Publicidade

Quem Foi Apolo na Bíblia? Atos 18:24-28

Quem Foi Apolo na Bíblia? Atos 18:24-28

TEXTO: Atos 18:24-28

INTRODUÇÃO

 Neste estudo veremos o exemplo de Apolo, um cristão cujas qualidades a Bíblia destaca e que todos nós devemos imitar.

  • ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24
Agora, um judeu chamado Apolo, um alexandrino de nascimento  - o nome de Apolo significa " destruidor ", um nome que se provaria apropriado à medida que ele se tornasse um homem poderoso nas Escrituras ( Atos 18:24 ). 

E então, quando ele foi ensinado o caminho de Deus com mais precisão por Priscila e Áquila ( Atos 18:26 ), ele começou a atingir seu pleno potencial como destruidor dos argumentos judaicos contra Jesus. E assim, cheio da Palavra Sagrada e do Espírito Santo, ele  poderosamente refutou os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo (o Messias). ( Atos 18:28 ).

Alexandrino de nascimento  - Assim como Paulo (Saulo de Tarso), Apolo é outro judeu que não foi criado em Israel propriamente dito. Na verdade, ele foi criado em uma cidade com grande população judaica e, portanto, foi totalmente exposto ao judaísmo.

Alexandria era o principal porto do Egito, localizado na extremidade ocidental do delta do Nilo, e possuía um substancial bairro judeu, a área real, a Neápolis e uma necrópole no extremo oeste. Alexandria era conhecida por suas atividades culturais e acadêmicas, abrigando a melhor biblioteca do mundo antigo, com mais de 500.000 volumes. 

Publicidade

I. APOLO ERA UM HOMEM ELOQUENTE (At 18:24)

  • ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24

Eloquente ( logios de logos ) é encontrado apenas aqui na Bíblia e descreve alguém com discurso atraente e convincente. Logios era usado entre os gregos para alguém que era erudito, mais do que para alguém que era hábil com as palavras

A Bíblia ressalta esta palavra em Apolo de forma única: ele é o único pregador a quem esse termo é aplicado.

Eloquência significa capacidade de se expressar bem, de ilustrar verdades e transmitir com clareza. Apolo sabia usar corretamente a Palavra para comunicar a verdade de Deus.

Não somos todos chamados a ser eloquentes, mas devemos nos esforçar para comunicar a Palavra de forma clara e compreensível, para que as pessoas entendam o evangelho.


II. APOLO ERA PODEROSO NAS ESCRITURAS (At 18:24)

  • ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24
E ele era poderoso nas Escrituras  - Muito mais importante do que a descrição de eloquente é que ele era poderoso nas Escrituras 

Ele conhecia profundamente as Escrituras, sabia manuseá-las e dava o sentido correto aos textos  (2Tm 2:15).

A palavra grega para poderoso é dunatos  , cuja raiz nos dá as palavras "dinâmico", "dínamo" e "dinamite", todas descrições adequadas da capacidade de Apolo de manejar as Escrituras como uma espada espiritual (cf. Ef 6: 17+ )!

Nós também precisamos usar corretamente a Palavra, sem acrescentar nem tirar nada (Ap 22:18-19; 1Pe 4:11; Pv 30:6). O perigo de adulterar a Palavra é grande e muitos o fazem para benefício próprio.

Para não cair nesse erro, é necessário estudar diligentemente as Escrituras, desejando como meninos recém-nascidos o puro leite espiritual (1Pe 2:2; 1Tm 4:13).

Irmãos, precisamos amar a Palavra e nos ocupar dela para sermos obreiros aprovados diante de Deus.


III. APOLO ERA FERVOROSO DE ESPÍRITO (At 18:25)

  • ²⁵ Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25
No único outro uso deste mesmo verbo no NT, Paulo descreve os crentes como aqueles que devem ser " fervorosos (zeo no presente ) de espírito" ( Rm 12:11 ) . 

Apolo servia com entusiasmo e zelo pelas coisas de Deus.

Fervoroso ( zeo ) significa literalmente brotar, borbulhar, ferver; ferver, devido ao som da água fervente. Figurativamente, zeo se referia ao fervor espiritual, descrevendo alguém muito ávido, entusiasmado, com zelo ardente. Apenas 2 usos (Atos 18:25;Romanos 12:11= "fervoroso de espírito").

O cristão não pode ter um espírito apagado ou acomodado, mas deve ser constante, dedicado e cheio de fervor na obra do Senhor.


IV. APOLO ENSINAVA COM EXATIDÃO A PALAVRA (At 18:25)

  • ²⁵ Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25

Em 54 d.C., ele viajou para Éfeso, onde ensinou corajosamente na sinagoga. No entanto, naquela época, a compreensão de Apolo do evangelho era incompleta, uma vez que ele estava "familiarizado apenas com o batismo de João" ( Atos 18:25 ).

Conhecendo apenas o batismo de João  — o batismo de João era uma preparação para a vinda de Jesus. Em outras palavras, Apolo compreendia a revelação da Antiga Aliança de Deus até a época de João Batista, mas ignorava o batismo do Espírito (compare a promessa de Jesus em Atos 1:5 com  Atos 2:2-3 ), que marcou a vinda da Nova Aliança e o nascimento da Igreja, o corpo de Cristo.

Muitos cristãos não querem ensinar porque dizem conhecer pouco da Bíblia, mas até o pouco que sabemos pode ser útil para alguém que nada sabe do Senhor.

