Publicidade

O que Significa Cingidos Vossos Lombos com a Verdade? Efésios 6:14 - Estudo Bíblico

 O que Significa Cingidos Vossos Lombos com a Verdade? Efésios 6:14

  • ¹⁴ Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, Efésios 6:14

Ter cingido (perizonnumideperí = cerca de + zonnumi = cingir, cingir ao redor, especialmente com um cinto) significa cingir-se completamente como preparação para o trabalho ou atividade. Figurativamente, perizonnumi fala de prontidão para a atividade, enquanto descingir denota descanso.

Os versículos sobre a Armadura de Deus nos falam sobre guerra espiritual. Eles nos lembram que estamos na luta de nossas vidas. Contra um inimigo implacável e poderoso. Estamos engajados em uma batalha com um ser espiritual que deseja nossa destruição. 

Estamos lutando contra um inimigo que odeia nosso Deus e que também nos odeia. Ele quer devorar nossas famílias, destruir nossos testemunhos, devastar nossa igreja e desacreditar nosso Deus. Mas esse inimigo de quem falo não é todo-poderoso. O Deus a quem servimos é 1 João 4:4 .

A Primeira Peça da Armadura de Deus em Efésios 6 é estar cingidos vossos lombos com a verdade.

O Significado do Cinto para a Armadura

Esta imagem deriva do costume de encurtar as longas vestes esvoaçantes dos orientais, que eram puxadas para cima e amarradas na cintura para maior liberdade de movimento. A ideia é prender a longa vestimenta passando-a por um cinto. 

Do cinto pendia a bainha na qual a espada do soldado estava embainhada. O cinto amarrado firmemente na cintura indicava que o soldado estava pronto para o combate. Por outro lado, afrouxar o cinto equivalia a um descanso do soldado, algo que nunca deve acontecer com um soldado cristão. Estamos sempre em serviço, pois nosso inimigo nunca descansa.

O Cinturão do Soldado Romano  ou cingulum militare (cinto do soldado) não era a peça mais notável da armadura, mas era o distintivo de ofício de um soldado, usado com a túnica o tempo todo e formando a peça central de sua armadura, mantendo todo o resto firmemente no lugar.

O cinto era largo e feito de couro resistente. Dele pendia uma saia sobreposta de tiras de couro, quase como um avental, sobre a qual havia rebites decorativos. Também do cinto pendiam ganchos e suportes especiais para prender a bainha que continha o punhal ("pugio"), a aljava que segurava as lanças e um aparato para apoiar o grande escudo de batalha. Além disso, no cinto havia presilhas para prender a couraça em seu devido lugar. Suprimentos de pão, óleo e água também estavam no cinto.

Os soldados romanos usavam pelo menos um dos três cintos ou faixas: 

  • (1) O avental de couro semelhante a uma culatra usado para proteger o abdômen inferior; 
  • (2) o cinto da espada que era afivelado junto com a espada como o passo decisivo no processo de preparação para a batalha; 
  • (3) o cinto ou faixa especial que designava um oficial ou alto funcionário.

Usos de perizonnumi na Bíblia

Na voz média, perizonnumi significa que você mesmo tem que apertar o cinto, enrolando-se. Ninguém pode fazer isso por você.

Existem 31 usos de perizonnumi na Septuaginta (LXX): Êxodo 12:11 ; Juízes 3:16 ; 1 Samuel 2 : 4,18 ; 2 Samuel 3:31 ; 20:8 ; 21:16 ; 1 Ki. 20:32 ; 2 Ki. 1:8 ; 3:21 ; 1 Cr. 15:27 ; Sal. 18 : 32,39 ; 30:11 ; 45:3 ; 65:6 , 12 ; 93:1 ; 109:19 ; Isa. 3:24 ; 15:3 ; 32:11 ; Jer. 1:17 ; 4:8 ; 6:26 ; 49:3 ; Lam. 2:10 ; Ezeque. 7:18 ; 44:18 ; Daniel 10:5 ; Joel 1:8 , 13 

Existem 7 usos de perizonnumi no NT.

