Publicidade

A História de Estevão na Bíblia: O Mártir Apedrejado Atos 6-7

 Estevão na Bíblia: A História do Mártir Apedrejado Atos 6-7

O que Significa o Nome Estevão?

Estevão ( stephanos de stepho  = envolver, entrelaçar ou enroscar) significa coroa. Era "a coroa do vencedor", um símbolo de triunfo nos jogos atléticos gregos. 

Quão apropriado é que seja o nome deste santo piedoso que pagou o preço mais alto quando foi apedrejado por falar a verdade do Evangelho! A palavra relacionada é  stephanos era uma coroa feita de folhagem ou projetada para se assemelhar a folhagem e usada por alguém de alto status ou tido em alta conta. 

Publicidade

Estevão era Cheio do Espírito Santo

  • ⁵ E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5

E escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo  . 

A ordem dos sete é significativa porque os dois primeiros homens desempenharam papéis importantes na propagação do Evangelho  em Atos 7 (Estêvão) e Atos 8 (Filipe). É notável que Estêvão seja caracterizado como um homem cheio de fé e do Espírito Santo , pois um dos critérios para todos os sete homens era que fossem cheios do Espírito ( Atos 6:3 ). 

Cheio (abundante)  ( pleres  de  pleos  = cheio,  pletho  = encher) significa cheio em oposição a vazio (como de um vaso oco -  Mt 14:20 ,  15:37 ,  Mc 6:43 ). De uma superfície, cobrindo cada parte (lepra em  Lc 5:12 ). 

Figurativamente, de alguém cheio de, cheio de, abundante em, completamente dotado de ( Lc 4:1  cheio do Espírito Santo,  At 9:36  abundante em obras, Estêvão cheio de graça e poder  At 6:8 )  Pleres  é repetidamente associado ao Espírito Santo -  Lc 4:1 ,  At 6:3 ,  5 ,  7:55 ,  11:24 . Claramente, o estado de estar cheio do Espírito foi de grande importância na vida de Jesus e na vida dos discípulos no Livro de Atos. 

Estevão Fazia Prodígios e Grandes Sinais

  • Atos 6:8  E Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.  
Estêvão é repetidamente descrito como um homem "cheio" -  cheio do Espírito em Atos 6:3 e cheio de fé e do Espírito Santo em Atos 6:5 .

A expressão " cheio de graça " é encontrada em apenas uma outra passagem do Novo Testamento ( João 1: 14+ ), e ali descreve Jesus. O Espírito Santo pôde usar Estêvão porque ele refletia o caráter de Jesus.

Poder  (Milagres) ( dunamis  de  dunamai  = ser capaz, ter poder) poder, especialmente alcançar poder.

Maravilhas ( teras ) são semelhantes a sinais, mas apelam mais aos sentidos, sendo reconhecidas como um fenômeno que precisa ser explicado. 

Os Críticos  de Estevão

  • E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. Atos 6:9
Cireneus - Judeus de Cirene  (NT - Mt 27:32 , Mc 15:21 , Lc 23:26 , At 2:10 , 11:20 , 13:1 ).

Alexandrinos - Judeus de Alexandria 

Cilícia  - Judeus da Cilícia  Este local é intrigante, pois foi o local de nascimento de Saulo de Tarso, como aprendemos em seu testemunho diante de uma multidão de judeus raivosos...Atos 22:3-5

Ásia - Judeus da Ásia 

Argumentado ( suzeteo  de  sun  = junto +  zeteo  = buscar, inquirir) significa continuar uma discussão, inquirir juntos e evoluiu para um significado negativo - disputar, debater ou argumentar ( Mc 1:27 , etc.). De fariseus discutindo com Jesus ( Mc 8:11 ), de escribas discutindo com os discípulos de Jesus ( Mc 9:14 ), de judeus discutindo com Estêvão ( Atos 6:9 ), de Paulo (Saulo na época) discutindo com os judeus helenísticos ( Atos 9:29 ). 

  • Atos 6:10  Mas eles não conseguiam compreender a sabedoria e o Espírito com que ele falava.

Estêvão tem sido repetidamente descrito como alguém capacitado pelo Espírito. Ele precisava da ousadia que o Espírito lhe dava. Vimos repetidamente que estar cheio do Espírito permite a fala ousada ( Atos 4: 31+ , cf. Atos 4:8 ).

  • ¹¹ Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. Atos 6:11
Então, se os antagonistas obtivessem sucesso em suas acusações, eles poderiam "legalmente" pedir o apedrejamento de Estêvão, que é a conclusão a que o Sinédrio chegou em Mc 14:64.

