Publicidade

Estudo Bíblico sobre Conversão: Uma Mudança de Vida Mateus 18: 3

 Estudo Bíblico - Conversão: Mudança de Vida

Conversão Mateus 18: 3

  • E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3

O que significa “conversão”?

Apesar do atual uso generalizado da palavra 'conversão' para descrever uma mudança na lealdade religiosa, as traduções do Novo Testamento raramente usam a palavra. Muitas vezes os escritores empregam o termo grego epistrephō ('voltar', 'virar') e metanoeō ('repensar', 'mudar mentalidade', 'arrepender-se') para caracterizar uma radical mudança de perspectiva ou transformação na visão de alguém. 'Novo nascimento', 'nova criatura', e 'nascido de cima' (ou 'nascido de novo') também fazem parte do vocabulário do Novo Testamento para conversão.

Epistrophe e epistrepho

O substantivo epistrophe ocorre em Atos15.3 em que nos é dito que Paulo e Barnabé estavam 'descrevendo em detalhes a conversão dos gentios'. No entanto, o verbo epistrepho ocorre trinta e seis vezes, dezoito vezes em um sentido teológico, principalmente em Atos e nas Epístolas. O significado essencial é 'virar em direção a, virar, retornar'. 

Metanoia

Metanoia significa conversão, mas é muito mais que isso. Significa mudar, arrepender-se, mudar, pensar diferente. Metanoia é um processo contínuo. Como cristãos, devemos viver uma vida de metanóia. No início do Evangelho de Marcos, Jesus diz: “Este é o tempo de cumprimento. O reino de Deus está próximo. Arrependam-se,e creiam no Evangelho”. (Mc. 1:15) A palavra “arrepender-se” no grego tem a raiz “metanoia”. Logo no início das Escrituras, Jesus está nos convidando à metanóia.

Muitas vezes é sugerido que a etimologia de metanoeo ('mudança de mente') indica um significado mais completo do que o significado de nossa palavra 'arrepender-se'; de fato, foi proposto que  'conversão' muitas vezes pode servir melhor do que 'arrependimento' como uma tradução para metanoia. 'A palavra "arrepender-se" realmente significa "ser convertido".

 Pisteuo

Pisteuo. Significa “acreditar no que alguém diz,aceitar uma afirmação (particularmente de natureza religiosa) como verdadeira”. Ao mesmo tempo tem o significado de “ter confiança pessoal distinta de mera crença ou crença”. O tipo dea fé necessária para a salvação envolve tanto acreditar nisso quanto acreditar ou concordar com os fatos e confiar em uma pessoa.

Paulo e João falam constantemente de pistis 'fé' - ou melhor, no caso de João, o verbo pisteuo 'acreditar'. A notícia sobre a conversão dos tessalonicenses dos ídolos para servir a um Deus vivo e verdadeiro'(1 Tessalonicenses 1:9) é resumido no versículo anterior como 'sua fé em Deus' (cf. Rom. 1:8 para um uso similar). Os membros das igrejas são descritos por Paulo simplesmente como 'aqueles que crêem' (Rom. 1:16; 1 Cor. 1:21etc.), e ele olha para trás para a vinda deles a Cristo como o tempo em que'você acreditou' (1 Coríntios 15:2, 11). João usa o mesmo verbo para descrever a 'conversão' dos samaritanos (João 4:39) e daqueles judeus que tornaram-se seguidores de Jesus (João 11:45, 48; 12:11, 42, etc.), e usa'crer em seu nome' como um sinônimo virtual para 'receber Jesus' (João 1:12). Portanto, somente aqueles que 'creem' receberão as bênçãos de salvação (João 3:16; 11:25ss, etc.).

Nascer de Novo

A experiência de um novo começo que é essencial para o que significa 'conversão' é expresso na metáfora vívida de nascer de novo, o que ocorre não apenas nos escritos de João. (1:13;3:3-8; In. 2:29; 3:9f; 4:7; 5:4, 18), mas também em Pedro (1 Pe 1:3, 23;2:2), Tiago (1:18) e Paulo (Tit. 3:5), da ressurreição com Cristo em nova vida (Rom. 6:3-4; Col. 3:1-4), de tirar as roupas velhas e vestindo o novo (Col. 3:9-10; Gal. 3:27), de uma mudança de propriedade (Rom. 6:17-18), de passar das trevas para a luz (Atos 26:18; 1 Ped. 2:9; 2 Cor. 4:6; 1 pol. 2:9-11), da morte para a vida Ef.2:1-6), e muitos mais.

A conversão não é um fim em si mesma. 

Frequentemente se comenta que a Grande Comissão em Mateus 28:19 fala de 'fazer discípulos', não 'fazer convertidos'. A conversão é o começo de uma nova vida. A conversão de Paulo foi um chamado para a missão (Atos 26:16-18 etc.); assim é a conversão de outros cristãos. Os convertidos de Paulo passaram de idólatras para servir a um Deus vivo e verdadeiro (1 Tessalonicenses 1:9); os leitores de Perdro tinham se tornado o próprio povo de Deus 'Para que você possa anunciar os maravilhosos feitos daquele que vos chamou das trevas para o sua maravilhosa luz' (1 Pedro 2:9). A conversão é 'uma mudança exclusiva de fé, de ética e de culto. Faz da "mudança de vida" uma das três essenciais da conversão: 'Um novo cristão deve tornar-se membro da comunidade e identificar-se com sua forma diferenciada de servir Deus,

Conversões em massa? 