Lucas 12:35, Lucas 12:37, Lucas 17:8, Ef 6:14  Apocalipse 1:13, Apocalipse 15:6 

Lombos

Lombo  (osphus) ou "quadril" (como usado no grego clássico) refere-se literalmente à área geral do corpo entre as costelas e as coxas, a seção média entre a parte superior e inferior do corpo, que inclui os quadris, a parte inferior das costas, a cintura e os órgãos reprodutivos.

Osphus refere-se à região inferior das costas, que é a região das cinco vértebras inferiores da região lombar, a parte do corpo onde o cinto era usado. É a região dos quadris, em oposição aos ombros e coxas.

Os judeus consideravam Ósphus como o local dos órgãos reprodutivos, e por isso encontramos as expressões "sair dos lombos de alguém" equiparadas a "ser descendente". Por fim, no NT, lombos cingidos significavam que um homem estava pronto para o serviço ou para uma batalha pesada. Ósphus era usado figurativamente para descrever um estado de alerta ou prontidão.

Cingir os lombos era uma forma simbólica de indicar que alguém se mantinha firme ou exercia autocontrole. A imagem derivava do fato de que os orientais frequentemente prendiam suas longas túnicas esvoaçantes no cinto, em volta dos lombos , visando maior mobilidade para o trabalho, viagens, batalhas, etc. Assim, cingidos, os homens podiam se mover sem impedimentos e tinham menos probabilidade de serem atrapalhados ou tropeçados.

A expressão “ cingir os lombos ” significa cingir a vestimenta que é usada descingida em casa ou em momentos de relaxamento, com vistas a maior mobilidade para o trabalho, para viagens, para batalhas, etc.

Uma das ilustrações mais famosas desse costume é encontrada no Êxodo, onde Moisés registra as instruções de Deus a Israel na noite da Páscoa...

“Desta maneira o comereis: com os vossos lombos ( LXX = osphus ) cingidos, as vossas sandálias nos pés e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; é a Páscoa do Senhor.” ( Êxodo 12:11 )

Em uma descrição da prontidão do Messias para o conflito (que Paulo cita em sua exortação ao "soldado" cristão em Efésios 6:14 ), Isaías registra que a justiça e a fidelidade são Sua preparação, declarando que...

"a justiça será o cinto em volta de seus lombos ( LXX = osphus), e a fidelidade o cinto em volta de sua cintura." ( Isaías 11:5 ) (Aqui está a tradução da LXX - E ele terá seus lombos cingidos com a justiça , e seus lados vestidos com a verdade .)

Osphus na Bíblia

Osphus é usado 58 vezes na Septuaginta (LXX)

Gênesis 35:11 ; 37:34 ; Êxodo. 12:11 ; 28:42 ; Lev. 3:9 ; 7:3 ; 8:25 ; 9:19 ; Deut. 33:11 ; 2Sam. 20:8 ; 1 Ki. 2:5 ; 12:10 , 24 ; 18:46 ; 20h31s ; 2 Ki. 1:8 ; 4:29 ; 9:1 ; 2 Cr. 6:9 ; 10:10 ; Não. 4:18 ; Jó 12:18 ; 38:3 ; 40:7 , 16 ; Prov. 31:17 ; Isa. 5:27 ; 11:5 ; 15:4 ; 20:2 ; 21:3 ; 32:11 ; Jer. 1:17 ; 13:1s , 4 , 11 ; 30:6 ; 48:37 ; Ezeque. 1:27 ; 8:2 ; 9:2s , 11 ; 21:6 ; 23:15 ; 24:17 ; 29:7 ; 44:18 ; 47:4 ; Dan. 5:6 ; 10:5 ; Amós 8:10 ; Não. 2:1 , 10

Osphus é usado 8 vezes no NT Mateus 3:4 Marcos 1:6  Lucas 12:35  Atos 2:30  Efésios 6:14  Hebreus 7:5 1 Pedro 1:13 4

Verdade

Verdade ( aletheia dealethes= verdadeiro por sua vez dea + lêthô = aquilo que está oculto ou lanthanô = ocultar, esta combinação significando ao ar livre, não contendo nada que esteja oculto) descreve o corpo da realidade (fatos, eventos, etc.) ou o conteúdo que é verdadeiro, ou que está de acordo com o que realmente ocorreu. 

