Publicidade

Paulo e Silas na Prisão: Milagre e Salvação Atos 16:25

 Pregação sobre Paulo e Silas na Prisão Atos 16:25

Introdução

Por que Paulo e Silas foram presos? Os senhores da moça possuída pelo demônio que Paulo e Silas expulsou não se importavam com a moça em si, apenas com a capacidade de explorar sua possessão demoníaca para obter dinheiro. Eles eram "cafetões" do ocultismo, prostituindo-a espiritualmente.

Suas acusações eram vagas, simplesmente acusando Paulo e Silas de serem encrenqueiros. Tanto a multidão quanto os magistrados eram tendenciosos contra Paulo e Silas considerados Judeus

  • ²² E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. Atos 16:22

Depois de serem severamente espancados, Paulo e Silas foram presos em condições de segurança máxima ( ordenando ao  que os mantivesse em segurança... a prisão interior... prenderam seus pés no tronco ).

Paulo e Silas na prisão deus não desamparou

Publicidade

1. Orando e Louvando apesar das circunstâncias

  • ²⁵ E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:25

Aqui estão Paulo e Silas espancados até a morte com "muitos açoites" nas costas nuas com varas de madeira, e eles fizeram um culto de oração!   

É maravilhoso que, com tanta dor, costas laceradas e membros doloridos, Paulo e Silas, por volta da meia-noite, estivessem orando e cantando hinos a Deus. Não gemidos, mas cânticos saíam de suas bocas.  

Oração e louvor são armas poderosas ( 2 Crônicas 20:1-22 ; Atos 4:23-37 ).

Em suma, louvar a Deus não depende das circunstâncias, mas certamente pode mudar nossa reação às circunstâncias! Fp 4:4 , 1 Ts 5:18, 

Qualquer pessoa pode ser feliz em circunstâncias agradáveis, mas a verdadeira alegria só vem de dentro e é um presente disponível aos cristãos em todos os momentos. “Em vez de amaldiçoar os homens, eles bendizeram a Deus.” 

Orando e cantando - Amados, se eu fosse tratado injustamente como Paulo e Silas, temo que muitas vezes minha primeira reação seria murmurar ou contestar as acusações. 

No entanto, em vez de reclamar com Deus ou mesmo clamar a Ele para vingar seu tratamento injusto (Rm 12:17 ; 18 ; 19 ;  20 ; 21 ; 1Ts 5:15 , 1Pe 3:9 ), Paulo e Silas oraram e louvaram a Deus (1Ts 5:16 ; 17 ; 18 ). 

E há outro ponto que poderia ser facilmente esquecido. A palavra que Lucas usa para orar ( proseuchomai ) não sugere petição ("Soltemos, Senhor"), mas, ao contrário, indica suas atitudes de adoração e veneração! Esta é verdadeiramente a graça sobrenatural em exibição, não pedindo petições (o que a maioria de nós faria), mas louvando a Deus! 

Ó, quão poderoso é o efeito energizante do Espírito sobre um coração rendido a Jesus, quando esses homens voluntariamente aceitam a Sua cruz e negam a si mesmos.

 Cantar é uma forma de louvar a Deus, que é digno do nosso louvor (Ap. 5:9).

 Cantamos como forma de agradecer a Deus (Ef. 5:19; Cl. 3:16).

2. O Louvor que evangeliza: Os outros prisioneiros ouviam

  • ²⁵ E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. Atos 16:25

Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os prisioneiros os ouviam. — Atos 16:25

Os prisioneiros e os guardas, sem dúvida, ouviram muito sobre Cristo e Seu evangelho salvador por meio dos hinos de Paulo e Silas, bem como por meio de seu testemunho de alegria em meio ao sofrimento.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Ap 2:7,11,17,29; 3:6,13,22).

O que quer que Paulo e Silas estivessem cantando fez com que os outros prisioneiros ouvissem atentamente. Os prisioneiros devem ter ficado atordoados, pois na maioria das prisões há xingamentos, murmurações e espíritos amargos, mas aqueles homens estavam louvando a Deus. Eles sabiam que aqueles dois prisioneiros eram diferentes e tinham algo que lhes dava vitória em meio às provações.

 Preste atenção ao que você ouve ( Marcos 4:24 )

 Preste atenção em como você ouve ( Lucas 8:18 )

É provável que alguns dos prisioneiros, se não todos, tenham se convertido; certamente o milagre operado em seus corpos, ao soltarem suas ataduras, foi operado também em suas almas. Veja Jó 36:8-10; Sl 107:14, 15. Mas é apenas a conversão do guarda que é registrada.

3. Terremoto: O Milagre que abriu as cadeias

  • ²⁶ E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.  Atos 16:26

 Quando oramos, Deus faz coisas que abalam a terra. 

Não se tratou de uma peculiaridade sismológica, mas sim de um verdadeiro milagre, pois terremotos não fazem com que as algemas caiam das mãos e dos pés! Além disso, não há evidências de que o prédio em si tenha sido demolido. Portanto, um terremoto bastante incomum!

