Publicidade

O que Significa Vestir a Couraça da Justiça? Efésios 6:14 - Armadura de Deus

 O que Significa Vestir a Couraça da Justiça? Efésios 6:14 - Armadura de Deus

Estamos estudando as peças de " toda a armadura de Deus ". A " armadura de Deus " é uma ferramenta necessária em nossa luta contra   o inimigo comum, o diabo. Sem todas as peças da armadura no lugar, somos presas fáceis para o inimigo. Quando as peças da armadura estão faltando, Satanás tem força para nos derrotar.   Quando a armadura está faltando, somos facilmente derrotados.

  • ¹⁴ Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; Efésios 6:14

Vestir

Vestir ( enduo deen= em +dúo= afundar, entrar ou ficar embaixo, vestir) significa literalmente vestir ou vestir alguém e vestir como uma vestimenta, fazer com que alguém entre em uma vestimenta (por exemplo, Lc 15:22 onde o pai diz "traga depressa a melhor túnica e vista-anele...").

O tempo aoristo indica que esse revestir-se é uma ação passada concluída e inclui a ideia de que essa ação foi decisiva. Na voz média (como em Cl 3:10 ), significa revestir-se de algo, neste caso o "novo homem", que está vestido com as vestes da justiça de Cristo e agora precisa praticar o que essa posição privilegiada implica, ou seja, manifestar Sua justiça diariamente diante de Deus e dos homens na vida cotidiana.

Lucas usa enduo figurativamente descrevendo roupas com poder espiritual...

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.” ( Lucas 24:49 )

Aqui, o meio indireto transmite o sentido de "vestir-se de poder do alto como uma vestimenta". Eles devem esperar até que essa experiência lhes chegue, o que equivale à "promessa do Pai". Enduo é usado neste figurativo no grego clássico por Aristófanes, que escreve "vestido de audácia"; Homero, "vestido de força"; Plutarco, "vestido de nobreza e riqueza".

Da mesma forma, o apóstolo nos diz ( Rm 13:14): “ ¹⁴ Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:14

Assim como o soldado cobre seu peito com a couraça para torná-lo seguro contra o ferimento incapacitante, assim o cristão deve se revestir de justiça para tornar seu coração e vontade à prova do ataque fatal de seus agressores espirituais. ( Efésios 6 )

Peitoral - Couraça

Peitoral (tórax) descreve a área do peito ou parte do corpo coberta pelo peitoral, ou a cobertura protetora dessa área, utilizada em combate. Políbio nos conta que era conhecido como protetor do coração. Geralmente era feito de bronze, mas os oficiais mais abastados usavam uma cota de malha. A peça frontal era estritamente o peitoral, mas uma peça traseira também era comumente usada.

Isaías descreve profeticamente o Messias vestindo a couraça da justiça, registrando (no contexto de uma descrição trágica dos pecados de Israel) que...¹⁷ porque se revestiu de justiça, como de uma couraça, e pôs o elmo da salvação na sua cabeça, e tomou vestes de vingança por vestidura, e cobriu-se de zelo, como de um manto.  Isaías 59:17

Uma couraça ou corselete constituído por duas partes e que protegia o corpo em ambos os lados, do pescoço ao meio (Homero, Heródoto, Xenofonte, Platão, outros):

Há 10 usos de tórax na Septuaginta (LXX) ( 1 Sam. 17:5 ; 1 Reis 22:34 ; 2 Cr. 18:33 ; 26:14 ; Ne. 4:16 ; Jó 41:13 , 26 ; Is. 59:17 ; Jr. 46:4 ; Ez. 38:4 ).

Na Grécia, encontramos várias formas de armadura, desde gibões de couro (com tachas de metal) até armaduras de bronze que se ajustavam ao corpo. 

Os romanos também usavam cotas de malha, combinando leveza e resistência. As armaduras chegam ao Egito vindas do exterior. Golias, o filisteu, usa uma pesada cota de malha. 

