Publicidade

Estudo Bíblico sobre 2 Coríntios 5:17 - Nova Criatura em Cristo.

Estudo Bíblico sobre 2 Coríntios 5:17:  Nova Criatura em Cristo.

  • Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Uma Nova Criatura

Ao falar em se tornar uma nova criatura, devemos entender que estamos falando do que vem de dentro - Ez 36:26.

  • 1. Esta nova criatura nasceu de novo - João 3:3.

Não é apenas uma mudança do velho para o novo.

  • 1. É um fazer novo do que era velho - Rm 6:4.
  • 2. O velho foi morto - Rm 6:6.
  • 3. Fomos libertados do pecado - Rm 6:18.
  • 4. Começamos uma retomada

No versículo 17, se as consequências de viver para Cristo constitui a formação de uma "nova criatura" [cada tradução que constitui a mesma ideia da palavra grega "ktisis" – "o ato de criar" ou "o ato criativo em processo" pois se relaciona com as consequências do ato criativo e se refere a regeneração ou novo nascimento em um nível qualitativamente novo de excelência. |

Em um exame mais aprofundado do versículo 17, as palavras "em Cristo"  compreendem uma breve no entanto, declaração profunda do significado da redenção do crente, que inclui  seguir: 

  • 1) a segurança do crente em Cristo, 
  • 2) a aceitação do crente Nele, 
  • 3) a segurança futura do crente Nele, e 
  • 4) a participação do crente com Ele na divina natureza de Cristo.
O texto de 2 Coríntios 5:17 é um dos textos que expressaram o conceito de Vida Nova de Paulo em Cristo. Seu conceito de vida nova em Cristo é refletido na palavra do vs 17 "Nova Criatura". Paulo usa a linguagem da "Nova Criatura" para descrever o modo de Deus de trazer uma nova vida espiritual. Para ele, tornar-se cristão significava passar de uma vida antiga para uma nova. O conceito da vida vai além do sentido comum da existência ou da vida física. A velha vida e a nova. A vida era bastante separada, com características diferentes e até opostas entre si.

Em 2 Coríntios 5:17 a frase "em Cristo" é uma frase importante a ser considerada neste versículo. Paulo usa a frase "em Cristo" sete vezes em 2 Coríntios (2:14, 17; 3:14; 5:17, 19; 12:2, 19). Um entendimento da expressão, εἴ τις ἐν Χριστῷ é um passo importante na obtenção do significado de καινὴ κτίσις (Nova Criatura) porque funciona como uma cláusula condicional para ela. Esta expressão "em Cristo" é uma das formulações mais características de Paulo e seu significado preciso tem sido vigorosamente debatido

A palavra καινὴ κτίσις "Nova Criatura" é o foco do versículo. É uma expressão que Paulo usou em Gálatas 6:15, que era uma expressão usada apenas por ele entre os escritores do Novo Testamento. A palavra κτίσις é usada em três sentidos no Novo Testamento. O ato de criar, como Romanos 1:20. A soma das coisas criadas, como Apocalipse 3:14; Marcos 13:19. Um coisa criada ou criatura, como Romanos 8:39. Os rabinos usaram a palavra de um homem convertido da idolatria." Quem traz um estrangeiro e o faz prosélito é como se o tivesse criado."

A expressão "as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" é o resultado direto da palavra "Novo Criatura". Trata-se de uma afirmação escatológica. "O novo que amanheceu com Cristo traz uma nova criatura, a criatura do homem. A nova criatura não se refere a uma renovação do mundo físico, esta nova criatura aguarda a consumação escatológica (Romanos 8:21). A declaração ou linguagem de Paulo lembra Isaías 43:18-19, onde o profeta contrasta uma nova ordem com uma ordem que está prestes a passar. Neste versículo, Paulo reprisa a linguagem de Isaías, notadamente nas expressões "coisas velhas", "coisas novas" e "eis aí". Paulo vê a expectativa escatológica de uma nova criatura como sendo cumprido em Cristo.

As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

A única maneira de se tornar um filho de Deus é “nascer de novo” (João 3: 3); não de semente que é perecível mas imperecível, isto é, pela palavra viva e permanente de Deus ”.

As coisas velhas da carne:
(1) Produz uma velha natureza pecaminosa (Salmos 51: 5).
(2) Produz uma natureza perecível (1 Pedro 1:23).
(3) Produz uma velha natureza sob a sentença de morte (Rm 6:23).
(4) Produz uma velha natureza que torna cada pessoa não salva um filho do diabo (1 João 3:10).

