Quem Foi Apolo na Bíblia? Atos 18:24-28
TEXTO: Atos 18:24-28
INTRODUÇÃO
Neste estudo veremos o exemplo de Apolo, um cristão cujas qualidades a Bíblia destaca e que todos nós devemos imitar.
- ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24
I. APOLO ERA UM HOMEM ELOQUENTE (At 18:24)
- ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24
A Bíblia ressalta esta palavra em Apolo de forma única: ele é o único pregador a quem esse termo é aplicado.
Eloquência significa capacidade de se expressar bem, de ilustrar verdades e transmitir com clareza. Apolo sabia usar corretamente a Palavra para comunicar a verdade de Deus.
Não somos todos chamados a ser eloquentes, mas devemos nos esforçar para comunicar a Palavra de forma clara e compreensível, para que as pessoas entendam o evangelho.
II. APOLO ERA PODEROSO NAS ESCRITURAS (At 18:24)
- ²⁴ E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:24
Ele conhecia profundamente as Escrituras, sabia manuseá-las e dava o sentido correto aos textos (2Tm 2:15).
A palavra grega para poderoso é dunatos , cuja raiz nos dá as palavras "dinâmico", "dínamo" e "dinamite", todas descrições adequadas da capacidade de Apolo de manejar as Escrituras como uma espada espiritual (cf. Ef 6: 17+ )!
Nós também precisamos usar corretamente a Palavra, sem acrescentar nem tirar nada (Ap 22:18-19; 1Pe 4:11; Pv 30:6). O perigo de adulterar a Palavra é grande e muitos o fazem para benefício próprio.
Para não cair nesse erro, é necessário estudar diligentemente as Escrituras, desejando como meninos recém-nascidos o puro leite espiritual (1Pe 2:2; 1Tm 4:13).
Irmãos, precisamos amar a Palavra e nos ocupar dela para sermos obreiros aprovados diante de Deus.
III. APOLO ERA FERVOROSO DE ESPÍRITO (At 18:25)
- ²⁵ Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25
Apolo servia com entusiasmo e zelo pelas coisas de Deus.
Fervoroso ( zeo ) significa literalmente brotar, borbulhar, ferver; ferver, devido ao som da água fervente. Figurativamente, zeo se referia ao fervor espiritual, descrevendo alguém muito ávido, entusiasmado, com zelo ardente. Apenas 2 usos (Atos 18:25;Romanos 12:11= "fervoroso de espírito").
O cristão não pode ter um espírito apagado ou acomodado, mas deve ser constante, dedicado e cheio de fervor na obra do Senhor.
IV. APOLO ENSINAVA COM EXATIDÃO A PALAVRA (At 18:25)
- ²⁵ Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. Atos 18:25
Em 54 d.C., ele viajou para Éfeso, onde ensinou corajosamente na sinagoga. No entanto, naquela época, a compreensão de Apolo do evangelho era incompleta, uma vez que ele estava "familiarizado apenas com o batismo de João" ( Atos 18:25 ).
Conhecendo apenas o batismo de João — o batismo de João era uma preparação para a vinda de Jesus. Em outras palavras, Apolo compreendia a revelação da Antiga Aliança de Deus até a época de João Batista, mas ignorava o batismo do Espírito (compare a promessa de Jesus em Atos 1:5 com Atos 2:2-3 ), que marcou a vinda da Nova Aliança e o nascimento da Igreja, o corpo de Cristo.
Muitos cristãos não querem ensinar porque dizem conhecer pouco da Bíblia, mas até o pouco que sabemos pode ser útil para alguém que nada sabe do Senhor.
Devemos ensinar:
1. Os estatutos de Deus (Êx 18:20).
2. A nossos filhos (Dt 11:19).
3. O bom caminho (1Rs 8:36).
4. O temor do Senhor (2Rs 17:28).
5. O caminho da verdade (Mt 22:16).
6. Tudo o que Cristo ordenou (Mt 28:20).
Sigamos o exemplo de Apolo: ainda que soubéssemos pouco, sejamos fiéis em transmitir com exatidão e coragem a Palavra de Deus (At 18:26).