Em Israel, a armadura é, a princípio, um privilégio da nobreza, mas passa a ser de uso geral sob Uzias... no Antigo Testamento. A metáfora bíblica tem origem em Isaías 59:17  com sua declaração de que Deus se revestiu da justiça como uma couraça, ou seja, que Ele empregará Sua plena integridade moral para destruir o mal e trazer a salvação no sentido de justiça.

Existem usos do tórax no Novo Testamento

Efésios 6:14, 1 Tessalonicenses 5:8, Apocalipse 9:9, Apocalipse 9:17 

Justiça

Justiça ( dikaiosune de dikaios = justo, reto = ideia raiz de se conformar a um padrão ou norma) é derivada de uma palavra raiz que significa "retidão". Refere-se a um estado que se conforma a um padrão ou norma autoritativa e, portanto, está de acordo com o que Deus é em Seu caráter santo. 

Justiça é um conceito moral. O caráter de Deus é a definição e a fonte de toda justiça. Deus é totalmente justo porque Ele é totalmente como deveria ser. 

A justiça dos seres humanos é definida em termos de Deus. Justiça em termos bíblicos descreve a justiça aceitável a Deus e, portanto, que está de acordo com o que Deus é em Seu caráter santo. Retidão significa ser como algo ou alguém deveria ser.

Em suma, a justiça de Deus é tudo o que Deus é, tudo o que Ele ordena, tudo o que Ele exige, tudo o que Ele aprova e tudo o que Ele provê (por meio do evangelho de Jesus Cristo, o perfeitamente justo).

Somos posicionalmente justos pela graça por meio da fé 1Co 1:30, 2Co 5:21 Romanos 1:17 Filipenses 3:8  

Jó declarou...

  • ¹⁴ Cobria-me de justiça, e ela me servia de veste; como manto e diadema era o meu  Jó 29:13,14

O salmista escreve...

  • ⁹ Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.  Salmos 132:9

Comentário : Pedro diz que os crentes são agora um "sacerdócio santo" [ 1Pe 2:5  e um "sacerdócio real" [ 1Pe 2:9 - nota ] — quão mais importante para nós é estarmos vestidos de justiça!

Todos nós nos tornamos como alguém imundo [cerimonialmente, como um leproso], e toda a nossa justiça (nossas melhores ações de retidão e justiça) são como trapos imundos ou roupas contaminadas; todos nós murchamos como uma folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos levam para longe [do favor de Deus, nos apressando para a destruição]" ( Isaías 64:6 )

Todo crente é revestido da justiça de Deus ( 2 Coríntios 5:21 ), mas também deve manifestar integridade e retidão em sua vida pessoal. Alguém disse: “ Quando um homem está revestido de justiça prática, ele é inexpugnável. Palavras não são defesa contra acusações, mas uma vida boa sim .”

Se nossa consciência estiver livre de ofensa para com Deus e o homem, o diabo não terá nada em que atirar. ( Comentário Bíblico do Crente )

A justiça (em Efésios 6:15 ) não é a justiça justificadora dada ao pecador crente quando ele crê pela primeira vez, mas a justiça santificadora, o produto do Espírito Santo na vida do santo que se rende. Pode ser definida como retidão moral. A couraça da justiça é, portanto, a couraça que é justiça ou consiste em justiça.  

Uma peça de armadura defensiva cobria o corpo, tanto na frente quanto nas costas, do pescoço às coxas. Oferecia proteção especial para o coração. Um guerreiro sem sua couraça ficava perigosamente exposto aos golpes do inimigo.

Agora, não podemos pensar em melhor proteção para o coração do que caminhar em retidão, consistente com nossa posição em Cristo .

Paulo não está se referindo somente à justiça posicional imputada que é posse de todos os verdadeiros crentes, mas à justiça prática que resulta da justiça posicional.

Não basta que tenhamos a justiça imputada de Jesus Cristo; nossa caminhada deve ser consistente com a nossa posição. Certamente, ninguém pode viver em retidão se não tiver a justiça de Deus em Cristo comunicada a ele. Todas as justiças do homem natural são como trapo da imundícia ( Is 64:6 ), de modo que devemos dizer com Paulo:

  • ⁹ e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé;  Filipenses 3:9

Se não vivermos de forma justa, seremos alvos fáceis para os dardos do inimigo.