Em Atos o movimento cristão é lançado pela conversão de grandes números de judeus de uma só vez (2:41; 4:4), embora ao lado destas ' conversões em massa' o acréscimo diário de indivíduos à igreja continuou (2:47; 5:14; 6:7). Grandes números convertidos como resultado da missão samaritana de Filipe (8:6-13) e as visitas de Pedro a Lida e Jope (9:35, 42), embora não haja indicação de quão longe isso foi o resultado de 'conversões em massa' e até que ponto da adição constante de indivíduos; é perceptível, no entanto, que em Atos após a inicial 'conversões em massa' o foco parece recair cada vez mais em indivíduos. De qualquer modo, é artificial distinguir entre a conversão de grandes números de uma só vez e de sucessivos indivíduos, como se estes fossem em princípio diferentes, porque em todos essas casos, o resultado não foi que toda uma comunidade 'mudou de lado' em massa, mas sim que os indivíduos e suas famílias, sejam em grandes ou pequenos números, foram reunidos em uma nova comunidade auto-conscientemente distintos da sociedade a que pertenciam.

Teologia da Conversão

Conversão – a passagem de uma religião, crença ou modo de vida para outro informado peloatividade salvífica de Cristo – é um tema central do cristianismo. Do ponto de vista teológico, conversão, a experiência humana da salvação, se distingue da regeneração.

A Teologia tradicionalmente considera a conversão enfatizando o ato de Deus que faz o novo nascimento da pessoa convertida possível. A teologia também sustenta que este dom de Deus exige, por um lado, ser acolhido e pessoalizado e, por outro, Por outro lado, é necessário que o convertido se aproprie da salvação oferecida. Se Deus regenera a pessoa, o humano, por sua vez, precisa se voltar voluntariamente para Deus. As tradições teológicas enfatizam que o processo de conversão é uma ação tanto quanto é uma ação humana.

Definição de conversão (arrependimento + fé = conversão)

A conversão é nossa resposta voluntária ao chamado do evangelho, no qual nos arrependemos sinceramente de nossos pecados e colocamos nosso confiar em Cristo para a salvação.   A conversão do pecado ocorre pelo 'arrependimento' e a volta para Cristo através da 'fé'

Conversão e perdão

A conversão ocorre na mente do homem - - O perdão ocorre na mente de Deus (Isa. 55: 7; Heb. 8:12)

Alguns entendem que a conversão é “totalmente um ato de Deus”.  1 Tessalonicenses 1: 9-10 Em caso afirmativo, quem é responsável por aqueles que estão perdidos?

Outros entendem uma uma combinação:

  • A parte de Deus (Jo. 6:44)
  • A parte do homem (Jo. 6:45)

Características da conversão verdadeira


Paulo continuou no versículo 17 para aplicar este princípio aos crentes em Roma e, e fazendo isso, para todos os crentes. O primeiro sinal de que uma pessoa é cristã, e que  realmente o torna um cristão, é a obediência ao Evangelho.

Romanos 6:17 Mas graças a Deus que, embora vocês fossem escravos do pecado, vocês se tornaram obedientes de coração àquela forma de ensino a qual você estava comprometido.

Neste versículo, Paulo nos informou o que são os verdadeiros cristãos. Ele afirmou que os crentes obedecem a verdade do Evangelho de coração. Como resultado, eles não são mais escravos do pecado, mas têm um novo senhor: a saber, a justiça.
 Podemos colher três características de conversão de sua declaração no versículo 17:
1) Conversão Envolve Mudança, 
2) Conversão Envolve Doutrina Bíblica e
3) A conversão envolve obediência

Estudo Bíblico - Conversão: Mudança de Vida Mateus 18: 3

Veja também
Gentios 'tementes a Deus' como Cornélio figuram em em Atos, e alguns deles parecem ter sido igualmente receptivos ao evangelho (Atos 16:14; 17:4; 18:7). Mas geralmente a 'conversão dos gentios'(Atos 15:3) deve ter envolvido uma transferência mais clara de afiliação, e que levou a uma mudança imediatamente percebida devida e lealdade. 1 Pedro, em particular, dá testemunho de como algunsdesses primeiros cristãos na Ásia Menor, provavelmente principalmente gentios, viram-se alienados de seus antigos associados peloLealdade cristã (especialmente 1 Pedro 2:11-12; 3:1~17; 4:3-4, 14-16)

As diferentes visões entre as tradições teológicas reformada e arminiana. 

A visão reformada enfatiza que a regeneração é o primeiro aspecto da salvação, sendo um ato soberano de Deus, seguido pela conversão como a resposta humana a esse ato. A justificação pela fé, adoção, santificação e perseverança são subsequentes à conversão. Por outro lado, a visão arminiana enfatiza a capacidade humana de escolher livremente a conversão, com a regeneração ocorrendo após a decisão humana. As diferenças na ênfase da vontade de Deus e da vontade humana levantam questões sobre práticas missionárias. Embora haja divergências, os teólogos concordam que a regeneração marca o início definido da vida cristã, mesmo que a conversão possa ser um processo contínuo.

Referências

https://biblicalstudies.org.uk/pdf/eq/1993-4_291.pdf

Kling, David W. . 2022. 'Conversion', St Andrews Encyclopaedia of Theology . Editado porBrendan N. Wolfe et al. https://www.saet.ac.uk/Christianity/Conversion Acesso: 11 de junho2023

https://ojs.sttbk.ac.id/index.php/teologi/article/download/30/17




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)