Devemos ensinar:

    1. Os estatutos de Deus (Êx 18:20).

    2. A nossos filhos (Dt 11:19).

    3. O bom caminho (1Rs 8:36).

    4. O temor do Senhor (2Rs 17:28).

    5. O caminho da verdade (Mt 22:16).

    6. Tudo o que Cristo ordenou (Mt 28:20).

Sigamos o exemplo de Apolo: ainda que soubéssemos pouco, sejamos fiéis em transmitir com exatidão e coragem a Palavra de Deus (At 18:26).


V. APOLO ERA HUMILDE (At 18:26)

  • ²⁶ Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. Atos 18:26
Áquila e Priscila, amigos de Paulo, passaram algum tempo com Apolo e preencheram as lacunas em sua compreensão de Jesus Cristo

Levaram-no à parte e explicaram-lhe o caminho de Deus com mais precisão — KJV = "explicado a ele". Levar Apolo, com tato, para um lugar reservado, longe dos outros judeus na sinagoga, teria permitido que Priscila e Áquila o ensinassem sem serem incomodados. 

É notável que Lucas use a mesma palavra " com precisão" ( akribos ) para descrever o ensino de Apolo a respeito das coisas concernentes a Jesus ( Atos 18:25 ), mas na presente passagem acrescenta a frase " com mais precisão ".   Em outras palavras, Apolo era preciso ao ensinar o que sabia, mas seu ensino carecia de verdades com as quais Priscila e Áquila estavam familiarizados, em grande parte devido ao tempo especial que passaram com o apóstolo Paulo.

Apolo, agora armado com a mensagem completa, imediatamente começou um ministério de pregação e foi usado por Deus como um apologista eficaz do evangelho ( Atos 18:28 ).

Apolo demonstrou humildade ao aceitar a correção de Priscila e Áquila. Só um coração humilde aceita ser corrigido.

Muitos hoje rejeitam correção, especialmente pregadores ou irmãos que já estão há muito tempo no evangelho e pensam saber tudo.

Jesus nos convida a aprender dEle, que é manso e humilde de coração (Mt 11:29). A Bíblia nos chama a andar com humildade (Ef 4:2; 1Pe 5:5).

Não sejamos como Diótrefes (3Jo 9-10), arrogante e incapaz de reconhecer seus erros. Essa atitude destrói a obra de Deus.

Aprendamos com Apolo: ele foi humilde e cresceu ainda mais por aceitar ser corrigido.

VI. Apolo em Corinto

  • ²⁷ Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Atos 18:27
  • ¹ E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Atos 19:1

E quando ele quis ir para a Acaia  - "Apolo estava pensando em ir para a Acaia" (NLT) Ele desejava ir de Éfeso para a Acaia . Atos 19:1 especifica que ele foi para Corinto ( korinthos ), que era a capital da Acaia  e ficava a cerca de 393 quilômetros a oeste de Éfeso, do outro lado do Mar Adriático.

Apolo viajou pela Acaia e finalmente encontrou seu caminho para Corinto ( Atos 19:1 ), onde ele "regou" onde Paulo havia "semeado" ( 1 Coríntios 3:6 ).

E, quando chegou,  ajudou grandemente aqueles que creram pela graça   — "ele se mostrou de grande benefício para aqueles que, pela graça de Deus, creram".  Esta é uma designação interessante para os discípulos como "aqueles que creram pela graça", lembrando claramente a todos nós que tudo o que acontece é pela graça, por meio da fé ( Ef 2:8-9 ). 

Como Apolo os ajudou? Sem dúvida, fortalecendo a fé deles com sua pregação poderosa, incluindo seu mandamento incomparável de como as Escrituras do Antigo Testamento apontavam para o Messias (cf. Rm 10:17 ). 


VII. APOLO DEFENDIA CORAJOSAMENTE A PALAVRA DE DEUS (At 18:28)

  • ²⁸ Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo. Atos 18:28

Apolo refutava os judeus com ousadia e mostrava pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

Apolo era tão eficaz em seu discurso que esmagava seus oponentes, refutando-os totalmente em todos os pontos. Seu desempenho devastador nos debates públicos causou profunda impressão na igreja de Corinto. Logo, eles o passaram a ter a mesma alta estima que tinham por Pedro e Paulo ( 1 Co 1:12 ; 3:4 , 6 ). Deve ter sido doloroso para ele (assim como para Paulo e Pedro) ter uma das facções da igreja de Corinto em desenvolvimento se identificando com ele. 

Estejamos sempre prontos para apresentar defesa diante de qualquer um (1Pe 3:15).

Sejamos valentes como Apolo, proclamando a verdade onde for necessário, diante de quem for necessário e no tempo que for necessário.

Quem Foi Apolo na Bíblia? Atos 18_24-28

Veja também

  1. Jeroboão 1 Reis 12:1-31
  2. Elias, o Tisbita 1 Reis 17
  3. O Jovem Rico Governante Mateus 19: 16–23

CONCLUSÃO

A. Apolo é um exemplo precioso a ser seguido: eloquente, poderoso nas Escrituras, fervoroso, fiel no ensino, humilde e corajoso na defesa da fé.

B. Que essas mesmas qualidades estejam presentes em nossa vida, para que sejamos instrumentos úteis nas mãos de Deus e para que Seu nome seja glorificado através de nós.



👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe



Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)