Publicidade

Estudo Bíblico sobre Responsabilidade individual perante Deus Ezequiel 18

Responsabilidade individual perante Deus Ezequiel 18

Na Babilônia - no exílio Tempo (592-570 / 22 anos)

Cenário de Ezequiel. Eles Devem Saber que eu sou Jeová

  • Quando Jerusalém foi destruída e o povo levado cativo
  • Quando o julgamento sobre as nações
  • Quando o remanescente for restaurado

A ideia de que os exilados estavam com sofrimento por causa dos pecados de seus pais foi  constantemente repetida entre o povo judeu, o que Ezequiel 18:2 confirma. quando ficou mais ampla, a expressão “pais” em Ezequiel 18:2 significa (s) geração(ões) anterior(es). Num sentido mais restrito, esta palavra também significa avô ou pai (cf. Gn. 28,13); alguém que surgiu com uma certa profissão (cf. Jer. 35:6); ou um indivíduo respeitado como um profeta, professor ou sacerdote (cf. 1 Sam 24:12; 2 Reis 2:12; Jg17:10). “Pais” também pode significar um guardião que se tornou como um pai depois ao povo que lhe foi confiado (cf. Is 22,21); um conselheiro, um senhorio, ou um administrador (cf. Gn. 45,8).

Ezequiel 18  fornece uma resposta à pergunta: “De quem é a responsabilidade?" formulando claramente o princípio da responsabilidade individual para o próprio mal e boa conduta. Seja nobre ou repreensível, as ações de uma pessoa não podem ser transmitidas de forma alguma. Ezequiel está limpo a compreensão dessa questão pode ter sido influenciada pela teoria da tradição lógica da época. 

Quando eles seguem os mandamentos de Deus, Deus recompensa tal pessoa por seus atos virtuosos, independentemente dos pecados que seus pais cometeram (cf. Ez. 18:5-9; Ex. 22:25-26; Lev. 25:35-37), porém, quando um justo cai em pecado e persiste em seu pecado, ele morrerá (v. 21-23).


Publicidade

A Responsabilidade é individual diante de Deus

I. Provérbio popular coloca toda a culpa nos pais ( Ezequiel 18:1-4)

Embora eles próprios fossem perversos e idólatras, eles culparam seus antepassados ​​por seu estado.  O Senhor diz a eles que eles não podem usar mais o provérbio. Evidentemente, as pessoas pensavam que estavam sofrendo injustamente por pecados de seus ancestrais. Embora haja um elemento de verdade na afirmação de que os filhos sofrem como consequência dos pecados dos pais, não poderia ser aplicado aqui. O provérbio estava sendo usado como uma desculpa esfarrapada para sua própria condição pecaminosa. Em vez disso, o Senhor diz: “A alma que pecar, essa morrerá. O filho não levará a iniquidade do pai (v.20). Ezequiel preserva assim em equilíbrio adequado a trágica consequências do pecado e o princípio da responsabilidade individual.

Esta declaração que eles estavam fazendo sobre Deus visitando os pecados do pai sobre o filho eraincompreendido. Deus não permitiria mais que eles fizessem essa declaração. Deus rejeitou a culpa delestransferência e evasão de responsabilidade.

2 Coríntios 5:10 Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um seja recompensado pelas suas obras no corpo, conforme o que fez, seja bom ou mau.

II. Deus lida com cada um de acordo com as obras (Ezequiel 18:5-20)

  • A. O homem justo viverá (Ezequiel 18:5-9)
  • B. A retidão do pai não protege o filho (Ezequiel 18:10-13)
  • C. A maldade do pai não condena o filho (Ezequiel 18:14-18)
  • D. Cada um colhe enquanto semeia (Ezequiel 18:19-20)
Este é o começo da explicação do caráter de um homem justo. A definição de “apenas” oujusto é dado em detalhes (nos versículos 6-9). Tal comportamento só poderia caracterizar um genuínocrente que era “fiel” de coração.

Este homem não tira vantagem de seu irmão em apuros. Ele diz a verdade em todos os momentos, e é sem acepção de pessoas.

Poderia um filho tão pecador reivindicar os méritos da retidão de seu pai e viver? Não! Cada pessoa é responsável por seu próprio pecado pessoal.

Aqui vemos um filho mau que adora falsos deuses nos lugares altos e comete adultério coma esposa do vizinho.

Este filho mau não se importa com as necessidades dos outros e tira vantagem delas toda vez que ele pode

Versos 14-18 Esta parte apresenta um pai injusto e um filho justo para enfatizar o mesmo ponto. O filho justo “certamente viverá” (versículo 17)

III. Cada homem pode mudar seu caminho e Deus tratará de acordo (Ezequiel 18:21-29)

  • A. Um homem iníquo pode se tornar justo (Ezequiel 18:21-23)
  • B. Um homem justo pode se tornar mau (Ezequiel 18:24)
  • C. Como alguém pode dizer que Deus é injusto (Ezequiel 18:25-29)

Isso é apenas dizer que mesmo alguém que pecou pode se arrepender desses pecados e ser salvo. Para"arrepender-se" significa afastar-se completamente do seu pecado e começar novamente uma nova vida limpa.

Isso está falando do fato de que os pecados que são perdoados não são mais lembrados por Deus.São como se nunca tivessem acontecido. Isso fala fortemente da justiça que recebemos,quando recebemos Jesus como nosso Salvador. Na verdade, entregamos a Ele nosso pecado e recebemos Seujustiça em troca.

Que coisa terrível é questionar se Deus é justo ou não. Como eles poderiam dizer isso? Deusé justo em todas as Suas relações com a humanidade. Todos nós queremos Sua misericórdia, mas poucos de nós queremos Sua justiça.


Estudo Bíblico: Responsabilidade individual perante Deus Ezequiel 18


Veja também


IV. Um Chamado ao Arrependimento (Ezequiel 18:30-32)

Todo o castigo que veio sobre Israel foi com o propósito de fazê-los se arrepender. Deusnão forçará uma pessoa a ser salva. Ele quer que todos sejam salvos. Ele ama cada um de nós. Nós somos Sua criação. Deus é amor e paz, mas também é Juiz. Deus não causa sua ruína. Ele dá-lhes todas as chances de se arrepender. Seus pecados impenitentes são o que trazem sua ruína

  • Lições que precisamos
  • O pecado tem consequências
  • Responsabilidade individual
  • Não posso culpar os outros pelo seu pecado
  • As pessoas podem mudar (qualquer direção)
  • Aqueles que se voltam primeiro consideram (v. 28)
  • A chamada é para o arrependimento
  • Perder a alma é tão desnecessário (v. 31)

Responsabilidade no Dia do Julgamento

Deus não apenas vê e sabe tudo. Um dia, Ele também nos chamará para prestar contas de nossas ações nesta vida.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Eclesiastes 11:9

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:13,14




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)