 Os oponentes de Estêvão não podiam fazer nada contra os seguidores de Jesus até que tivessem a opinião popular do seu lado. Anteriormente, a perseguição contra os apóstolos havia sido limitada porque a opinião popular estava com eles ( Atos 2:47 , 5:26 ). A opinião popular pode ser facilmente moldada. As mesmas multidões que louvaram Jesus ( Lucas 19:35–40 ) logo pediram Sua crucificação ( Lucas 23:18–23 ). As multidões que amavam os apóstolos ( Atos 2:47 , 5:26 ) clamam contra Estêvão.

Julgamento de Estevão


Multidão agarrando Estêvão para arrastá-lo para longe ( Atos 6.12 )

  • ¹² E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. Atos 6:12
Conselho  (suprema corte)  ( sunedrion  de  sun/syn  = juntos +  hedra  = um assento ou  hedraios  = sedentário, como alguém sentado em uma cadeira) significa aqueles sentados juntos.

Eles apresentaram falsas testemunhas que disseram: "Este homem fala incessantemente contra este lugar santo e a Lei; Atos 6:13  

Quem disse que este homem fala incessantemente contra este lugar santo e a Lei  ? " Este homem " é a maneira deles de expressar seu extremo desprezo por Estêvão. Eles estão elaborando a acusação em Atos 6:11 . Observe que " contra o lugar santo e a Lei" é sinônimo de "contra o Templo" e "contra a Lei de Moisés".

  • ¹⁴ Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Atos 6:14
 Em que sentido ele falou contra o Templo e a Lei? Que palavras blasfemas Estêvão proferiu? Eles explicam suas falsas acusações em Atos 6:13 . Uma mentira geralmente gera outra.

Em outras palavras, Estêvão foi acusado, finalmente, de ser um cristão, de ser um seguidor do Senhor Jesus Cristo e de tudo o que estava envolvido e implícito nisso. 

Esta falsa acusação aparentemente faz alusão às palavras de Jesus ditas quase 3 anos antes de Sua crucificação. Jesus respondeu-lhes: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram então: “Levaram-se quarenta e seis anos para construir este templo, e tu o levantarás em três dias?” Mas ele estava falando do templo do seu corpo. ( João 2:19-21 )

Qualquer que seja a forma de palavras que Estêvão usou que deu origem à acusação de que ele disse que Jesus, o Nazareno, destruiria o Templo ( Mt 26:61 ), parece claro que ele não apenas repetiu as palavras que o próprio Jesus havia dito, mas também compreendeu e expôs seu significado interno.

  • ¹⁵ Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:15
E fixando o olhar nele , fitaram Estêvão com os olhos fixos. Imaginem o ódio que enchia os olhos deles! Mas Estêvão é um homem cheio do Espírito (cheio de coragem e ousadia) que teme a Deus e não aos homens! 

Anjo ( aggelos/angelos ) significa literalmente um mensageiro (aquele que traz uma mensagem -  Lc 1:11 ,  2:9 , etc., ou realiza uma tarefa). 

O rosto de Estêvão brilhou com a glória de Deus

Acusação contra Estevão

  • Atos 7:54  Quando ouviram isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele.
 As palavras de Estêvão foram como uma serra que dividiu os corações de seus ouvintes, "cortando-os em pedaços", uma figura de linguagem que descreve o fato de que eles estavam ficando furiosos com ele.

Enfurecido, cortado ou dilacerado emocionalmente. Anteriormente, Lucas havia usado o mesmo verbo para descrever a reação do Sinédrio à acusação concisa de Pedro e dos apóstolos.

Em vez de se renderem à verdade, as autoridades endureceram seus corações. Assim como fizeram com Jesus (cf.  Jo 5:16 ;  7:32 ;  8:59 ;  10:31 ;  11:57 ), apesar das abundantes evidências, rejeitaram os ensinamentos (de Estêvão) e se opuseram violentamente" a ele.

O mesmo verbo brucho (range) é usado na Septuaginta do salmo de Davi (que seria um "slogan" preciso para o término de Atos 7 )...“O ímpio conspira contra o justo e range os dentes contra ele. ( Sl 37:12 )

A Visão de Estevão

  • ⁵⁵ Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; ⁵⁶ E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55,56
Cheio do Espírito Santo , Estêvão era um homem cheio e, portanto, controlado pelo Espírito. Cheio do Espírito, Estêvão foi capaz de se manter firme contra os membros do Sinédrio, que estavam cheios de ira, ódio e sarcasmo

 Aqui Estêvão está olhando fixamente para a glória de Deus! 

