Publicidade

O Filho do Homem e o Seu Domínio Eterno Daniel 7:13-14

 O Filho do Homem e o Seu Domínio Eterno Daniel 7:13-14

  • ¹³ Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. Daniel 7:13

Em Daniel 7: 13-14 , temos uma perspectiva celestial que apresenta o ponto alto da visão noturna de Daniel e, representa, o auge da história mundial do ponto de vista humano. 

De forma resumida, mas cronológica, vemos em Daniel 7:11 e Daniel 7:12 a queda do último reino gentio e seu governante final, o Chifre Pequeno (também conhecido como "Anticristo" - 1Jo 2:18 ). E imediatamente após esse quarto reino ser esmagado pela Pedra ( Daniel 2:34 , Daniel 2:44 ), a mesma Pedra que é o Filho do Homem recebe o quinto e último reino, que dura para sempre e não será destruído 

Publicidade

1. Volta de Jesus nas Nuvens representa sua divindade

Com as nuvens do céu - As nuvens são quase sempre associadas ao retorno de Jesus 

A expressão de que Ele é acompanhado por " nuvens do céu " implica Sua divindade ( 1Ts 4:17 ). Um paralelo aparece em Apocalipse 1:7 , que afirma: "Eis que vem com as nuvens", em cumprimento de Atos 1, onde em Sua ascensão Ele foi recebido por uma nuvem ( Atos 1:9 ) e os anjos dizem que ele "virá da mesma maneira como o vistes ir para o céu" ( Atos 1:11 ). 

Nuvens nas Escrituras são frequentemente características da revelação da divindade ( Êx 13:21 , 22 ; 19:9 , 16 ; 1Rs 8:10 , 11 ; Is 19:1 ; Jr 4:13 ; Ez 10:4 ; Mt 24:30 ; 26:64 ; Mc 13:26 )

As nuvens são frequentemente associadas à glória do Senhor. As nuvens eram frequentemente um aspecto da manifestação visível da presença do Senhor ( Êx 16:10 ; 19:9 , 16 ; 24:15 , 16 ; 34:5 ; 40:34 ; Dt 5:22 ). 

Uma nuvem de glória que simboliza a presença de Deus... A "nuvem", então, pode ser a nuvem da Shekinah, que conduziu os filhos de Israel para fora do Egito e através do deserto, e que cobriu o Tabernáculo e o Templo ( Êx 13:21 , 22 ; 40:34 ; Nm 9:15 , 16 ; 2Cr 7:2 , 3 ). 

2. Semelhante ao Filho do Homem

 Este é o versículo de Daniel mais citado no Novo Testamento, e a maioria dos comentaristas conservadores concorda que essa descrição se refere a Jesus

O contexto também não deixa dúvidas de que o Filho do Homem é o Rei dos reis (  Sl 72:11  )

Jesus (agora não mais ocultando Sua Messianidade) disse: “Eu sou; e vocês verão o Filho do Homem assentado à direita do Poder , e vindo com as nuvens do céu.” ( Mc 14:62 , cp Mt 26:64 , Ap 1:7   )

Sua Vinda será em grande glória. E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. Marcos 13:26

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. "E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem". Mateus 24:39

3. Domínio e Reino Eterno

  • ¹⁴ E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:14
A Ele foi dado — o presente do Pai ao Filho (ver Mt 11:27 , 28:18 ). Considerando o que Lhe foi dado, este evento descreve, em essência, a coroação do Filho do Homem como o Rei dos reis, cujo reinado jamais terá fim.

Que todos os povos, nações e homens de todas as línguas — O Reino Messiânico será um reino mundial. Neste reino futuro haverá santos de toda tribo, língua, povo e nação . ( Ap 5:9 - nota ; compare Ap 7:9 - nota ). Segue-se que, embora " santos " em Daniel 7 seja mais diretamente dirigido aos santos do Antigo Testamento (em grande parte crentes judeus — aqueles que fazem parte do remanescente crente ), esta frase indica que santos de todas as nações (isso claramente inclui os santos do Novo Testamento) estarão presentes.

Que O sirvam - Servir é o verbo aramaico pelah, que tem a conotação não apenas de servir, mas também de reverenciar e adorar. Prestar reverência.

Pelah - 10v - Esdras 7:24 ; Dn 3:12 , 14 , 17 , 18 , 28 ; duas vezes = "seu Deus a quem você serve constantemente"

A Septuaginta (LXX) traduz pelah com o verbo grego latreuo (estudo de palavras) , que transmite a ideia de " adoração " ou " serviço " e, portanto, sugere que " serviço " não pode ser separado de " adoração "

Seu reino é aquele que não será destruído (cf. declaração/afirmação semelhante de dois reis pagãos, um ou ambos os quais podem ter se convertido à adoração do Deus Altíssimo! - Dn 4:34 - nota , Dn 6:26 ) - O Reino de Cristo se torna o quinto e último Reino

Este quinto reino é então o tão esperado Reino Messiânico (o glorioso Reino Milenar prometido ) que os judeus crentes têm esperado e desejado

Compare a exclamação da igreja primitiva: " Maranata ", que significa "Nosso Senhor, vem", "Ó Senhor, vem!" ou "Nosso Senhor veio" ( 1Co 16:22 ). Quem dera ouvíssemos esse mesmo clamor com mais frequência da igreja moderna!

O Filho do Homem e o Seu Domínio Eterno Daniel 7:13-14
Veja também

Conclusão

Você está preparado para esse momento?

Todos os reis se prostrarão diante dEle . Prestarão pessoalmente sua reverência, por mais poderosos que sejam. Não importa quão elevado seja seu estado, quão antiga seja sua dinastia ou quão distantes sejam seus reinos, eles O aceitarão de bom grado como seu Senhor Imperial.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)