Verdade é a realidade revelada que está na base e concorda com uma aparência; o manifesto, a verdadeira essência da matéria. Verdade é a correspondência entre uma realidade e uma declaração que professa expô-la. 

Palavras são verdadeiras quando correspondem à realidade objetiva. Pessoas e coisas são verdadeiras quando correspondem à sua profissão. Portanto, uma verdade é uma declaração que tem realidade correspondente, ou uma realidade que é corretamente apresentada. Uma vez que Deus é Ele mesmo a grande realidade, aquilo que corretamente expõe Sua natureza é preeminentemente a Verdade. Obviamente, tudo o que Deus diz é "a verdade" e, de fato, "a Verdade" está realmente incorporada na Pessoa de Cristo Jesus!

Devemos nos apegar fielmente à verdade da Palavra de Deus, mas também é necessário que a verdade nos sustente. Devemos aplicá-la à nossa vida diária e testar tudo comparando-a ao fio de prumo da Palavra da verdade de Deus.

Como Satanás é um mentiroso, devemos nos opor a ele com a verdade de Deus . Nos dias de Paulo, as pessoas usavam cintos ou faixas para prender suas vestes esvoaçantes e manter tudo unido. É a verdade de Deus que deve manter tudo unido em nossas vidas. Como cristãos, devemos amar a verdade e vivê-la. Portanto, não é surpreendente ver João escrever aos seus filhos espirituais...

Não tenho maior alegria do que esta: a de ouvir que meus filhos andam na verdade . ( 3 João 1:4 )

Os lombos , circundados pelo cinto, formam o ponto central do sistema físico. Por isso, nas Escrituras, os lombos são descritos como a sede do poder. “Ferirem os lombos” é desferir um golpe fatal. “Impor aflição aos lombos” é afligir gravemente. 

Ali estava o ponto de junção das principais peças da couraça, de modo que o cinto formava o elo comum do todo.   

A verdade é mencionada 7 vezes em Efésios e, portanto, é um pensamento-chave...Efésios 1:13, Efésios 4:15, Efésios 4:21, Efésios 4:24, Efésios 4:25 Efésios 5:9, Efésios 6:14 

Precisamos começar entendendo o que é a palavra VERDADE. Ela é aletheia. Ela é usada várias vezes no livro de Efésios. Deixe-me dar a você o entendimento básico dessa palavra. O entendimento básico e simples dessa palavra é a manifestação de uma realidade oculta. 

Devemos, então, cingir nossos lombos com o cinto da verdade, que é pura, que não contém enganos, mas que, em vez disso, manifesta com precisão alguma realidade oculta. Estar vestido com a verdade significa estar sinceramente comprometido com a verdade. Em outras palavras, estou totalmente entregue a quem Deus é. Estou totalmente entregue ao que Deus fez. Estou totalmente entregue ao que Deus disse. Estou rendido a Ele. É a verdade, e agora estou completamente entregue a Ele.

Armadura do Soldado Romano


Veja também
  1. Estudo Bíblico sobre Efésios 1:3 Bênçãos Espirituais
  2. Os 9 Sinais no Evangelho de João
  3. O que Significa o Espinho na Carne de Paulo? Descubra as 7 Principais Teorias.

Por que cingir-se com a verdade é uma parte da armadura e por que é tão importante na guerra? Vivemos em um mundo tenebroso e enganoso. O diabo está constantemente enganando o mundo inteiro. Agora, os crentes foram feitos luz em meio a essas trevas (veja Efésios 5:8 ). Se vamos permanecer firmes e usar a vestimenta, parte dessa vestimenta tem um fio e ela é blindada. Esse fio blindado significa que estejamos totalmente comprometidos com a verdade, com quem Deus é, com o que Deus disse e com o que Deus fez.

Referências:
https://sermonnotebook.org/Ephesians/Ephesians%2046%20-%20Ephesians%206-13-14a%20The%20Belt%20Of%20Truth.htm
https://www.preceptaustin.org/


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)