Publicidade

A Parábola da Pérola de Grande Valor. Mateus 13:45-46

 A Parábola da Pérola de Grande Valor. Mateus 13:45-46

  • Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Mateus 13:45,46

Na parábola, um negociante encontra uma pérola de grande valor e, sabendo de seu valor, decide vender tudo o que possui para comprá-la. A mensagem por trás da parábola é que o reino dos céus é tão valioso que vale a pena entregarmos por completo para fazê-lo parte de nossas vidas

Publicidade

 A descoberta da pérola fina por um mercador é também a fonte de grande satisfação, senão alegria. Aqui, o tema do grande valor do Reino. 

As pérolas eram muito apreciadas nos dias de Jesus, e algumas mudaram de mãos com um valor próximo ao ouro. A pérola simbolizava valor e beleza estética, um objeto capaz de cativar as pessoas e levá-las a agir exatamente como o mercadores de parábola. 

No entanto, a pérola também é um símbolo do Reino pregado por Jesus, e encontrado por meio Dele. É mais valioso do que qualquer coisa que possuímos. 

1. Em busca da Pérola

Você tem buscado o Reino de Deus em sua vida?

Em contraste com a parábola anterior, a pessoa que encontra o item valioso é um comerciante rico. Isso não faz diferença para o preço pago, pois têm que se separar tudo o que ele tem para ganhar o prêmio. 

A pérola foi claramente encontrada ao procurar (13:45, veja também Mateus 7:7 'procura e acharás'). O ponto deste par de parábolas é, portanto, claro; a maneira como descobrimos o Reino é o resultado de busca prolongada, mas não há diferença no prêmio do Reino. 

Pode ser uma pitada de crítica nesta parábola de que Israel não encontrou o Reino porque ela não buscou ou valorizou o que lhe foi dado.

 A pérola muito valiosa é o reino de Deus, a atividade salvadora de Deus conforme mostrada em Cristo. O “homem, comerciante” é aquele que descobre a pérola e, posteriormente, dá tudo de si para obtê-la.

Jesus usou esta parábola para expressar o mesmo ponto que ele fez com a parábola do tesouro escondido.  O ponto principal desta parábola: aquele que precisa de resgate fica muito feliz em encontrá-lo na “pérola” atividade salvadora de Deus.

2. Invista no Reino de Deus

Jesus nos chama para colocar toda a nossa fé em um só lugar Nele, somente. 

Você não pode adicionar Jesus à sua vida, como se Ele fosse uma porção de da vida

Com Jesus é toda a sua vida ou nada. 

Já ouvi falar de pessoas que chegam à fé em Jesus, mas ainda assim adorando seus outros deuses. 

Cristo, ele não pode ser apenas uma parte de sua vida. Você não pode simplesmente adicionar Jesus à sua religião. Jesus substitui tudo. Ele precisa ter toda a sua vida. Tudo precisa ser abandonado. Você precisa colocar sua confiança completamente nEle, e nEle somente. 

Assim como este vendeu tudo e investiu em uma pérola, assim também você precisa investir sua fé totalmente em Jesus Cristo e somente nele. Isso porque Deus não aceita um coração dividido. Apenas alguns capítulos atrás em Mateus, Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou ele odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt.6:24). 

Jesus será seu único mestre, ou Ele não será seu mestre. Você não pode amar Jesus e o mundo. O apóstolo João escreveu: "Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (1 João 2:15). É por isso que Demas abandonou o apóstolo Paulo: ele amou o presente mundo(2 Timóteo 4:10). "A amizade com o mundo é hostilidade para com Deus" Tiago nos diz (Tiago 4:4). 

Jesus não aceitará um coração dividido. isso é o que a parábola significa. Você quer entrar no reino, precisa reconhecer a pérola de grande valor, que é Jesus. Você precisa abandonar tudo em sua vida e compre aquela pérola. Acredito que essas parábolas estão falando sobre o valor do reino (é mais precioso do que qualquer coisa que você possui) e o custo de seguir Jesus (custará tudo para ser um discípulo de Jesus). Como já expliquei, você não pode ser um seguidor de Jesus pela metade

3. Invista em Jesus

Se você encontrou Jesus, você O "comprou"?

Esse é o ônus do texto. Em ambas as parábolas, a frase é repetida: "ele vai, vende tudo o que tem e compra". É assim que você entra no reino. Você vende tudo e "compra" Jesus. 

Novamente, esta é uma imagem da salvação. Você não pode empurrar os detalhes desta "compra" de Jesus ao extremo. Você não pode "comprar" Deus. Você não pode "comprar" sua salvação. Mas, você pode dar tudo por Ele. 

A imagem é que você abandonou o mundo para seguir a Cristo, porque descobriu que Ele vale um grande tesouro ou uma joia valiosa. 

Você deve abraçar a cruz completamente. Você não pode segurar Jesus com uma mão e segurar algo no mundo com a outra. Você não pode estar agarrado à cruz com um braço, enquanto no outro braço você está segurando firmemente sua televisão, sua conexão com a Internet, seu talão de cheques, seu trabalho, suas realizações mundanas, seus cookies, suas revistas, seus livros, seus amigos ou seus filhos. 

Jesus disse: "Ninguém, depois de lançar mão do arado e olhar para trás, é apto para o reino de Deus" (Lucas 9:62). 

A Parábola da Pérola de Grande Valor. Mateus 13:45-46

Veja também

  1. Pregação Deus não te esqueceu: Eu não me Esqueci de ti: Isaías 49:15
  2. Pregação Deus em Primeiro Lugar
  3.  Estudo Bíblico sobre Efésios 3:14

Conclusão

Assim como outras parábolas de Jesus, a Parábola da Pérola de Grande Valor é uma história que apresenta uma verdade espiritual. A parábola ensina que o Reino dos Céus é a coisa mais importante e valiosa que podemos buscar em nossas vidas, e que devemos estar dispostos a abandonar tudo o mais para alcançá-lo.





👉 5 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
0 comments:
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)