V. APOLO ERA HUMILDE (At 18:26)
- ²⁶ Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. Atos 18:26
Apolo demonstrou humildade ao aceitar a correção de Priscila e Áquila. Só um coração humilde aceita ser corrigido.
Muitos hoje rejeitam correção, especialmente pregadores ou irmãos que já estão há muito tempo no evangelho e pensam saber tudo.
Jesus nos convida a aprender dEle, que é manso e humilde de coração (Mt 11:29). A Bíblia nos chama a andar com humildade (Ef 4:2; 1Pe 5:5).
Não sejamos como Diótrefes (3Jo 9-10), arrogante e incapaz de reconhecer seus erros. Essa atitude destrói a obra de Deus.
Aprendamos com Apolo: ele foi humilde e cresceu ainda mais por aceitar ser corrigido.
VI. Apolo em Corinto
- ²⁷ Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Atos 18:27
- ¹ E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Atos 19:1
E quando ele quis ir para a Acaia - "Apolo estava pensando em ir para a Acaia" (NLT) Ele desejava ir de Éfeso para a Acaia . Atos 19:1 especifica que ele foi para Corinto ( korinthos ), que era a capital da Acaia e ficava a cerca de 393 quilômetros a oeste de Éfeso, do outro lado do Mar Adriático.
Apolo viajou pela Acaia e finalmente encontrou seu caminho para Corinto ( Atos 19:1 ), onde ele "regou" onde Paulo havia "semeado" ( 1 Coríntios 3:6 ).
E, quando chegou, ajudou grandemente aqueles que creram pela graça — "ele se mostrou de grande benefício para aqueles que, pela graça de Deus, creram". Esta é uma designação interessante para os discípulos como "aqueles que creram pela graça", lembrando claramente a todos nós que tudo o que acontece é pela graça, por meio da fé ( Ef 2:8-9 ).
Como Apolo os ajudou? Sem dúvida, fortalecendo a fé deles com sua pregação poderosa, incluindo seu mandamento incomparável de como as Escrituras do Antigo Testamento apontavam para o Messias (cf. Rm 10:17 ).
VII. APOLO DEFENDIA CORAJOSAMENTE A PALAVRA DE DEUS (At 18:28)
- ²⁸ Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo. Atos 18:28
Apolo refutava os judeus com ousadia e mostrava pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.
Apolo era tão eficaz em seu discurso que esmagava seus oponentes, refutando-os totalmente em todos os pontos. Seu desempenho devastador nos debates públicos causou profunda impressão na igreja de Corinto. Logo, eles o passaram a ter a mesma alta estima que tinham por Pedro e Paulo ( 1 Co 1:12 ; 3:4 , 6 ). Deve ter sido doloroso para ele (assim como para Paulo e Pedro) ter uma das facções da igreja de Corinto em desenvolvimento se identificando com ele.
Estejamos sempre prontos para apresentar defesa diante de qualquer um (1Pe 3:15).
Sejamos valentes como Apolo, proclamando a verdade onde for necessário, diante de quem for necessário e no tempo que for necessário.
Veja também
- Jeroboão 1 Reis 12:1-31
- Elias, o Tisbita 1 Reis 17
- O Jovem Rico Governante Mateus 19: 16–23
CONCLUSÃO
A. Apolo é um exemplo precioso a ser seguido: eloquente, poderoso nas Escrituras, fervoroso, fiel no ensino, humilde e corajoso na defesa da fé.
B. Que essas mesmas qualidades estejam presentes em nossa vida, para que sejamos instrumentos úteis nas mãos de Deus e para que Seu nome seja glorificado através de nós.
- Pregação Transformadora: 100 Mensagens Hernandes Dias Lopes
- A jornada da pregação: Do texto ao púlpito
- Como Preparar Mensagens Bíblicas
Compartilhe nas Redes Sociais!