Tudo se fez novo:
(1) Produz uma natureza sem pecado (1 João 3: 9).
(2) Produz uma natureza que não pode pecar (1 João 3: 9 ).
(3) Produz uma natureza justa (2 Coríntios 5:21).
(4) Produz uma natureza divina (2 Pedro 1: 4).

Deus está mais interessado em nos mudar por dentro do que por fora. Suas transformações são permanentes. Uma ruga Só atrasa o inevitável, mas quando Deus transforma alguém por dentro, dura para a eternidade. Assim como quando você ganha uma nova cozinha ou sala de família com uma Reforma Extrema, quando Jesus entra em nossas vidas, todas as coisas são novas. Encontramos isso maravilhosamente em Efésios 4:17-32, por favor, volte para lá. Nesta passagem, Paulo descreve o tipo de mudança que um relacionamento pessoal com Jesus possibilita.

Aquele que verdadeiramente está em Cristo se liberta do pecado

  • Um pecado torna alguém um escravo para ele -Jo 8:34; Ro 6:16
  • Separa o homem de Deus -Is 59: 2. Leva à morte - Ro 6:23; Tia 1:15
  • Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores -1Ti 1:15. O sangue de Jesus pode limpar qualquer pecado
  • Deus espera que o homem se arrependa -Lc 15:20; 2Pe 3: 9. A graça abunda mais do que o pecado - Ro 5:20
  • Qualquer coisa que desagrade a Deus com base nos Dez Mandamentos e outros mandamentos dados por Jesus

I. A realidade da nova criatura

Quando nos rendemos a Jesus e o recebemos como nosso Senhor e Salvador, somos transformados interiormente. A velha natureza pecaminosa é crucificada com Cristo e uma nova natureza é gerada em nós pelo Espírito Santo. Essa nova criação é uma obra de Deus, um ato sobrenatural que nos torna filhos de Deus e nos dá uma nova identidade em Cristo.

II. O rompimento com o passado

Ao nos tornarmos uma nova criatura em Cristo, as coisas antigas passam. Isso significa que não somos mais escravos do pecado e de nossas antigas maneiras de viver. O poder do pecado é quebrado e somos libertos para viver uma vida de retidão e santidade. Nossa identidade é transformada, não mais definida pelo que éramos, mas pelo que Cristo fez por nós. Não somos mais dominados pelas falhas e pecados do passado, mas somos capacitados a viver uma vida nova em Cristo.

III. As implicações práticas da nova criatura

A nova criatura em Cristo tem implicações práticas para a forma como vivemos nossas vidas. Como novas criaturas, somos chamados a abandonar os padrões e valores do mundo e a viver de acordo com os princípios do Reino de Deus. Devemos buscar a santidade em todas as áreas de nossa vida, deixando para trás os velhos hábitos e comportamentos pecaminosos. Devemos amar e perdoar como Cristo nos amou e perdoou. A nova criação em Cristo também nos capacita a compartilhar o evangelho, levando a mensagem de reconciliação a todos ao nosso redor.

IV. Viver em constante renovação

A vida como nova criação em Cristo não é um evento único, mas um processo contínuo de renovação. Devemos estar dispostos a deixar que o Espírito Santo trabalhe em nós, transformando-nos à imagem de Cristo dia após dia. Isso envolve uma entrega constante, um abandono do egoísmo e um desejo de buscar a vontade de Deus em todas as coisas. À medida que nos rendemos a Ele, experimentamos a plenitude da vida em Cristo e testemunhamos Seu poder transformador em nós.

Cruz
Veja também
  1. Estudo: A Vida de Jesus: O Nascimento em Mateus 1: 18-25
  2. Estudo: O Sermão da Montanha - Mateus 7
  3. Estudo: Jesus: A Jornada em Mateus 2:13-23
  4. II Corintios: Estudo, Esboço e Resumo

Conclusão:

A nova criatura em Cristo é uma realidade maravilhosa e transformadora. À medida que nos rendemos a Jesus, deixamos para trás o velho eu e somos revestidos de uma nova identidade em Cristo. Somos capacitados pelo Espírito Santo a viver uma vida de santidade, amor e serviço. Que possamos abraçar plenamente essa nova criação em Cristo, vivendo de acordo com a Sua vontade e compartilhando o poder transformador do evangelho com o mundo ao nosso redor. Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça nessa jornada de crescimento e transformação em Cristo.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)