratégia para conquistar o inimigo.
3. As Batalhas com Deus nos ensinam que devemos ser humildes
Josué entrou em batalha após batalha, derrotando o inimigo. Josué falhou em seguir até a vitória total.
“A sala de aula de uma geração torna-se a filosofia da próxima geração. ”
Aprendemos no lugar da derrota Juízes 14-16 Sansão, o homem mais forte que já viveu Matou 1.000 filisteus com uma mandíbula, Rasgou um leão em pedaços. Sansão encontrou sua derrota na vida de Dalila em Gaza, ele recebeu vários avisos antes de sua derrota. O pecado o cegará (Juízes 16:21) O
pecado vai sepultá-lo (Juízes 16: 22-31)
Sansão falhou em dominar a si mesmo enquanto tentava dominar os outros.
Conclusão
Josué nos deu uma lição sobre os planos de Deus e sua provisão no meio de nossas batalhas. Josué nos ensina como é fácil esquecer que Deus nos deu a vitória.
Precisamos aprender com o local da derrota, olhar para o local do desafio e ouvir os ensinamentos de Deus
Confira:
- +100 Temas para Culto de Jovens
- +100 Esboços de Sermões
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Pregação
- Perguntas para Gincanas e Jogos
- Dicas para o Circulo de Oração ser uma Benção
- Temas de Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
- Temas para culto de evangelismo



Publicidade
Versões Bíblicas consultadas ou citadas: Bíblia Livre (BLIVRE), Almeida Revista e Atuzalizada ARA-SBB, Almeida Revista e Corrigida ARC-SBB, tradução livre e outras citadas no texto.

0 comentários:
Postar um comentário