Terremoto ( seismos  de seio = sacudir) significa uma agitação ou tremor como uma série de movimentos violentos, geralmente da terra, mas uma vez de uma tempestade ou temporal no mar ( Mt 8:24 ). 

Foram abalados ( saleuo  de  salos  = acenar) significa fazer mover para frente e para trás, fazer vacilar ou cambalear, fazer balançar. Em  Atos 4:31 +  a reunião de oração foi literalmente abalada pelo poder de Deus!

Que demonstração do poder de Deus - Ele é especialista em libertar pessoas de todos os tipos de correntes de escravidão.

Mas um anjo do Senhor abriu durante a noite as portas da prisão, e tirando-os (Pedro e os outros apóstolos) para fora… ( Atos 5:19 + )

Desatado (afrouxado) as corrente ( aniemi  de  ana  = voltar +  hiemi  = enviar) significa enviar de volta, relaxar com a ideia básica de "relaxamento da tensão". Liberar, afrouxar ou afrouxar

Se você é um crente em Jesus Cristo e ainda vive em cativeiro no pecado, precisa abrir os olhos e ver que as correntes caíram.

4. O Milagre da Salvação

  • ²⁷ E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.²⁸ Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.²⁹ E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.³⁰ E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para ser salvo? Atos 16:27-30

Ele estava prestes a se matar — a morte instantânea seria melhor para ele do que a tortura que as autoridades infligiriam antes de matá-lo.

Sabendo disso, Paulo clamou em alta voz: "Não te faças mal, pois todos estamos aqui". Ele garantiu ao que ninguém havia escapado.

Teria sido fácil para Paulo e Silas escaparem da ideia de que Deus havia providenciado outra fuga milagrosa da prisão. Mas, para eles, a vida dos outros era mais importante do que sua própria liberdade e conforto.

Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Ele ficou tão impressionado com Paulo e Silas — pelo amor que lhe demonstravam e pela capacidade de se alegrarem mesmo na miséria — que imediatamente desejou o tipo de alegria que Paulo e Silas tinham.

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo : A resposta de Paulo é uma declaração clássica da essência do evangelho. Esta é a salvação somente pela graça, recebida somente pela fé.

Mas Paulo sabia a resposta certa — fé em Jesus Cristo. No Livro de Atos, a ênfase está na fé somente em Jesus Cristo ( Atos 2:38–39 ; Atos 4:12 ; Atos 8:12 , 37 ; Atos 10:10–43 ; Atos 13:38–39 ).

A Ele seja a glória, agora e até o dia da eternidade. Amém." ( 2Pe 3:18 ) Portanto, não desanime. Não "jogue a toalha", como dizem. Continue perseverando, prossiga (continuamente =  tempo presente ) "para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." ( Filipenses 3:14  )

5. O Milagre e a Justiça Divina vs Justiça do Homem

  • ³⁵ E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens. Atos 16:35

Policiais, quadrilheiros( rhabdoúchos  de rhábdos =  uma vara + échō = ter) é literalmente um "portador de vara", e, portanto, um oficial que atendia os magistrados das cidades e colônias romanas e executava seus decretos

Paulo e Silas deixaram a prisão (sob a custódia protetora ) para ministrar à casa deste. No entanto, retornaram à prisão voluntariamente para poupar o guarda da morte certa.

Se Paulo e Silas foram soltos no dia seguinte ao espancamento, prisão e encarceramento, por que Deus enviou o terremoto? A salvação de um certo guarda da prisão e sua família.

Eles nos espancaram em público, sem julgamento, homens que são romanos.  Paulo nasceu cidadão romano ( Atos 22:28 ), 

Como Paulo e Silas eram cidadãos romanos, eles reconheceram os direitos civis, que foram violados pelos magistrados filipenses. Ao saberem disso, os magistrados ficaram cheios de medo, pois era uma grave ofensa tratar os cidadãos romanos como Paulo e Silas haviam sido tratados.

E eles vieram e apelaram a eles  : Por quê? Porque a lei romana dizia que punir um cidadão romano sem um julgamento justo equivalia à morte.

  • ⁴⁰ E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram. Atos 16:40

Eles saíram da prisão e entraram na casa de Lídia  . Foram à igreja na casa de Lídia. Paulo e Silas tinham acabado de ser espancados e colocados no tronco, e, no entanto, eram eles que estavam dando o encorajamento.

Paulo e Silas na Prisão: Milagre e Salvação Atos 16:25

Veja também

Conclusão

Paulo e Silas na prisão na Bíblia nos ensina uma grande lição. Essa história e passagem bíblica é reveladora. 

Apesar das circunstâncias Paulo e Silas cantavam e oravam na prisão quando um interferência divina produziu um milagre naquele lugar.

Em Filipos, Paulo e Silas deixaram para trás dois convertidos notáveis: Lídia e o guarda da prisão. Cada um deles teve suas vidas tocadas por Jesus de maneiras muito diferentes.


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)