E viu a glória de Deus - Estêvão começa com uma descrição do Deus da glória  ( Atos 7:2 ) e agora vê a glória de Deus. E não apenas isso, mas a glória de Deus se refletiu no rosto de Estêvão durante todo o seu discurso

E Jesus, em pé, à direita de Deus  . Embora não possamos afirmar com absoluta certeza, é bastante razoável concluir que Jesus está de pé para receber Estêvão, para recebê-lo em casa, para honrá-lo por um trabalho bem-feito. 

O uso que Estêvão fez da expressão claramente messiânica "  Filho do Homem" deve ter sido como uma faca revirando o estômago do Sinédrio e, especialmente, do sumo sacerdote Caifás. Por quê? Lembre-se de que, no julgamento noturno e ilegal de Jesus perante Caifás, houve uma discussão da qual ele certamente se lembraria, pois ocorrera apenas alguns meses antes. 

Mas Jesus guardou silêncio. E o sumo sacerdote (CAIFÁS) disse-lhe: Eu  te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu mesmo o disseste; contudo, eu vos digo que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu. ( Mt 26:63-64 )

A Morte de Estevão

  • ⁵⁷ Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. ⁵⁸ E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. ⁵⁹ E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. ⁶⁰ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:57-60

Nenhuma votação foi realizada pelo Sinédrio. Nenhum escrúpulo foi levantado sobre não ter o direito de condená-lo à morte ( João 8:31 ). 

Apressado ( hormao  de horme = impulso violento de ornumi = excitar, despertar) significa partir, precipitar-se, violentamente, impetuosamente. Descreve um "movimento rápido e violento para a frente, descontrolado pela razão".  É tão apropriado que, enquanto aqui hormao descreve uma manada do Sinédrio, controlada por sua fúria, avançando sobre Estêvão, em Mt 8:32 ( Mc 5:13 , Lc 8: 33+),  hormao descreve uma manada de porcos controlados por espíritos malignos, correndo para a morte! 

Eles estavam no Salão de Pedra Lavrada e não ousaram atirar pedras lá para que o salão não fosse "profanado" (que hipocrisia total !). Assim como o Senhor de Estêvão foi crucificado fora da cidade, Estêvão também foi esmagado por pedras fora da Cidade Santa de Jerusalém.

Apedrejamento ( litoboleo  de  lithos  = pedra + boleo = atirar) significa atirar pedras (  Mt 21:35 ; Mc 12:4; At 14:5 ) ou apedrejar até a morte ( Mt 23:37 ; Lc 13:34 ; Jo 8:5 ; At 7:58-59;  Hb 12:20 ). No Novo Testamento, litoboleo é usado em referência ao apedrejamento (matar) os profetas ( Mateus 23:37 ; Lucas 13:34 ) e Estêvão ( Atos 7:58 , 59 ). Em Icônio, tanto os judeus quanto os gentios procuraram matar Paulo e Barnabé por apedrejamento ( Atos 14:5 ). Na Septuaginta, é o termo usual para execução por apedrejamento ( Deuteronômio 13:10 ). O apedrejamento era a punição judaica para a blasfêmia ( Levítico 24:14-16 ).

Saulo confessou: "Persegui este Caminho até a morte, prendendo e metendo homens e mulheres em prisões... 'E quando o sangue de Estêvão , tua testemunha , estava sendo derramado, eu também estava presente, aprovando-o e guardando as túnicas dos que o estavam matando.' ( Atos 22:4 , 20 ) 

Estevão na Bíblia: A História do Mártir Apedrejado Atos 6-7

  1. Apolo Atos 18_24-28
  2. Jeroboão 1 Reis 12:1-31
  3. Elias, o Tisbita 1 Reis 17

  • ⁵⁹ E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. ⁶⁰ E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.  Atos 7:57-60

Estêvão está pedindo a Jesus que estenda o "tapete de boas-vindas

Jesus estava à direita de Deus e Estêvão se ajoelhou diante dele em adoração e o invocou em oração.

Ele clamou em alta voz  - Este pequeno detalhe é impressionante. Ele está sendo apedrejado e, ainda assim, o Espírito de Deus o capacita a clamar em alta voz

Senhor, não lhes imputes este pecado!  - Literalmente "Não lhes imputes este pecado." ou "não lhes imputes este pecado."

Dito isso, ele adormeceu  . Quando um crente morre, a Bíblia diz que ele adormece. Dorme num momento, mas no momento seguinte está na presença do Senhor Jesus Cristo!

Marcando sua morte calma e pacífica.  Quando Cristo, por outro lado, disse: "Nosso amigo Lázaro dorme" ( Jo 11:11 , 12 ), ele usou a palavra não como uma figura, mas como a expressão de um fato. 


👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)