Os santos pecadores não podem resistir no dia da adversidade quando Satanás ataca.

Viver corretamente é à prova de feridas ; portanto devemos viver sóbria, justa e piedosamente neste mundo presente ( Tito 2:12  ).

O que é justiça ? 

Justiça é tudo o que se conforma a um padrão. Algo é justo se se conforma a um padrão correto. O mundo tem seu padrão, e quando as pessoas tentam se conformar a esse padrão, elas chamam isso de justiça. São ações. É o que você faz. Em Isaías, Deus disse que nossa justiça, conformando-se ao padrão do homem, é trapo imundo aos Seus olhos. Então, quando você determina a justiça, você tem que encontrar o padrão. O padrão é a verdade e a verdade é Deus. Quando você volta para a verdade, então Ele determina o padrão. Quando começamos a viver vidas, conformando-nos aos Seus direitos sobre nós e aos Seus padrões, então a justiça resulta.

Justiça não é o que eu faço para Deus. Justiça é o resultado da minha rendição a Ele e da minha adesão à Sua verdade. São as ações que advêm dessa rendição ao Espírito que então me preenche e controla. Aderir à verdade afeta a couraça da justiça . 

A couraça era usada por um soldado romano para cobri-lo dos ombros aos lombos, cobrindo os órgãos vitais. Paulo está dizendo: "É como aquele soldado romano. Ele não entraria em batalha sem os lombos cingidos. Mas, em segundo lugar, ele não entraria em batalha sem aquela couraça, porque essa couraça é o que protege as coisas vitais de sua vida."  

Quando vivemos de forma justa, conduzindo-nos em conformidade com a verdade de quem Deus é, o que Ele disse e o que Ele fez, nossa vida justa se torna uma couraça que protege nosso coração enquanto enfrentamos a guerra espiritual em que vivemos a cada dia.

  • A falta da " couraça da justiça " roubará sua alegria espiritual
  • A falta da " couraça da justiça " roubará seu Fruto Espiritual
  • A falta da " couraça da justiça " roubará suas Recompensas Espirituais 1 Coríntios 3:11-15 .
  • A falta da " couraça da justiça " desonra a Deus e traz vergonha ao Seu nome e à Sua glória.
O que Significa Vestir a Couraça da Justiça? Efésios 6:14 - Armadura de Deus

Veja também

Revestidos da couraça da justiça

 — Quando cremos no Evangelho pela primeira vez, fomos justificados (declarados justos) pela fé, que descreve a justiça posicional. O que Paulo se refere nesta passagem não é tanto à nossa posição de justiça, mas à nossa prática diária de justiça, vivendo retamente diante de Deus e dos homens, confiando no poder do Espírito Santo.

Isto é, sabemos que a justificação é um evento passado pontual. No momento em que você confiou em Cristo, você foi naquele preciso momento declarado justo por Deus. Você foi justificado. Para o apóstolo Paulo, a justificação não era apenas um evento passado; era também uma realidade presente. 

O apóstolo Paulo não fez isso. Paulo olhou para fora de si mesmo e se viu vestido com a justiça de Cristo. Ele se viu declarado justo... 

David Guzik acrescenta que a justiça que Paulo descreve em Efésios 6:14 "não é a justiça que conquistamos, nem um sentimento de justiça, mas uma justiça recebida pela fé em Jesus. Ela nos dá um senso geral de confiança, uma consciência de nossa posição e posição. 

Para resumir, embora a justiça posicional (justificadora) seja necessária para que entremos na luta, Paulo está dizendo que é a nossa justiça prática (santificadora) que deve ser exercida (confiando no Espírito) em temor e tremor ( Fp 2:12 - nota , Fp 2:13). 


Referências

https://sermonnotebook.org/Ephesians/Ephesians%2047%20-%20Ephesians%206-13-14%20The%20Breastplate%20Of%20Righteousness.htm


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)