Publicidade

Natal: O Motivo do Nascimento

Natal: O Motivo do Nascimento

Jesus nasceu para nos salvar da penalidade de nossos pecados e nos dar a vida real – a vida eterna. Mateus 1:18-21

  • Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:18-21

Mais uma vez, estamos em uma grande época de celebração ao relembrarmos o glorioso dia em que Jesus nasceu na manjedoura de Belém. 

Deus tem maneiras verdadeiramente surpreendentes de nos dar bênçãos fenomenais da maneira mais incomum, por meio dos indivíduos mais inesperados, na hora certa, no alvo! 

O Messias em uma manjedoura é certamente um daqueles dons extraordinários que Deus deu à humanidade.

A alegria que envolve o nascimento de um bebê é contagiante. Todos os que estão ligados à mãe e ao pai estão em estado de excitação e exuberância enquanto esperam para ver a nova vida que chegou à casa dos pais. A beleza e a inocência de um bebê recém-nascido são cativantes. Muitos pensamentos são pensados, muitos desejos são feitos e muitas orações são feitas. (Certamente, muitas orações devem ser feitas ao pedirmos a Deus que comande o futuro da criança pela qual agora somos responsáveis.) 

Como povo de Deus, oramos para que a vontade, o plano e o propósito de Deus sejam cumpridos na vida do precioso criança que nasceu.

Salvará o Povo de seu Pecado


Quando o Anjo Gabriel foi enviado para entregar sua incrível notícia a Maria, ele acrescentou uma declaração de propósito ao final de seu anúncio. Na verdade, foi o próprio Deus quem colocou as palavras na boca de Gabriel para que Maria (e nós) soubesse o motivo do nascimento do menino Jesus: “tu lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. .”

A salvação do pecado tem um resultado muito poderoso em nossas vidas. Passamos do estado de condenação, sob pena de morte, para a maravilhosa esperança da vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 6:23). Esta é a razão do Natal!

O apóstolo João nos diz:

  • Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:4


Na verdade, ele tinha muito mais a nos contar; coisas que realmente precisamos saber como seres humanos caídos e pecadores. Ele disse:


  • E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:14-17


  • Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.  João 3:36


Jesus veio para nos dar vida!


João teve o cuidado de registrar as palavras de Jesus a um grupo de judeus zelosos, mas equivocados, que queriam matá-lo porque ele estava ansioso para fazer coisas boas para os necessitados, embora isso violasse o entendimento deles sobre a guarda do sábado:

  • Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;  João 5:24-26


No capítulo seguinte, Jesus foi abordado por outro grupo que estava muito ansioso para receber dEle as bênçãos (pão) que só poderiam sustentar seus corpos físicos.

  • Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:32-35


Sua missão era dar vida à humanidade. E não apenas a vida em seu sentido mais mundano de meramente existir. Ele disse:

  • O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância João 10:10



Quando Pedro foi chamado a prestar contas por seus irmãos em Jerusalém por visitar os gentios e até comer com eles, ele lhes contou a grande lição que aprendera na casa de Cornélio: Deus quer salvar todos da morte – até mesmo os gentios a quem eles desprezavam. Então, qual foi a resposta deles ao discurso de Pedro?

  • E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida. Atos 11:18


Jesus veio para dar vida a todos que Nele crêem! Esta foi a razão de Seu nascimento, Sua morte, Sua ressurreição e o derramamento de Seu Espírito Santo no mundo. Esta é a razão do Natal. Ele veio para nos libertar da escravidão do pecado e nos dar vida.

  • Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:22,23


Para quem já tem tudo de melhor que a vida neste mundo tem a oferecer, o apóstolo Paulo também tem algumas instruções importantes para você. Ele disse a Timóteo:

  • Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. 1 Timóteo 6:17-19


Natal: O Motivo do Nascimento

Veja também

Plano e Propósito de Deus


Deus nunca age de maneira frívola ou precipitada. Existe um plano e um propósito por trás de tudo que Ele faz. Vir à Terra como ser humano não foi um ato aleatório que aconteceu por acidente um dia.


Mateus 1:21 nos informa que Jesus veio para salvar Seu povo de seus pecados. O pecado pinta um quadro cor-de-rosa e é extremamente atraente para a carne e a natureza humana. No entanto, vem com uma terrível consequência final – a morte eterna. Então, Jesus veio para resolver os problemas causados ​​pelo pecado e pela morte. Ele veio para nos dar a oportunidade de um desfecho abençoado para as vidas que vivemos aqui na Terra: a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Para nosso presente propósito, sugiro que pensemos na vida como consciência (percepção) e autonomia (o poder de vontade e ação). João 1:4 afirma que “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. Portanto, nossa consciência, vontade e ação precisam estar centradas em Jesus Cristo e somente nEle.

João falou da vida em e através de Jesus Cristo muito mais do que qualquer outro escritor do evangelho. Seu foco estava na pessoa e na obra de Jesus e ele nos dá uma imagem clara do motivo do Natal: Jesus veio para nos salvar da morte eterna e nos dar a vida eterna!

Esta é uma proposição muito simples: quem crê em Jesus escolheu a vida. Aqueles que O rejeitam escolheram a morte.

Paulo escreveu aos romanos e usou uma analogia com a qual eles estavam totalmente familiarizados. O império romano funcionava principalmente com trabalho escravo e muitas das pessoas para as quais ele escrevia “na casa de César” eram escravos. A grande maioria era escrava contra sua vontade, mas Paulo contrastou esse fato com o entendimento de que todos nós nos tornamos escravos do pecado por escolha – entregamos nossos corpos ao pecado (Rm 6:13,17a,20). Mas, no final, tudo o que o pecado pode nos trazer é a morte. Nada mais. Então Paulo nos mostra a maravilha do evangelho. Podemos escapar do “salário do pecado” que é a morte e receber o “dom de Deus” que é a vida eterna.

Todos nós aqui hoje somos atores independentemente funcionais no palco da vida. Desfrutamos as coisas boas que a vida tem a oferecer e agradecemos a Deus pelas habilidades que Ele nos deu para ganhar a vida para nós e nossas famílias. No entanto, esta não é a “vida real!” A vida real é encontrada em Jesus, e somente em Jesus. Viver para Ele e servi-Lo é tudo o que realmente importa. Ele veio para que tivéssemos vida e a tivéssemos em abundância.




👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)